ATACAMA – ROTEIRO 3º DIA – PIEDRAS ROJAS + SALAR + LAGUNAS

piedras rojas atacama

 

DIA 3 – 28/03 – TERÇA- FEIRA

ORDEM EM QUE O ROTEIRO FOI REALIZADO:

-PIEDRAS ROJAS E SALAR DE TALAR
-LAGUNAS ALTIPLÂNICAS – MISCANTI E MEÑIQUES
-SOCAIRE
-SALAR DE ATACAMA – RESERVA NACIONAL LOS FLAMENCOS (FLAMINGOS)
-PUEBLO TOCONAO

 

Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.

 

TRANSPORTES UTILIZADOS

Todo este passeio foi feito de carro com a agência de turismo.

 

Duração do passeio:

Dia todo. Saímos de San Pedro de Atacama às 6:30h e retornamos à cidade por volta das 18h.

 

Valor do passeio (2018)

50.000,00 pesos chilenos por pessoa
Inclui café da manhã, guia, transporte.
Não inclui valor de entrada.

 

Valor de Entrada (2018)

Todos os pontos que visitamos neste roteiro, exceto os povoados de Toconao e Socaire, fazem parte da Reserva Nacional dos Flamencos (Flamingos), por isso para poder entrar na área que faz parte da reserva é necessário pagar um valor de ingresso que custa:
5.500,00 pesos chilenos por pessoa.

Se quiser saber que roupa usar nos passeios pelo Atacama, como escolher uma agência de turismo e muito mais, indico ler este post: INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE O ATACAMA – LEIA ANTES DE IR!

 

Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!

 

 

ROTEIRO

Logo pela manhã, por volta das 6:30h a van da agência passou no hotel para nos buscar e depois seguiu pegando as outras pessoas que também fariam o passeio com a gente.

Nosso passeio foi quase exclusivo, pois ao todo éramos em 5 pessoas (eu, meu marido, uma brasileira e duas francesas), eu confesso que achei isso ótimo, pois dispersa menos, os deslocamentos para os outros locais da visita acontecem no horário, fica mais fácil tirar dúvidas com guia e conhecer mais as pessoas que estão fazendo o passeio junto com a gente!

O guia do passeio foi muito inteligente, pois ele inverteu a ordem em que faríamos a visita, fazendo com que não encontrássemos em nenhum dos pontos por onde passamos, outros grupos! Isso tornou o passeio ainda mais legal, pois era como se tivéssemos aquelas paisagens e lugares só pra gente, nada de barulho e gente disputando lugar pra tirar uma foto!rs

Antes de chegar em Piedras Rojas e Salar de Talar, passamos no povoado de Socaire, para ir ao banheiro.

 

 

PIEDRAS ROJAS E SALAR DE TALAR

Depois de duas horas de estrada, chegamos na nossa primeira parada que foi o Salar de Talar e Piedras Rojas.

Esse é aquele tipo de lugar que a gente já acha bonito só pelas fotos, ai quando chega lá e vê pessoalmente percebe o quão surreal é a beleza que há lá! É indescritível! A água é como um espelho que reflete toda a natureza ao redor, as pedras com formato e cor diferente, a imensidão… parece uma pintura de tão lindo!

obs: as fotos não estão com nenhum filtro ou tratamento.

deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama piedras rojas atacama piedras rojas atacama piedras rojas atacama piedras rojas atacamapiedras rojas atacama piedras rojas atacama piedras rojas atacama

 

Assim que descemos da van, enquanto o guia e o motorista montavam a mesa do café da manhã, a gente ficou andando por lá. O mais legal é que só estávamos nós ali, então pudemos ficar tranquilos, aproveitando ao máximo tudo o que o lugar tinha a oferecer.

 

piedras rojas atacamapiedras rojas atacama

 

O café da manhã servido era simples, mas muito gostoso! Tinha: pão, queijo, peito de peru, geleia de morango caseira (que tava sensacional!), bolachas doces e salgadas, chá, leite, café e barrinhas do chocolate mais famoso do Chile, o Sahne Nuss.

 

piedras rojas atacama

 

Depois do café o guia começou a andar com a gente por ali e explicar mais sobre a formação do lugar, algumas curiosidades e também fez um book de todo mundo nos melhores lugares e ângulos para tirar foto!rs Ao todo, ficamos lá uns 45 minutos.

Este passeio foi como um carinho na alma, um presente! Eu me lembro muito bem das sensações que tive enquanto estávamos ali, das cores da natureza, do ventinho que batia junto com o sol que nos aquecia, dos sabores, cheiros, do silêncio..foi um tempo muito especial!

