Fiz este roteiro de 5 dias na minha primeira vez em Paris, em dezembro de 2015 na semana do Natal. Por isso, ele contempla as principais atrações que todo mundo deseja conhecer quando vai pela primeira vez a cidade!
Se já tiver ido para Paris e quiser saber sobre passeios mais diferentes, sugiro olhar este post aqui, onde compartilho meu roteiro de 2 dias na minha segunda vez na cidade!
1- Arco do Triunfo – Arc de Triomphe
2- Champs Élysées
3- Praça da Concórdia – Place de la Concorde
-Este foi o dia da minha chegada à cidade, por isso iniciei este roteiro por volta das 15h30.
-Fiz este roteiro todo a pé.
Confira abaixo todos os lugares por onde passei nestes 5 dias. Clique aqui para ver o mapa maior.
Reserve seu hotel no BOOKING, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!
Considerado o maior arco do mundo, o Arco do Triunfo foi construído em 1806 para celebrar a vitória de Napoleão na batalha de Austerlitz.
Logo que chegamos à cidade, passamos rapidinho no hotel só pra fazer o check in e deixar as malas. Como o Arco do Triunfo ficava bem próximo dali, decidimos começar por ele.
Importante: não tente chegar ao Arco atravessando a rua, além de ser proibido também é perigoso, pois vem carro de tudo quanto é lado, não tem farol e nem faixa pra pedestre. Há uma passagem subterrânea, onde e encontra a bilheteria e o acesso ao arco.
Como já tínhamos comprado o Paris Museum Pass no Centro de Turismo do aeroporto, não precisamos pegar fila para comprar ingresso, então fomos direto para a fila de entrada, que tava pequena e foi rápida.
Pra subir no Arco o acesso é feito por escadas. Para pessoas com mobilidade reduzida, há um elevador preferencial.
Não deixe de subir no Arco, a vista lá de cima no terraço, é muito bonita. Além disso, se comprou o Paris Museum Pass, aproveita e volta para ver a vista à noite também! Dá pra ver a Champs Élysées e a Torre Eiffel toda iluminada! Vale a pena e você não paga nada a mais por isso!
Informações Importantes:
Como chegar: metrô estação Charles-de-Gaulle-Etoile linhas 1, 2 e 6.
Dias e horários de funcionamento: aberto todos os dias.
2 de janeiro a 31 de Março e de 1 de Outubro a 31 de Dezembro- das 10h às 22:30h / 1 Abril a 30 Setembro – das 10h às 23h.
Valor (2020): adulto: 13 euros.
Site oficial: http://www.paris-arc-de-triomphe.fr/
Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!
Como a Champs Élysées fica em frente ao Arco do Triunfo, aproveitamos para caminhar por ela. Como era a semana do Natal, ela estava toda iluminada e enfeitada! Além disso, lá era um dos lugares onde acontecia o Mercado de Natal e por isso, a avenida estava bem movimentada.
A Champs Élysées é uma avenida ótima para caminhar, e é claro, também é muito boa pra fazer compras!rs Tem desde marcas de luxo (Cartier, Louis Vuitton…) até lojas mais populares (H&M, Zara…). Tem vários restaurantes também.
No final da Champs Élysées chegamos na Place de La Concorde, que é onde fica o Obelisco Egípcio e local onde foram decapitados o Rei Luis XVI e Maria Antonieta.
Saímos da Concorde por volta da 21h e voltamos caminhando até o nosso hotel.
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!
1- Torre Eiffel -Tour Eiffel
2- Ponte Alexandre III – Pont Alexandre III
3- Museu d’Orsay – Musée d’Orsay
4- Centre Georges Pompidou
-Iniciamos este roteiro por volta das 9h30.
-Fizemos este roteiro praticamente todo a pé. Onde foi preciso utilizar transporte, eu indiquei no post (**).
Símbolo não só da cidade como de toda a França, a Torre Eiffel foi inaugurada em 1889 para a Exposição universal.
