DESERTO DO ATACAMA INFORMAÇÕES – LEIA ANTES DE IR!

san pedro de atacama

 

 

SOBRE O DESERTO DO ATACAMA

Localizado no Chile, o Deserto do Atacama possui cerca de 1000km de extensão e é considerado o deserto mais alto do mundo. Devido as diferentes paisagens e locais históricos, este é um destino que tem atraído cada vez mais turistas do mundo todo!

deserto do atacama laguna cejar laguna cejar piedras rojas atacama deserto do atacama deserto do atacama vale da lua e da morte atacama deserto do atacama deserto do atacama deserto do atacama geyser del tatiopiedras rojas atacama

 

 

SAN PEDRO DE ATACAMA

Por causa das condições climáticas que vão de graus negativos até altas temperaturas (em torno de 40º C), existem poucas cidades por ali, entre elas está San Pedro de Atacama, a maior cidade e a que possui a melhor estrutura para receber os turistas que visitam o deserto do atacama, pois conta com várias alternativas de serviços turísticos, como: agências de viagem, restaurantes, hospedagens, guias, campings…

Considerada a capital arqueológica do Chile, San Pedro de Atacama foi o mais importante centro da cultura “atacamenha” pré-inca, por isso ainda hoje é possível ver vestígios arqueológicos importantes, como por exemplo: a fortaleza defensiva de Pukara de Quitor. Hoje, a cidade possui em torno de 3000 habitantes e está há 2436 metros de altura.

 

san pedro de atacama

 

Juro que quando cheguei em San Pedro de Atacama me senti como se eu estivesse no primeiro filme dos Jogos Vorazes, sai de uma realidade e cheguei em outra totalmente diferente de tudo o que eu já tinha visto na vida! A cidade é toda de terra, todas as construções em tons terrosos e com características únicas, por isso achei tudo muito diferente e interessante! Eu amei!!!

 

atacamasan pedro de atacamasan pedro de atacama san pedro de atacama deserto do atacama

 

 

Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!

 

 

  • INFORMAÇÕES PRINCIPAIS

 

O QUE PRECISA PARA VIAJAR?

-RG – com foto atualizada e em bom estado.

OU

-Passaporte dentro da validade.

-Seguro Viagem – não é obrigatório, mas é sempre bom viajar com um seguro viagem né! Clique aqui para saber mais.

 

-IDIOMA

Espanhol

 

-MOEDA

Pesos Chilenos

 

-ÁGUA

Não é aconselhável beber a água da torneira de San Pedro de Atacama, pois ela possui diferentes concentrações de minerais que podem causar problemas estomacais.

Dessa maneira, compre garrafinhas de água mineral e beba muita água para se hidratar e evitar possíveis desconfortos causados pela altitude.

 

Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!

 

-COMÉRCIO

O comércio em geral funciona das 9h às 21h.

 

-VOLTAGEM E TOMADAS

Voltagem 220 volts e 50 hertz. Tomada tipo C / I.

tomada san pedro de atacama

 

-FORMAS DE PAGAMENTO

A maior parte dos restaurantes e comércios da cidade só aceitam pagamento em dinheiro, por isso vá preparado!

 

-CAIXA ELETRÔNICO

Há apenas 4 caixas eletrônicos em San Pedro de Atacama e a maioria dos estabelecimentos só aceitam dinheiro, por isso, recomendo levar dinheiro suficiente para as despesas durante a viagem.

Caixas Eletrônicos:
•Farmacia Salcobrand (BCI): Caracoles 241, esquina Tocopilla.
•Farmacia Cruz Verde (BCI): Caracoles 359, esquina Toconao.
•Banco BCI: Vilama 425-D, esquina Caracoles
•Banco Estado: Gustavo Le Paige s/n, frente al ex Museo Arqueológico

 

-CÂMBIO

As casas de câmbio ficam concentradas na parte central da cidade, mais especificamente na Rua Toconao com a Caracoles. Como você pode ver nas fotos abaixo, elas ficam uma ao lado da outra, o que é ótimo pra você ir comparando os valores e decidir qual é a melhor.

casas de cambio em san pedro de atacama casas de cambio em san pedro de atacama casas de cambio em san pedro de atacama

 

Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e acompanhe em tempo real todas as dicas dos lugares onde estou!

 

 

-CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Fica localizado na praça principal, em frente a igreja de San Pedro de Atacama.

