Europa

VENEZA – ROTEIRO DE 2 DIAS + INFORMAÇÕES GERAIS

 

 

  • CHEGADA EM VENEZA – 29/07/18 – Domingo – por volta das 15:30h

Logo que chegamos na estação Veneza Mestre, passamos na loja da Trenitália e compramos o ticket de trem para Trieste, nosso próximo destino.

Fomos caminhando da estação de trem de Veneza Mestre até o hotel, pois eles ficavam bem próximos. Fizemos check-in, compramos o ticket do ônibus no hotel mesmo e depois fomos até o ponto pegar o ônibus para Veneza. Este trajeto levou em torno de 15 minutos.

O ônibus para em frente a estação Venezia Santa Lucia. Descemos ali e fomos andando até a Piazza San Marco, sem direção, só seguindo as placas.

Andamos por várias partes da cidade, mas não entramos em nenhuma atração.

   

Na volta, pegamos novamente o ônibus, porém sentido Veneza Mestre. Fomos caminhando do local onde desembarcamos até o hotel.

Falo como ir de Veneza Mestre para Veneza neste post aqui.

Se quiser dicas de onde se hospedar e também sobre o hotel onde me hospedei, clique aqui.

 

 

  • DIA 1- 30/07/2018- 2ªF

Roteiro detalhado neste post: Veneza –Roteiro 1º dia.

 

  • DIA 2- 31/07/2018 – 3ªF

Roteiro detalhado neste post: Veneza -Roteiro 2º dia.

 

  • PARTIDA- 01/08/2018 – 4ªF -por volta das 9:50h – Veneza para Trieste

Do hotel fomos andando até a estação de trem Veneza Mestre, pois ficava bem pertinho.
Já havíamos comprado o ticket do trem no dia que chegamos em Veneza Mestre, por isso já fomos direto para a plataforma de onde ele sairia.

Chegamos em Trieste por volta das 13h.

Se quiser saber mais informações sobre como ir de trem de Veneza para Trieste e minha experiência, é só ler este post: Como ir de Veneza para Trieste?

 

 

INFORMAÇÕES GERAIS

 

O QUE PRECISA PARA VIAJAR?

-Passaporte: dentro da validade.

Seguro Viagem– é obrigatório! Clique aqui para saber mais.

 

IDIOMA

Italiano

 

MOEDA

Euro

 

VOLTAGEM E TOMADAS

Voltagem 220 volts e 50 hertz. Tomada tipo C.

 

 

 

 

VENEZA SANTA LUCIA E VENEZA MESTRE

Antes de programar sua viagem pra Veneza e procurar sua hospedagem é importante saber que no município de Veneza existe também Veneza Mestre. Ambas são ligadas pela Ponte della Libertà.

Mas qual a diferença exata entre elas? Vamos lá:

Veneza (Santa Lucia) – é a Veneza que a gente vê nos filmes, nos programas de tv. É a ilha onde ficam todos os pontos turísticos (Piazza San Marco, Ponte Rialto…) e os canais. Se você for chegar até ela de trem ou ônibus, a estação onde deverá descer é a Veneza Santa Lucia.

Veneza Mestre – é a parte continental de Veneza, não há canais em volta, podemos dizer que fica em terra firme. Fica de frente para a ilha de Veneza e é onde a maior parte dos venezianos mora, onde há uma grande oferta de hotéis e mercados. Se você for chegar até ela de trem ou ônibus, a estação onde deverá descer é a Veneza Mestre.

O trajeto entre Veneza e Veneza Mestre (vice e versa) leva em torno de 15 minutos.

Se quiser saber em qual das duas se hospedar, é só olhar este post aqui!

 

 

Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Os Centro de Informações estão localizados nos seguintes endereços:

-Praça San Marco, 71/f – das 9h às 19h

-Veneza, Piazzale Roma (dentro da área de estacionamento da Autorimessa Comunale) – das 7h às 20h.

-Veneza, Estação Ferroviária Santa Lucia (em frente à plataforma 2) – das 7h às 21h

– Aeroporto Internacional Marco Polo (área de chegadas)  das 08:30h às 19h;

– Mestre, Via Lazzari 32 –  das 08:30h às 19h

– Dolo, via Matteotti 15H –  das 07h às 19:15h;

 

 

QUANTOS DIAS PRECISA PARA CONHECER VENEZA?

Em 2 dias inteiros você conseguirá conhecer as principais atrações de Veneza e também uma das cidades próximas (Burano, Murano…). Se quiser visitar  mais de uma cidade e passar mais tempo em Veneza, eu indico 3 dias inteiros ou mais.

 

 

Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

 

 

 

VESTIMENTA

Não é permitido entrar nas igrejas vestindo roupas curtas e decotadas, por isso, se for na época de calor, leve sempre com você um lenço ou capa para colocar por cima da roupa. Essa regra vale também para os homens.

 

 

CLIMA

  • Primavera (21 março até 20 junho)

É um ótimo período pra conhecer a cidade, pois o frio intenso vai embora dando lugar aos dias com clima mais ameno. O sol aparece, mas vem acompanhado de um ventinho gelado! Os dias começam a ficar mais longos e tem menos turistas na cidade comparado com o verão.

Final de março e abril, costuma ser mais gelado, em junho os dias são mais quentes, mas as noites costumam ser frias, por isso leve roupas que atendam estes dois momentos.

Não esqueça de colocar na mala: calça, blusas de manga curta e comprida, casaco de frio mais pesado, casaco de frio mais leve, sapato fechado, sandália, chapéu/boné, óculos de sol e protetor solar (corpo, rosto, lábios).

 

  • Verão (21 junho até 20 setembro)

Os dias são de muito calor, temperaturas nas alturas e o sol não dá trégua! O bom do verão é que os dias são mais longos, escurece por volta das 21:30h.

Eu estive na cidade em agosto (o mês mais quente) e posso dizer que realmente faz muiito calor. Eu fui sabendo disso, então já estava preparada, mas se você não curte dias muito quentes ou passa mal, indico escolher um outro período para conhecer Veneza.

O que ajuda a dar uma amenizada, é que ao andar pelas ruelas, as construções acabam fazendo sombra, o que torna a caminhada um pouco melhor. O calor não nos atrapalhou em nada, pelo contrário, pra ajudar a combatê-lo, tomamos muito sorvete e água! Veja as dicas neste post: Onde comer em Veneza – Dicas de Restaurantes.

Não esqueça de colocar na mala: shorts, bermudas, blusas de manga curta, vestidos leves, saias, chinelo, sandália, chapéu/boné, óculos de sol e protetor solar (corpo, rosto, lábios).

 

  • Outono (21 setembro até 20 dezembro)

O calorzão vai embora abrindo espaço pra dias com clima mais ameno.

Apesar do clima ameno, o que pode atrapalhar a viagem neste período, é o fenômeno chamado de acqua alta (é  o que nós conhecemos como maré alta! ocorre quando a água em volta da ilha sobe e inunda os pontos mais baixos da cidade).

Geralmente a acqua alta dura apenas algumas horas e acontece em alguns dias, mas mesmo assim, acaba sendo um transtorno e pode comprometer um ou mais dias da sua viagem, já que vários pontos turísticos alagam, todo o comércio fecha, os transportes param de funcionar…

Agora em 2018 o fenômeno acqua alta aconteceu no dia 29 de outubro. Em pontos como a Piazza San Marco, a água alcançou 1,56 metros. Confira como a cidade ficou e o perrengue que as pessoas passaram, nestas matérias: aqui e aqui.

Não esqueça de colocar na mala: calçado fechado, blusas de manga comprida, calça, casaco de frio, casaco impermeável, suéter, luva, lenço, touca e guarda-chuva.

 

  • Inverno (21 dezembro até 20 março)

O frio é bem intenso, podendo nevar em janeiro. Os dias são mais curtos, escurecendo lá pras 17h.

Não esqueça de colocar na mala: calçado fechado, bota que proteja do frio, blusas e calças térmicas, blusas de manga comprida, suéter, calça, casaco de frio que proteja bem o corpo e esquente, casaco impermeável, cachecol, luva, touca e guarda-chuva.

 

 

ÁGUA

Em toda Veneza há fontes de água potável e fresquinha espalhadas em vários locais, por isso, principalmente nos dias quentes, guarde sua garrafinha e encha sempre que ver uma fonte! Além de ser prático, também ajuda a dar aquela economizada!

 

 

Mais informações sobre Veneza

Site Oficial da cidade: http://www.veneziaunica.it/it

 

 

Fe Gaudencio

Este site utiliza cookies.

Saiba mais...