Também conhecida como Dama de Ferro, a torre Eiffel possui 324 metros!
Não havíamos comprado os ingressos com antecedência, por isso fomos meio sem esperança de conseguir ingresso pra subir na torre no momento que gostaríamos.
Pra nossa sorte, ao chegar lá à fila tava pequena e em menos de 30 minutos a gente conseguiu comprar o ingresso pra subir na torre. Falamos com uma atendente que estava cuidando da organização e ela nos explicou que durante o inverno a fila não é tão grande mesmo, mas na alta temporada (primavera / verão), você pode levar duas horas ou mais para conseguir comprar o ingresso. Então, programe-se e compre o quanto antes pela internet!
Compramos o ingresso que dá acesso a todos os andares da torre, sendo o acesso feito por elevador. Se você quiser, também tem a opção de ingresso para ir só até o segundo andar, mas já que tá lá, eu indico subir até o último, até porque, pra variar a vista lá de cima é linda!
Dica: se subir até o último andar, lembre-se que lá no alto é bem mais frio e venta bastante, por isso, no inverno e outono agasalhe-se bem.
Informações Importantes:
Tempo: levamos umas 2 horas pra ver tudo com calma.
Como chegar: metrô Trocádero linhas 6 e 9.
Dias e Horário de funcionamento:
Funciona todos os dias – De 13 de junho a de 29 de agosto das 9h às 00:45h/ restante do ano das 9:30h à 23h45.
Valor do Ingresso (2020):
Site Oficial: http://www.toureiffel.paris/pt
Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!
Inaugurada por ocasião da Exposição Universal de 1900 e classificada como monumento histórico, a Ponte Alexandre III é uma das mais emblemáticas da capital, tanto por sua arquitetura quanto sua localização.
Suas quatro extremidades são ladeadas por postes monumentais de 17 metros de altura, ornamentados no topo com pégasos de bronze dourado.
Informações Importantes:
Endereço: Cours la Reine – Quai d’Orsay – 75008 Paris.
Chegamos no D’Orsay e não precisamos pegar fila para comprar ingresso, graças ao Paris Museum Pass.
Construído em 1900 para a Exposição Universal, o museu – que era uma antiga estação de trem – é de impressionar de tão lindo.
O museu é conhecido internacionalmente por sua rica coleção de telas dos grandes mestres do movimento Impressionista, como: Manet, Cézanne, Courbet, Degas, Renoir, Monet, entre outros.
Lá também estão expostas grandes obras de Gauguin e Van Gogh. No piso térreo, estão as esculturas.
Informações Importantes:
Endereço: 1 rue de la Légion d’Honneur – 75007 Paris.
Como chegar: metrô estação Solférino linha 12.
Dias e Horários de funcionamento: de 3ªF a domingo das 9h30 – 18h / 5ªF das 9h30 – 21h45.
Valor (2020): adulto – 14 euros / gratuito para os menores de 18 anos.
Site Oficial: https://www.musee-orsay.fr/
Encontre passagens aéreas com até 35% OFF no site da Passagens Promo!
(**) metrô até o Pompidou.
O Pompidou é um espaço composto por um museu com uma das maiores coleções de arte moderna e contemporânea do mundo, uma biblioteca e espaços para cinema, música e oficinas. Entramos usando o Paris Museum Pass.
Dentro do prédio também há um café e restaurante.
Informações Importantes:
Endereço: Place Georges-Pompidou, 75004 Paris.
Como chegar: metrô estações: Rambuteau (linha 11), Hôtel de Ville (linhas 1 e 11), Châtelet (linhas 1, 4, 7, 11 e 14).
Dias e Horários de funcionamento: de 2ªF, 4ªF a domingo das 11h às 21h / 3ªF- fechado.
Valor (2020): adulto – 14 euros.
Site Oficial: https://www.centrepompidou.fr/en
Do Pompidou pegamos um metrô até o hotel onde nos hospedamos.