Endereço: Calle Toconao, 405 – San Pedro de Atacama
e-mail: sanpedrodeatacama@sernatur.cl
telefone: (56 55) 2851420

Dias e Horários de Funcionamento: Lunes a Domingo 9:00- 21:00 horas

 

 

-POSTO DE GASOLINA

Caso decida conhecer os pontos turísticos de carro, saiba que há apenas um posto de gasolina em San Pedro de Atacama. Ele fica na Calle Toconao.

A empresa de aluguel de carro que eu uso e recomendo é a Rent Cars, parceira do blog que possui mais de 100 locadoras em mais de 140 países!

Você pode alugar o carro a qualquer hora pelo site da Rent Cars, fazer o pagamento em reais e sem IOF. Além disso, dá pra dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saiba mais e alugue aqui: http://www.rentcars.com

 

 

 

  • PRINCIPAIS DÚVIDAS E DICAS

 

Quanto tempo precisa para conhecer o Deserto do Atacama?

Eu indico no mínimo 4 dias inteiros, menos que isso, eu de verdade acredito que não compensa.

 

Crianças podem ir ao deserto do Atacama e realizar os passeios?

O deserto do Atacama não é um destino para crianças, em primeiro lugar, pela questão das diferentes altitudes que enfrentamos nos passeios e em segundo lugar, porque os restaurantes e locais turísticos não possuem estrutura para receber e atender as necessidades dos pequenos.

Dessa forma, eu não recomendaria levar crianças abaixo dos 10 anos.

 

 

Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS  e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).

 

 

Precisa tomar alguma vacina para ir para o Atacama?

Não.

 

 

DÚVIDAS SOBRE COMO CHEGAR NA CIDADE: AVIÃO, ÔNIBUS E CARRO E COMO IR DO AEROPORTO DE CALAMA PARA SAN PEDRO DE ATACAMA

Post sobre como chegar na cidade: COMO CHEGAR NO DESERTO DO ATACAMA – CHILE.

Post sobre como sair do aeroporto: COMO SAIR/VOLTAR DO AEROPORTO DE CALAMA – EL LOA.

 

 

DÚVIDAS SOBRE A CIDADE:

Onde se hospedar para conhecer o deserto do Atacama?

San Pedro de Atacama – cidade com ótima estrutura para receber os turistas, pois possui muitas opções de restaurantes, casas de câmbio, agências de turismo, hotéis e hostels.

Se quiser dicas de hospedagens é só ler este post: Onde se hospedar no Atacama + Dicas de hotéis.

 

Como se locomover pela cidade?

Visto que a cidade de San Pedro de Atacama é pequena, fazemos tudo a pé por lá.

 

Como chegar até os pontos turísticos (passeios)?

Quando fechamos os passeios com a agência de turismo, o transfer (ida e volta) já está incluso. Também é possível chegar em alguns passeios por conta própria (abaixo falo mais sobre isso), mas não recomendo.

Normalmente, os transfers realizado pelas agências funcionam da seguinte forma:

-Passeios logo cedo: a agência passa para te buscar no seu hotel no horário combinado.

-Passeios na parte da tarde: nós vamos até o escritório da agência no horário combinado, e de lá pegamos o transfer.

Na volta dos passeios normalmente a agência para no escritório deles e de lá cada um volta por conta própria para seu hotel.

 

 

DÚVIDAS SOBRE AGÊNCIAS DE TURISMO

É melhor escolher uma agência a partir do Brasil ou deixar para escolher pessoalmente quando estiver em San Pedro do Atacama?

Antes de ir para o Atacama eu pesquisei muito sobre as agências, li milhares de comentários em sites de avaliações, vi recomendações em outros blogs, recebi indicações de amigos… enfim, mesmo com tudo isso não me senti segura em fechar antes aqui no Brasil.  Preferi chegar lá e separar uma parte do meu dia (de chegada) para passar por todas as agências que tinham boas avaliações nos sites onde pesquisei e também pegar mais dicas no centro de informações turísticas.

De verdade, valeu muito a pena fazer isso, pois além de conhecer a estrutura das agências de perto e falar cara a cara com quem oferece o passeio, também foi muito mais fácil de decidir e evitar problemas futuros.

Por isso, na minha opinião, a melhor coisa é dar uma pesquisada aqui antes, anotar as agências que você gostou e fechar só quando chegar lá!

 

Como escolher uma boa agência?

-Escolha uma agência de qualidade – Algumas agências em San Pedro de Atacama possuem o Selo de Qualidade Turística, fornecido pela Sernatur – Serviço Nacional de Turismo do Chile.

Este selo só é concedido para agências que se encontram dentro das normas e processos estabelecidos pela Sernatur. Ter este selo de qualidade é uma garantia para o turista de que aquela empresa está apta para realizar os serviços oferecidos. Dá para pesquisar as agências que possuem o selo, aqui.

-Pesquise muito!– entre no Tripadvisor, em outros blogs, converse com quem você conhece que já foi para lá, enfim, leia o máximo de avaliações sobre as experiências que as pessoas tiveram com a agência que você tem interesse em fechar os passeios!

-Conheça a agência pessoalmente – veja de perto a estrutura deles. Por exemplo: saiba mais sobre as condições do veículo que faze o transporte para os passeios e tudo mais que você achar relevante.

-Conheça as agências parceiras–caso a agência com a qual você fechou o passeio não conseguir o número mínimo de pessoas para realizá-lo, é provável que eles acabem te encaixando no passeio realizado por uma outra agência. Isso significa que você fará o passeio com um guia e veículo de outra agência, por isso, é muito importante saber quem são as agências parceiras da qual você deseja contratar! Normalmente, eles fazem parceria com agências que possuem o mesmo padrão, mas é sempre bom confirmar!

-Desconfie de preços muito baratos – se todas as agências cobram um preço x por determinado passeio, desconfie da que cobra muito mais barato!!!

 

 

 

DÚVIDAS SOBRE REALIZAR OS PASSEIOS POR CONTA PRÓPRIA

Dá para chegar até os pontos turísticos por conta própria?

Dá, mas não recomendo, pelos seguintes motivos:

-as estradas não possuem placas, então acho que será bem complicado chegar até os pontos turísticos.

-se acontecer algo mais sério, por exemplo, um problema no carro ou algo mais grave,  será difícil encontrar ou pedir ajuda, pois o celular não costuma funcionar bem durante os passeios;

-qualquer erro do gps já era, pois não há muitas placas na estrada;

Em resumo, acredito que ir sem guia para os passeios empobrece a viagem, pois uma das partes mais interessantes são as explicações que eles passam sobre cada lugar que visitamos, enfim, acho que ter um guia é essencial!

 

 

Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.

 

 

DÚVIDAS SOBRE PASSEIOS

Em qual ordem devo realizar os passeios?

No primeiro dia, é importante começar pelo passeio que tem menor diferença de altitude em relação a San Pedro de Atacama (altitude 2400), para que você não sinta tantos os efeitos da variação de altitude. Ex: Salar de Atacama, Valle de La Luna. Deixe os passeios com altitudes mais altas para os último dias, assim o corpo já estará mais acostumado e você terá menos chance de sentir qualquer mal estar.

 

 

Quais são os principais passeios no deserto do Atacama?

Salar de Atacama

Piedras Rojas

Valle de la Luna

Termas Puritama

Geysers del Tatio

Lagunas Altiplânicas – Miscanti y Meñiques

Salar de Talar

Tour Astronômico

Laguna Cejar

Quebrada de Guatin e Termas de Puritama

Laguna Tebiquinche

Ojos de Salar

Salar de Tara

 

 

Quais são os cuidados que devo ter durante os passeios?

-Leve água – se manter hidratado é muito importante!

-Leve remédios– leve com você todos os remédios que costuma tomar e também os que acredita que precisará.

-Roupa adequada para cada passeio – sempre observe se o passeio que você fará precisa de alguma peça específica de roupa, por exemplo: o passeio começa com temperaturas de -3ºC e termina debaixo de um sol de 35ºC. Neste caso vá com peças adequadas para esses dois momentos. Falo sobre que roupa levar para o Atacama mais abaixo.

-Respeite as orientações do guia – se ele disser que só pode ir até ali ou que não pode pisar ou tocar em determinada coisa, respeite, siga as instruções que ele der, pois ele conhece o local e os riscos, já você não!

 

 

Os passeios incluem café da manhã, almoço ou café da tarde?

Pelo que vi, a maior parte das agências costumam trabalhar das seguintes formas:

-Passeios meio período– geralmente não é servido nada, então eu indico que você leve seu lanche pra caso sinta fome.

-Passeios que duram o dia todo – geralmente é servido café da manhã e também o almoço.

