América

TREKKING TORRES DEL PAINE – BASE TORRES

 

 

 

Todas as informações sobre o Parque Nacional Torres del Paine, você encontra neste post aqui!

 

 

AGÊNCIA DE TURISMO

Passamos por várias agências que ficavam no centro de Puerto Natales para cotar o preço dos passeios que gostaríamos de fazer. Depois de comparar os valores, serviços oferecidos e formas de pagamento, decidimos fechar os passeios com Carfran Patagônia.

Os dois passeios que realizamos no Parque Torres del Paine (entre eles o trekking até a base torres), fechamos com eles e gostamos muito, desde o atendimento até o serviço prestado nos dois passeios!

Se quiser saber mais sobre o outro passeio que fiz no parque, é só dar uma olhada neste post aqui.

Endereço: Prat 367, Puerto Natales, Chile.

Site Oficial: https://www.carfranpatagonia.cl/

 

VALOR DO PASSEIO (2018)

Passeio: Trekking Base Torres

40.000,00 pesos chilenos por pessoa.

 

Reserve seus passeios para El Calafate, Buenos Aires e Ushuaia com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento é feito em português por funcionários brasileiros.

 

 

ENTRADA NO PARQUE (2018) – ADULTO:

-alta temporada (1 de outubro de 2018 a 30 de abril de 2019): 21.000,00 pesos chilenos por pessoa. Só pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos, euro ou dólar).

-baixa temporada (1 de maio de 2018 a 30 de setembro de 2018): 11.000,00 pesos chilenos por pessoa. Só pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos).

 

Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!

 

Obs: o ingresso é válido para entrar no parque nos dias subsequentes da compra, desde que carimbado e que tenha no verso seu nome e o número do seu documento. Por exemplo, no dia anterior ao trekking, eu tinha ido ao Parque fazer um outro passeio e ai comprei o ingresso. No dia do trekking, não precisei pagar a entrada novamente, só apresentei o ingresso carimbado e com meu nome e documento.

 

 

SOBRE O PASSEIO

Este passeio é indicado para quem tem vontade de conhecer em um só dia, o mirador Base Torres, onde ficam as Torres del Paine, que dão nome ao parque.

 

-Condicionamento Físico e Distância

É necessário ter condicionamento físico e disposição, pois são percorridos por trilha 22km (ida e volta) em apenas algumas horas.

 

-Duração do passeio

A van da agência começa a passar nos hotéis de Puerto Natales para pegar as pessoas que farão o passeio, por volta das 6h e retorna por volta das 21h.

 

 

Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!

 

 

-Distância entre Puerto Natales e o parque Torres del Paine

São aproximadamente 350km de viagem.

 

-Incluso no passeio:

transporte ida, volta e durante o passeio;

guia bilíngue (espanhol e inglês);

 

-Não está incluso no passeio:

Café da manhã no restaurante/loja de conveniência

Almoço

Ingresso do parque

 

 

 

MINHA EXPERIÊNCIA

A van passou para nos pegar no nosso hostel, por volta das 6:15h. Após passar em outros hotéis para buscar o restante das pessoas que fariam o passeio, pegamos a estrada rumo ao parque.

 

Depois de uma meia hora – quarenta minutos de estrada, a van parou em um restaurante/loja de conveniência para quem quisesse tomar um café, ir no banheiro ou comprar alguma lembrancinha. Ficamos uns 25 minutos lá e depois retornamos para a van.

 

 

Ao chegar no parque, o motorista nos deixou no ponto mais próximo do início da trilha. Como a van ficaria estacionada ali, até a hora de voltarmos, deixamos lá dentro algumas coisas que não íamos utilizar durante a trilha.

 

 

Junto com o nosso grupo, éramos em 9 pessoas, estavam dois guias, um deles ia na frente ditando o ritmo da caminhada e o outro por último, dando aquela encorajada nos momentos mais difíceis do caminho!

Iniciamos a caminhada por volta das 9:30h.

A primeira parte da trilha (4km) é uma subida de onde a gente consegue avistar o local onde ficou a van e outras partes do parque.

 

 

Depois da subida, a gente entra na segunda parte, que é um bosque que mistura caminhos planos com subidas. Logo no início desse bosque, a gente fez uma parada (de uns 5 minutinhos) só para ir ao banheiro.

 

 

A terceira parte da trilha, é a mais complicada, pois exige bastante da gente. Nessa parte o chão é todo de areia com pedrinhas (o que gera certa instabilidade) e a gente só sobe!rs

 

Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e confira em tempo real todas as dicas sobre meus destinos!

 

Além de ser uma mega subida, ali também há muitas pedras grandes que exigem que a gente desvie um pouco do caminho pra conseguir passar. Nessa parte, devido ao grande cansaço, confesso que me bateu um pequeno arrependimento… mas essa sensação durou só uns segundos, depois já tava novamente animada e feliz por fazer aquele trekking.

 

 

Saindo dessa subida insana a gente finalmente chega na BASE TORRES e encontra as torres que dão nome ao parque!!!

 

 

Ao chegar, a gente fica uma hora por lá só curtindo aquela vista, recuperando o fôlego e fazendo um lanchinho!

Passada a 1 hora, a gente se reuniu no ponto onde o guia tinha falado e iniciamos a descida, que é feita pelo mesmo caminho.

 

Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS  e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).

 

Essa primeira parte da descida é bem ruim, pois lembra que o chão é todo de pedrinha e areia e é bem íngreme? Então, essa combinação ai faz com que a gente exija bastante dos joelhos, pra não escorregar!

Depois ela vai ficando mais tranquila e com paisagens lindas!

 

 

Depois de algumas horas andando, paramos num local onde haviam mesas e banheiros, para comer e descansar. Ficamos uns 20 minutos ali e depois continuamos a trilha até chegar na van.

 

 

Finalizamos a trilha por volta das 18:30h. A van estava esperando no mesmo local onde nos deixou.

 

 

VALE A PENA FAZER A TRILHA?

VALE MUITO A PENA!

Eu amei a experiência e com certeza faria novamente!!! Além da base torres ser lindíssima, os locais por onde a gente passa durante a trilha também são incríveis!

Eu AMO muito fazer esses passeios de trilha junto com outras pessoas que eu não conheço, pois além de dar aquele incentivo durante a caminhada, a gente acaba conhecendo pessoas improváveis com histórias, culturas e jeitos de levar a vida totalmente diferentes do nosso, o que pra mim, é uma das partes mais legais e especiais da viagem!

 

 

DÁ PARA FAZER A TRILHA POR CONTA PRÓPRIA?

Dá sim, pois a trilha é bem sinalizada e intuitiva. Mas, mesmo assim, se você não for uma pessoa acostumada a fazer trilhas, eu NÃO recomendo fazer por conta própria, pelos seguintes motivos:

-Controle do tempo: o bom de ir com guia é que ele controla o tempo e dita o ritmo da caminhada, ele conhece bem o caminho e sabe quanto tempo irá precisar pra ir e voltar, por isso, você pode fazer o trekking tranquilo sem o risco de não dar tempo de chegar! Se a gente não tivesse feito o passeio com a agência, nunca que teríamos chegado na base torres e voltado no mesmo dia!rs Sem perceber, a gente ia ficar parando mais do que deveria, tirando fotos…

 

Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

 

-Condições climáticas: o vento patagônico não é fácil e posso dizer com propriedade!rs No dia anterior ao trekking fizemos um outro passeio no parque e ventava bastante, tanto que tiveram que fechar uma parte por onde passaríamos pelo risco de cair uma árvore. Sem exagero, tinha horas que a gente não conseguia andar por causa da força do vento, a van balançava e as pedrinhas do chão voavam. Ai fiquei imaginando eu fazendo o trekking por conta própria (sem experiência) com esse vento, ia ser aterrorizante!

Ao ir com a agência ou guia particular, ele te instrui a como agir numa situação dessa. Além disso, o guia conhece bem o parque e fala a língua local, o que facilita em qualquer emergência.

IMPORTANTE: se você for durante o inverno, eu não recomendo fazer a trilha por conta própria, pois durante esse período costuma nevar por lá, o que dificulta bastante na realização da trilha, tornando-a perigosa.

 

 

 

QUE ROUPA USAR DURANTE ESTE TREKKING?

Camadas, muitas camadas!

A gente começa a caminhada com frio e termina querendo se jogar na água do lago da base torres!rs! Por isso, é bom ir com camadas de roupa, pois ao longo do caminho, a medida que o calor for chegando, você pode ir tirando cada uma delas.

Escolha peças leves e não muito volumosas, pois lembre-se que a medida que você for tirando a roupa, terá que carregá-la na sua mochila!

 

Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!

 

-Eu indico ir com uma blusa de manga curta por baixo de tudo, sugiro aquelas próprias para atividade física, que deixam o corpo respirar!

-fleece + colete ou outra blusa de manga comprida

-Por cima de tudo um casaco que esquente e proteja do vento.

-É sempre bom ter também aqueles casacos finos ou capa que proteja da chuva, caso ela resolva aparecer!

-Calça jeans strech ou calça própria para fazer trekking ou moleton ou calça de ginástica.

-Se estiver muito frio, vale usar uma calça térmica por baixo!

-Touca

-Luvas

-Óculos de sol

-Protetor solar (rosto, corpo e lábios)

 

Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!

 

-Meias próprias para trekking – elas evitam o atrito da meia nos pés;

-Bota de trekking – eu aluguei a minha no dia anterior ao passeio. Fui numa loja no centro de Puerto Natales para alugá-las. Eu não me lembro o nome do local, mas há várias lojas e agências por ali que alugam.

Caso não esteja a fim gastar muito e comprar aqui no Brasil, sugiro a Decathlon. Ele tem opções de botas em torno de R$100,00.

 

 

ALIMENTAÇÃO

Leve lanches e água para se alimentar durante o trekking, pois não há restaurante dentro do parque.

Evite levar comidas pesadas, pois lembre-se que você terá que caminhar com o peso nas costas.

Evite levar roupas volumosas, pois precisará de espaço na mala para colocar as roupas que for tirando durante a caminhada.

 

Fe Gaudencio

Este site utiliza cookies.

Saiba mais...