Viaje com internet no seu celular! Compre seu chip internacional pelo site da Viaje Conectado!
1- Moulin Rouge
2- Café Des Doux Moulins – Amélie Poulain
3- Casa Van Gogh
4- Sacré Coeur
5- Parede do Eu Te Amo – Le Mur des Je’taime
6- Catedral de Notre Dame – Cathédrale Notre-Dame
7- Panteão – Panthéon
8- Galeries Lafayette
-Iniciamos este roteiro por volta das 9h30.
-Fizemos este roteiro parte a pé, parte utilizando o transporte. Onde foi preciso utilizar transporte, eu indiquei no post (**).
(**) metrô até a estação Blanche.
Reservamos a manhã deste dia para conhecer o bairro de Montmartre. Nossa primeira parada foi no Moulin Rouge, um dos lugares mais icônicos do bairro.
Olhamos a fachada dele, fizemos algumas fotos e seguimos em frente, o que pra mim já foi suficiente, mas se você tiver vontade de conhecer por dentro, pode comprar ingressos para assistir o show que acontece por lá.
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Real Seguro Viagem!
De lá, seguimos andando pela Rua Boulevard de Clichy e logo viramos na primeira rua à direita, a Rua Lepic. Essa é uma das ruas mais famosas do bairro.
Seguindo nessa rua, um pouco mais pra frente chegamos no Café Des Deux Moulins, mais conhecido como o café da Amélie Poulain.
Esse é o café onde foi filmado O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Como gostei muito do filme, quis incluir a visita ao café no nosso roteiro.
Além de super charmoso, o café se mantém bem parecido ao que é mostrado no filme.
Dizem que o cream brulé de lá é muito bom, porém, como era cedo e tínhamos acabado de tomar o café da manhã, acabei não experimentando, mas fica a dica!
Ainda na Rua Lepic, logo depois da bifurcação chegamos ao prédio de número 54, que é onde Van Gogh morou junto com o seu irmão.
Continuando na Lepic chegamos até o Moulin de la Galette, moinho construído em 1622. E mais pra frente o Moulin du Radet, que hoje funciona como restaurante.
Montmartre era um bairro onde existiam muitos moinhos, porém, esses dois são os únicos que ainda continuam lá.
Um pouco mais para frente, viramos a direita na Rua Norvins. Essa rua tem muitas lojinha, bares e restaurantes. Como era cedo, muitas delas estavam começando a abrir.
Seguindo na Norvins, chegamos até a Place Du Tertre. Essa praça é bem movimentada e é onde se concentram vários artistas.
Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!
Chegando na Sacré Coeur, entramos para conhecer a igreja e depois fomos até as suas escadarias pra poder olhar ela melhor por fora.
A basílica, que é um dos monumentos mais emblemáticos de Paris, foi consagrada em 1919. Construída em estilo romano-bizantino no topo da colina de Montmartre, oferece uma das mais belas vistas panorâmicas da capital.
O teto interno da igreja é decorado com o maior mosaico da França, que cobre 480m². É possível visitar também, sua cripta e a cúpula, de onde se pode admirar Paris em 360°!
Saindo de lá, optamos por descer pelas escadas laterais pra chegar no carrossel que fica lá embaixo, mas se preferir, pode pegar o funicular que fica ali.
Além do interior do templo, é possível visitar também a cripta.
Informações Importantes:
Endereço: 35, Rue du Chevalier-de-la-barre, 75018 Paris.
Como chegar: metrô estações: Abbesses, Jules Joffrin, Pigalle e Anvers.
Dias e Horários de Funcionamento: todos os dias das 6h às 22h30.
Valor (2020): a visita ao interior da igreja é gratuita.
Site: http://www.sacre-coeur-montmartre.com
De lá seguimos andando até a Place des Abbesses, que é onde fica o muro do Eu te amo. É nesse muro que está escrito em mais de 300 idiomas, a frase: Eu te amo!