 

Importante:
Lembrando que isso não é uma regra, pois pode haver agências que trabalhem de formas diferentes, por isso é sempre bom confirmar o que está incluso no passeio antes de fechar.

Além disso, a qualidade do que é servido varia de agência para agência, algumas fazem banquetes e outras um chá com bolacha.

 

 

DÚVIDAS SOBRE O CLIMA

COMO É O CLIMA NO ATACAMA?

  • GERAL

O clima no deserto do Atacama é temperado e seco, por isso geralmente durante o dia são registradas altas temperaturas e a noite costuma ser mais frio.

É importante lembrar que a temperatura diminui a uma altitude maior, ou seja, quando você realizar passeios em locais de grande altitude, como Geysers del Tatio por exemplo, terá que ir bem agasalhado, pois será bem mais frio.

Quando eu realizei esse passeio, no início dele pegamos uma temperatura de -2ºC, porém o guia falou que é muito comum a temperatura estar a -15ºC lá.

 

  • OUTONO / INVERNO – Abril a Setembro

Nestes dois períodos a temperatura em San Pedro de Atacama fica entre 9ºC e 24ºC.
O céu é limpo, não chove e as noites são frias.

 

  • PRIMAVERA / VERÃO – Outubro a Março

Este é o período de alta temporada, por isso as temperaturas variam entre 13ºC a 25ºC com máximas de 32ºC. Os dias são quentes e podem ocorrer chuvas.

Eu estive lá no final de março, então durante o dia fazia bastante sol, mas não era aquele calor insuportável, pra dizer a verdade achei a temperatura bem agradável. De noite a gente sentia um ventinho gelado, tanto é que sempre tinha na bolsa um cardigan leve pra não passar frio.

 

Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!

 

 

QUAL A MELHOR ÉPOCA PARA IR PARA O DESERTO DO ATACAMA?

Não há uma época ideal para ir ao deserto do atacama, por isso você deverá decidir o que acha melhor: temperaturas mais frias e sem chuva, vá durante o outono/inverno.

Temperaturas mais agradáveis com possibilidade de chuva, vá durante a primavera/verão.

 

 

DÚVIDAS SOBRE ROUPAS

Durante o ano todo:

-Casaco de frio – que proteja do vento e esquente bem o corpo – pra usar nos dias frios e em passeios com temperaturas negativas.
-Blusa térmica
-Jaqueta/segunda camada
-Fleece
-Calça
-Calça térmica
-Tênis ou bota de trekking (se não for fazer trekking, não precisa da bota, um tênis esportivo é suficiente)
-chinelo
-roupa de banho (biquíni/maiô/sunga/bermuda) – para os passeios onde é possível nadar.
-luva
-touca
-cachecol
-boné/chapéu
-óculos de sol
-protetor solar (corpo, rosto e lábios)
-garrafa de água

 

Primavera/Verão

-Blusa de manga curta
-bermuda/shorts
-vestido (para usar na cidade, não durante os passeios)
-saia (para usar na cidade, não durante os passeios)

 

 

Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!

 

 

SITE OFICIAL

Para mais informações sobre o Deserto do Atacama e San Pedro do Atacama, clique aqui.

 

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o Lá Vai Ela pelo Mundo? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados aqui no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o blog sem pagar NADA a mais por isso!


Hospedagem: Booking e Airbnb.


Seguro Viagem: Seguros Promo e Real Seguro Viagem.


Chip de internet (internacional): Viaje Conectado e Easysim4u (use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal).


Aluguel de Carro: RentCars (desconto de 5% no boleto bancário!)


Passagens Aéreas: Passagens Promo.


Passeios em Ushuaia, El Calafate, Buenos Aires e Colonia del Sacramento: Brasileiros em Ushuaia.


Ingressos: Get Your Guide.

2 respostas para “COMO CHEGAR NO DESERTO DO ATACAMA – CHILE”

  1. Oi, tudo bem? O link que você colocou com as agências que possuem o selo não funciona. Caso tenha, conseguiria me mandar a lista das agências? Muito obrigado

    • Oi Thiago, td bem?

      O link está funcionando sim, o que acontece é que ele não leva para uma lista pronta, e sim para um buscador onde vc seleciona as opções e ai é gerada uma lista.

      No caso, entrei agora e eles atualizaram, por isso, o site não está mais trazendo todas as opções de agências.

      Espero ter esclarecido sua dúvida! 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *