1- Passeio de Vaporetto linha 1
2- Basílica Santa Maria de la Salute
3- Punta della Dogana
4- Bairro Dorsoduro
5- Ponte dell’academia
6- Basílica San Giorgio Maggiori e campanário
7- Piazza San Marco
8- Ponte della Paglia
9- Ponte dos Suspiros
10- Riva degli Schiavoni
11- Burano
-A maior parte deste roteiro foi feita a pé! Onde foi preciso utilizar transporte eu deixei indicado (**) no post!
-Eu fiz este roteiro em agosto/2018, pleno verão, onde os dias são mais longos (escurece lá pelas 21h). Se você for no inverno, talvez não consiga visitar todos estes pontos em apenas um dia, pois escurece mais cedo (por volta das 17h) e também tem o fator frio né?! Porém, se ainda sim quiser fazer em 1 dia, sugiro utilizar algum transporte p/ chegar até os locais ou iniciar este roteiro bem cedo;
-Este é o 1º dia de um roteiro de 2 dias em Veneza. Para acompanhar também o roteiro do 2º dia, clique aqui.
-Não paramos pra almoçar, passamos no mercado e compramos algumas coisas pra ir comendo durante o dia;
-Como compramos o bilhete do Vaporetto (comprei o de 24h) apenas para este dia (porque ele custa uma fortuna), fizemos ele valer ao máximo!rs Montei este roteiro com as atrações mais distantes que necessitavam de transporte aquático pra chegar e também utilizamos ele como uma espécie de passeio de barco por Veneza (explico melhor abaixo). Dessa forma, conseguimos dar uma economizada, sem deixar de conhecer as atrações!
-Na maior parte das paredes/construções de Veneza, há placas ou indicações de sentido para chegar nas principais atrações ou nas atrações próximas de onde você está;
-Todos os locais por onde passei neste dia estão indicados no mapa abaixo. Clique aqui para ver o mapa maior;
**Pegamos um ônibus de Veneza Mestre (onde nos hospedamos) para Veneza. O ônibus para em frente a estação de trem Veneza Santa Lucia. De lá seguimos andando.
**Logo que desembarcamos, fomos andando até um dos pontos do Vaporetto que ficava ali perto (é o “ônibus” deles, só que aquático) e compramos o ticket 24h. Pegamos o Vaporetto linha 1 até a parada Salute.
Neste momento, ao invés de utilizar o Vaporetto como um meio de transporte, fizemos dele um passeio.
Pegamos a linha 1, que passa por várias atrações e seguimos dentro do barco até a Basílica Santa Maria de la Salute.
Sentamos na parte de trás do barco, que é toda aberta, pra ter uma visão melhor e garantir boas fotos. Adoramos!
Falo tudo sobre o Vaporetto (como funciona, linhas, como utilizar, valor…) neste post: TRANSPORTE EM VENEZA – TIPOS, DICAS, BILHETES.
Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!
Entre 1629 e 1631, a peste matou muitos venezianos. Como a população era muito religiosa, o senado mandou construir na cidade uma igreja dedicada a Santa Maria da Saúde, com base na seguinte promessa: a cada ano que a cidade ficasse livre da peste, os senadores e outras pessoas de importância para os venezianos, iriam até a igreja declarar de forma pública a sua gratidão a santa por ter livrado a cidade do mal.
A igreja fica no bairro de Dorsoduro e tem como destaque principal sua cúpula.
Informações importantes:
Valor 2019:
apenas o templo: gratuito
sacristia (museu): 4,00 euros inteira / 2,00 euros meia
Endereço: Dorsoduro, 1.
Dias e horários de funcionamento:
Todos os dias – 2ªF a Domingo das 09:30h às 12h e das 15h às 17:30h;
Como chegar: Vaporetto linha 1 – descer na parada Salute.
Site Oficial: https://basilicasalutevenezia.it/
Antiga alfândega de Veneza, o prédio que funciona hoje como um museu de arte, possui formato triangular e fica entre o Canal Grande e o Canal de Giudecca. Ele fica ao lado da igreja Santa Maria della Salute.
Eu não entrei no museu, andei apenas ao redor dele, e fui até a pontinha do triângulo. A vista dali é bem bonita.
Informações importantes:
Valor museu 2019: 15,00 euros
Endereço: Dorsoduro, 2.
Dias e horários de funcionamento:
Diariamente 2ªF a Domingo das 10h às 19h (entrada permitida até as 18);
Fechado toda 3ªF
Como chegar: Vaporetto linha 1 – descer na parada Salute.
Site Oficial: https://www.palazzograssi.it/
Este é o bairro onde está a igreja Santa Mª de la Salute e a Punta della Dogana. Como eu tinha lido que este era um bairro muito bonito (e é mesmo), aproveitamos que estávamos ali para andar pelas ruas até encontrarmos o ponto do Vaporetto de onde sairia o barco para o próximo local que visitaríamos.
Para chegar até o ponto, utilizamos o app Citymapper, adoro esse app, inclusive ele está na minha lista de recomendações neste post: SITES E APLICATIVOS PARA VIAGEM.
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Real Seguro Viagem!
**Pegamos o Vaporetto linha 2 – descemos na parada S. Giorgio
Inaugurada em 20 de novembro de 1854, a Ponte Dell’academia é uma das mais famosas de Veneza, isso porque dizem que a vista a partir de lá é espetacular! Infelizmente não poderei confirmar essa informação, pois quando passei por lá ela estava em reforma toda coberta por tapumes!
Localizados na ilha de San Giorgio Maggiori bem em frente a Piazza San Marco, a Basílica e o Mosteiro San Giorgio Maggiori foram construídos entre os séculos XV e XVII.
O templo é bonito, mas a visita vale mesmo a pena se você também subir no campanário. De lá de cima a gente consegue avistar toda a Piazza San Marco e seus principais pontos turísticos! É imperdível!
Informações importantes:
Valor 2019:
basílica: gratuita
campanário: 6,00 euros por pessoa
Endereço: Isola di S.Giorgio Maggiore.
Dias e horários de funcionamento:
Diariamente – De abril a outubro das 9h às 19h / De novembro a março das 8:30h às 18h.
Como chegar: Vaporetto linha 2 – descer na parada S. Giorgio.
Site Oficial: http://www.abbaziasangiorgio.it/
**Pegamos o Vaporetto linha 2 – descemos na parada S.Marco
Construída no início do século IX, a Piazza San Marco é o principal ponto turístico da cidade, pois lá estão localizados importantes construções, como a: Basílica de San Marco, o Campanário da Basílica, o Palácio Ducal…
Dica: se possível visite a praça e as atrações que estão lá, logo cedo, pois a tarde ela fica lotada e com filas enormes para entrar em tudo.
Neste dia, como a praça estava lotada, nós não entramos em nenhuma atração, apenas andamos por ela.
Informações importantes:
Endereço: Piazza San Marco.
Como chegar: Vaporetto linha 1 ou 2 – descer na parada S. Marco.
Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!
Reconstruída em 1847 sob o Rio di Palazzo, a Ponte della Paglia fica ao lado da Piazza San Marco. Por ser o melhor lugar para fotografar a famosa Ponte dos Suspiros, a Ponte della Paglia tá sempre cheia de turistas disputando um espacinho pra garantir a melhor vista e também uma boa foto!
A Ponte dos Suspiros fica ao lado da Piazza San Marco e liga o Palácio Ducal a Prigioni Nuove (primeiro edifício do mundo construído com o intuito de ser uma prisão). Foi construída em pedra em estilo barroco durante o século XVII.
Diz a lenda que a ponte recebeu esse nome, pois ao atravessá-la os prisioneiros suspiravam, porque era a última vez que veriam o lado externo da cidade, já que seguiam a caminho da prisão.
Para visitá-la é necessário realizar o passeio ao Palácio Ducal, pois o acesso é feito por lá.
Compre seu ingresso para visitar o Palácio Ducal e a ponte dos Suspiros, aqui.
Informações importantes:
Endereço: Piazza San Marco, 1.
Como chegar: Vaporetto linha 1 ou 2 – descer na parada S. Marco.
A Riva degli Schiavoni é uma espécie de calçadão localizada as margens do Grand Canal, que começa ali na no Palácio Ducal e vai seguindo até mais ou menos o Arsenale de Venezia (antigo estaleiro).
No decorrer do caminho, há algumas barracas que vendem artesanato local, restaurantes, monumentos e muito mais.
A partir da Riva degli Schiavoni a gente avista a ilha de San Giorgio Maggiore e o bairro de Dorsoduro.
Dica: como a caminhada é toda feita a céu aberto, pra que você consiga aproveitá-la melhor, escolha horários em que sol esteja mais fraco, principalmente durante o verão.
Devido ao sol forte e calor, andamos apenas por um pedaço da Riva e depois seguimos andando até a Fondamente Nove, local de onde sai o Vaporetto de Veneza para Burano.
**Vaporetto de Veneza para Burano – pegar na Fondamente Nove – linha 12. Descer na parada Burano. Dá em torno de 40 minutos de viagem.
Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!
Conhecida por suas casinhas coloridas ao redor dos canais, Burano é uma cidade encantadora que fica pertinho de Veneza (são só 7km de distância). Além do charme das construções, a cidade recebe também muitos turistas interessados nos cristais e nas rendas, dois produtos bem tradicionais da cidade.
Burano é bem pequena! Ficamos umas 3 horas por lá e depois pegamos o Vaporetto de volta para Veneza.
Se além de Burano você também quiser conhecer Murano e Torcello, indico fazer tudo no mesmo dia, pois as cidades ficam próximas uma das outras e dá pra aproveitar o Vaporetto, que leva para todas elas. Neste caso, indico tirar o dia para conhecer estas 3 cidades.
** Vaporetto de Burano para Veneza – linha 12 parada Fondamento Nove.
**Da parada Fondamento Nove fomos andando até a estação Veneza Santa Lucia e lá pegamos o trem para Veneza Mestre, que foi onde nos hospedamos.
Chegando em Veneza Mestre, passamos na pizzaria que ficava perto do hotel, jantamos lá e depois fomos para o hotel descansar.
Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e confira em tempo real todas as dicas sobre meus destinos!
Dicas de onde comer em Veneza, estão neste post: ONDE COMER EM VENEZA – DICAS DE RESTAURANTES.
Falo sobre o Vaporetto e os outros meios de transporte em Veneza, neste post: TRANSPORTE EM VENEZA- TIPOS, DICAS, BILHETES.
Se quiser saber como ir de Veneza Santa Lucia para Veneza Mestre (e vice e versa) é só olhar este post: COMO IR E VOLTAR DE VENEZA PARA VENEZA MESTRE?
Mais informações sobre o hotel onde me hospedei e outras dicas de hospedagens, é só olhar este post: HOTEL EM VENEZA E VENEZA MESTRE – DICAS E INFORMAÇÕES.
Este site utiliza cookies.
Saiba mais...