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!
(**) metrô.
Construída em estilo gótico a partir do século XIII, e situada no centro histórico da cidade, a catedral de Notre-Dame de Paris é o monumento mais visitado da França!
Antes de entrar na catedral, não deixe de reparar no marco zero que está situado ali.
Importante: devido ao incêndio ocorrido em abril de 2019, a catedral e seu entorno encontram-se fechados para visita, sem data de reabertura.
Demos sorte, pois naquele dia além de um conjunto masculino se apresentando na entrada da Igreja, lá dentro o coral se apresentou cantando músicas natalinas! Foi muito lindo, emocionante e um tanto especial!
Se estiver na cidade no período do Natal, vale a pena ir visitar a Catedral de Notre Dame no dia que o coral for se apresentar.
Nossa intenção era visitar as torres da igreja, mas como estava muita fila, acabamos desistindo. A visita as torres está incluída no Paris Museum Pass.
Informações Importantes:
Endereço: 6 Parvis Notre-Dame – Place Jean-Paul II, 75004 Paris.
Como Chegar: Metrô linha 4: estação Cité ou Saint-Michel.
Valor (2020): entrada na igreja é gratuita.
Site Oficial: https://www.notredamedeparis.fr/
De Notre Dame, como estávamos com tempo, fomos andando até o Panteão que fica em frente a Universidade de Paris (Sorbone) e perto do Jardim de Luxemburgo.
Não precisamos comprar ingresso, pois usamos o Paris Museum Pass.
O Panteão foi construído para ser uma igreja, porém hoje é um lugar que homenageia pessoas de grande importância na história da França. Lá estão enterradas personalidades como: Alexandre Dumas, Victor Hugo, Voltaire, Rousseau, Èmile Zola entre outros.
Informações Importantes:
Endereço: Place du Panthéon, 75005 Paris, França.
Como chegar: metrô estação Cardinal Lemoine
Dias e Horários de funcionamento: aberto todos os dias. De 2 de janeiro a 31 de março e 1 de outubro a 31 de dezembro das 10h às 18h / De 1 de abril a 30 de setembro das 10h às 18:30h.
Valor do Ingresso (2020): adulto: 11,50 euros.
Site oficial: http://www.paris-pantheon.fr/
Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).
É na Galeries Lafayette, que possui 120 anos de existência, que estão localizadas várias lojas de luxo. Ao lado dela está a Galeries Gourmet.
Além destes, há um novo prédio inaugurado em 2019 na avenida Champs Élysées, que é mais novo e moderno.
Por causa do Natal, a rua onde fica a Galeries Lafayette estava bem cheia. As lojas ao redor estavam com decorações lindas e bem diferentes.
Entramos na loja e subimos de escada rolante até o terraço. A vista de lá de cima é linda e como já estava escuro dava pra ver a Torre Eiffel toda iluminada e a Roda Gigante também.
Descemos de escada rolante e fomos parando em cada andar pra ver os espaços das marcas que tinham por lá e pra olhar a decoração de Natal, que estava impecável!
Informações Importantes:
Endereço: 40, Boulevard Haussmann, 75009, Paris.
Como Chegar: metrô estações- Chaussée d’Antin-La Fayette (linhas 7 e 9), Trinité (linha 12) e Opéra (linhas 3, 7 e 8).
Site Oficial: https://haussmann.galerieslafayette.com/pt-br/
Da Galeries Lafayette pegamos um metrô até o hotel onde nos hospedamos.
Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!
1- Palácio de Versalhes – Château de Versailles
2- Torre Eiffel + Champs Élysées + Arco do Triunfo
-Fiz este roteiro parte a pé e parte utilizando transporte. Onde precisei usar transporte está indicado no post (**).
Dia de conhecer o Palácio de Versalhes (yay!!!). Tava tão empolgada, pois esse era um dos lugares que eu mais queria conhecer!!!
Acordamos cedo e seguimos até a estação de RER (trem) que ficava pertinho do nosso hotel.
Como Versalhes fica fora de Paris, o bilhete que a gente usava para andar de metrô e trem na cidade não era válido para ir até lá, por isso, paramos em uma das máquinas e compramos o bilhete do RER (trem) linha C de ida e volta.
A linha de RER (trem) que você deve pegar para ir até Versalhes é a C, no sentido Versailles-Château (Château de Versailles).
Preste atenção, pois na plataforma passam trens que levavam a destinos diferentes!. Então fique atento ao painel eletrônico, pois lá mostra qual o destino final do trem que está vindo.
Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e confira em tempo real todas as dicas sobre meus destinos!
Além disso, o trem que vai para Versalhes costuma ser menor que o tamanho da plataforma! Por isso, pra garantir que você irá entrar no trem, fique mais pro meio da plataforma.
Desembarcamos na estação Versailles Rive Gauche e seguimos a pé até o Palácio de Versalhes, pois a estação de trem fica bem pertinho. Não tem como ter dúvida pra que lado seguir, é só ir atrás da galera, porque todo mundo tá indo pra lá.
No caminho até lá tem um pequeno shopping, com opções para lanche e lojinhas. Paramos em um deles e aproveitamos para tomar um café da manhã reforçado.
Chegando no Palácio de Versalhes, pegamos uma fila que durou mais ou menos 30 minutos. Sendo bem sincera, nem percebemos o tempo passar, porque é tão bonito lá fora que esse tempo de espera foi até bom! Lembrando que fui no inverno, período onde as atrações ficam um pouco mais vazias, se for na alta temporada (primavera/verão) pode ser que fique mais tempo na fila, por isso chegue cedo!
A gente não precisou comprar ingresso pra entrar, pois usamos o Paris Museum Pass. Além de comprar o ingresso na bilheteria é possível também comprar antecipadamente pelo site oficial do palácio.
Já lá dentro, a primeira área é onde a gente pega o áudio guia. Ele não é cobrado e tem em vários idiomas, inclusive em português de Portugal!
O Palácio é lindo, pura ostentação!rs Foi incrível conhecer os aposentos da família real francesa e os detalhes daquele lugar tão bonito!
Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!
Depois de conhecer todo o Palácio, seguimos para o jardim e fizemos um lanche por ali mesmo.
Para conhecer os jardins há três opções: percorrer a pé, de trenzinho, alugar um carrinho elétrico, de segway e bicicleta.
Escolhemos ir a pé mesmo!rs O jardim é gigante, não conseguimos conhecer tudo, mas vimos o que queríamos.
Em uma das partes do jardim está localizado o Grand Trianon, que é uma construção de estilo italiano com mármores cercado por um lindo jardim. Ele foi a residência de lazer de Luís XIV e sua família.
O Petit Trianon e seus jardins estão ligados à memória de Maria Antonieta, que foi a única rainha a impor seu gosto pessoal em Versalhes. Este espaço era como um refúgio para ela, onde podia ficar tranquila e fazer as coisas do seu jeito. É um lugar bem bonito!
No final do passeio voltamos caminhando até a estação de trem (RER) e de lá seguimos até a Torre Eiffel.
Tempo: reserve o dia todo para conhecer o Palácio de Versalhes.
Alimentação:
Há dois restaurantes dentro do palácio e alguns outros numa parte do jardim, porém se preferir, você também pode levar seu lanche.
Dias e Horários de funcionamento:
Palácio – de 3ªF a Domingo das 9h às 17h30. /Jardim e Parque: abertos todos os dias das 8h – 18h /Palácios de Trianón e Dominio de María Antonieta: de 3ªf a Domingo – das 12h – 17h30.
Valor Ingresso (2020):
-20,00€ (acesso a todos os lugares visitáveis do palácio, jardins, Grand Trianon, Domínios de Maria Antonieta + audioguia).
Mais informações sobre os ingressos aqui e sobre os transportes pra conhecer o jardim, aqui.
Site Oficial: http://www.chateauversailles.fr/homepage
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Real Seguro Viagem!
(**) metrô.
Seguimos para a Torre Eiffel para vê-la toda iluminada. Depois pegamos um tuc tuc até a Champs Élysées, onde andamos pela feirinha de Natal e depois passamos pelo Arco do Triunfo, onde subimos e vimos a cidade toda iluminada pelas luzes de natal.
Do Arco do Triunfo fomos a pé até o hotel onde nos hospedamos.
Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).
1- Museu do Louvre – Musée du Louvre
2- Musée des Arts Et Métiers
3- Jardim Tuileries – Jardin des Tuileries
-Fiz a maior parte deste roteiro a pé. Onde foi preciso usar transporte está indicado no post (**).
Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!
(**) metrô até a estação Palais Royal.
Este era nosso último dia na cidade e por isso, nós já estávamos bem cansados, então fomos para o Louvre para fazer um passeio mais relax, sem muitas obrigações do que tinha que ver ou não.
Principal museu da cidade e também o maior museu de arte do mundo, o Museu do Louvre possui cerca de 35 mil obras!
As obras expostas no museu, cobrem o período da Idade Média à 1848 da arte ocidental, além das civilizações antigas orientais, egípcias, gregas, etruscas, romanas, arte gráfica e arte islâmica.
Lá estão obras famosas como: a Mona Lisa, a Balsa da Medusa, a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia…
Chegando lá tinha uma pequena fila que andou bem rapidinho. Não precisamos comprar ingresso, pois novamente utilizamos o Paris Museum Pass.
O Museu é enorme, cheio de obras impressionantes e muitas curiosidades. Saindo de lá, passamos no shopping que fica na parte de baixo do museu.
Tempo: ficamos umas 4 horas no museu.
Informações Importantes:
Endereço: Musée du Louvre, 75058 Paris.
Como chegar: metrô estações: Palais Royal e Musée du Louvre (linhas 1 e 7).
Dias e Horários de Funcionamento:de 2ªF, 5ªF, Sábado e Domingo das 09h às 18h/ 4ªF e 6ªF das 9h às 21h45/ 3ªF fechado.
No primeiro sábado de cada mês, das 18h às 21h45, a entrada é gratuita para todos os visitantes.
Valor (2020): 17 euros.
Dica: principalmente na alta temporada, evite filas comprando seu ingresso on-line!
Site Oficial: https://www.louvre.fr/
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!
O Musée de Arts et Métiers é um museu de inovação tecnológica que apresenta mais de 2400 invenções. Ele retrata a história das técnicas através das 7 áreas do conhecimento: instrumentos científicos, a história dos materiais, a história das técnicas de construção, a história da comunicação, a história da energia, a história da mecânica e a história dos transportes.
Claro que não conseguimos ver o acervo com a calma necessária, mas valeu a pena mesmo assim. O museu é bem interessante e possui algumas áreas interativas bem legais.
Informações Importantes:
Endereço: 60 Rue Réaumur, 75003 Paris, França.
Como Chegar: metrô estação Arts-et-Métiers linhas 3 e 11 ou estação Réaumur-Sébastopol linha 4.
Dias e Horários de funcionamento:
3ª, 4ªF, 6ªF e Domingo das 10h as 18h / 5ªF das 10h às 21:30h.
Valor (2020): adulto 8 euros.
Site Oficial: https://www.arts-et-metiers.net/
O Jardin des Tuileries fica em frente ao Louvre e é o mais antigo e um dos mais bonitos jardins de Paris.
Aproveitamos para passar a tarde ali, descansando sentadinhos nas famosas cadeiras verdes, só contemplando a vista e observando as pessoas que passavam por ali.
De lá seguimos andando até o hotel onde nos hospedamos.
Este site utiliza cookies.
Saiba mais...