Pra mim esse foi o lugar com a paisagem mais linda que eu vi no Atacama, por isso eu considero esse passeio IMPERDÍVEL!

Altitude: 4300 m

 

piedras rojas atacamapiedras rojas atacama

 

 

Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!

 

 

LAGUNAS ALTIPLÂNICAS (MISCANTI E MIÑIQUES)

Nossa segunda parada foi nas Lagunas Altiplânicas que é formada pela Laguna Miscanti e a Laguna Miñiques.

Das duas lagoas, a que se sobressai e é possível ser vista de vários pontos, é a maior delas, a Miscante.

deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama

 

Formação das Lagoas

Há muitos milhões de anos, a paisagem que existia neste local era bem diferente do que vemos hoje. A água da cordilheira escorria em frente aos vulcões miscanti e miñiques, descendo até o salar do atacama. Pouco menos de 1 milhão de anos, o vulcão Miñiques entrou em erupção interrompendo a descida da água, assim se formaram as duas lagoas.

Ali é possível avistar alguns animais característicos da região, como: Vicuña, Gaivota Andina, Guanaco, entre outros.

Ao todo ficamos uns 40 minutos ali e depois seguimos para o povoado de Socaire.

Altitude: 4300.

 

 

SOCAIRE

Uma pequena aldeia de onde se pode ter uma das vistas mais bonitas do Salar de Atacama.

Este povoado tem o artesanato como principal fonte de renda, por isso leve um dinheirinho para comprar algumas lembrancinhas e contribuir com a renda dos locais.

Paramos para almoçar em Socaire, num restaurante com comida simples, mas com certeza uma das melhores que eu comi em toda a viagem!

deserto do atacama deserto do atacama

 

De entrada serviram uma cesta com pães e um molho de tomate (caseiro) que tava incrivelmente delicioso, tive que me conter pra parar de comer, porque tava muuuuito bom!

 

deserto do atacama

 

Depois eles serviram uma sopa de legumes que também tava deliciosa. Estava muito bem feita e tinha muito sabor.

 

deserto do atacama

 

O prato principal foi arroz, carne de panela (bem macia), salada de alface com tomate e quinoa cozida. Também tinha suco de abacaxi natural e de sobremesa gelatina.

 

deserto do atacama

 

Não tinha repetição e os pratos já vinham com a porção servida. Mesmo o passeio incluindo o café da manhã e almoço, sugiro que você leve um lanche e algumas coisas pra beliscar (salgadinho, bolacha…), pra caso bata fome entre essas refeições.

Após o almoço conhecemos a igreja e a praça principal do povoado.

Havia banheiro no restaurante.

Ficamos por lá em torno de 1h.

Altitude: 3260 m

 

deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama

 

 

Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!

 

 

SALAR DE ATACAMA- RESERVA NACIONAL LOS FLAMENCOS (FLAMINGOS)

Localizado dentro da reserva Nacional los Flamencos, o Salar de Atacama é considerado a maior reserva de lítio e sal do Chile. Ali vivem várias espécies de flamingos.

Ficamos uns 35 minutos por lá, depois voltamos para van e seguimos rumo a Toconao.

Altitude: 2300 m

deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama

 

 

PUEBLO TOCONAO

Toconao é uma vila colonial construída inteiramente com pedras de origem vulcânica chamada liparitas.

O principal símbolo da cidade é a igreja que foi construída em 1750.

deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama

O artesanato juntamente com a agricultura são as principais fontes de renda dos habitantes.

Altitude: 2485 m

 

De Toconao voltamos para San Pedro de Atacama. Chegamos por volta das 18h na cidade e o motorista foi deixando cada um de nós no hotel.

Aproveitamos pra tomar banho e descansar um pouco. Mais tarde fomos caminhando do nosso hostel para a rua principal da cidade para jantar.

Falo sobre os restaurantes que conheci em San Pedro de Atacama e indico alguns outros, neste post: DICAS DE RESTAURANTES NO ATACAMA.

 

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o Lá Vai Ela pelo Mundo? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados aqui no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o blog sem pagar NADA a mais por isso!


Hospedagem: Booking


Seguro Viagem: Real Seguro Viagem


Aluguel de Carro: RentCars (desconto de 5% no boleto bancário!)


Ingressos: Get Your Guide


Passeios em Ushuaia, El Calafate, Buenos Aires e Colonia del Sacramento: Brasileiros em Ushuaia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *