PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Post atualizado em 15/05/2020.

SOBRE O PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Criado em 1961, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros está localizado no nordeste do estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante e Colinas do Sul.

Além de proteger uma extensa área, que possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, o parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local. Em 2001 foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, também têm como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.

Reserve seu hotel no BOOKING, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!

COMO CHEGAR NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

• A partir de Brasília

Pegue a BR-020, em direção à Formosa-GO. No trevo, pegar a BR-010, sentido Alto Paraíso. Após cruzar a divisa do Distrito Federal com Goiás, a BR-010 passa a se chamar GO-118. Chegando a Alto Paraíso, vire no trevo à esquerda em direção a São Jorge e siga pela GO-239 por mais 36 km.

O caminho de São Jorge até a portaria do Parque tem menos de 1 km de extensão, sendo possível ir caminhando, de bicicleta ou de carro.

Tempo de Brasília para o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros: 3h30 / 260 km.

Clique aqui para ampliar o mapa.

Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!

O QUE FAZER NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS VEADEIROS

Dentro do parque há lindas cachoeiras, que podem ser conhecidas e observadas por meio de 4 trilhas:

-SALTOS, CARROSSEL E CORREDEIRAS – setas em amarelo

grau de dificuldade: Saltos + Carrossel + Corredeiras: Pesado |Só Corredeiras (6 km): Moderado.

distância ida e volta: 11 km ida e volta (ou 12 km passando pelo mirante e poço do Carrossel).

duração estimada: 4 a 6 horas.

-CÂNION 2 E CARIOCAS – setas em vermelho

grau de dificuldade: moderado superior.

distância ida e volta: 12km.

duração estimada: 4 a 6 horas.

-SERIEMA – setas em azul

grau de dificuldade: muito leve

distância ida e volta: 800m.

duração estimada: 1 a 2 horas.

-TRAVESSIA DAS 7 QUEDAS*- setas em laranja

grau de dificuldade: muito pesado

distância ida e volta: 23,5 km

duração estimada: 2 a 3 dias, com possibilidade de permanência de 1 ou 2 noites na área de acampamento.

* esta trilha abre somente na estação de seca, de junho a novembro.

*para fazer esta trilha é necessário fazer com antecedência, a reserva e pagamento por meio deste link aqui.

Normalmente, as pessoas escolhem uma dessas trilhas para fazer num dia, pois como você viu acima, as distâncias são grandes. Porém, dependendo do seu preparo físico e do tempo que ficará em cada cachoeira, é possível fazer mais trilhas num mesmo dia.

Encontre passagens aéreas com até 35% OFF no site da Passagens Promo!

MINHA EXPERIÊNCIA – TRILHA DOS SALTOS, CARROSSEL E CORREDEIRAS

Saímos de Brasília na quinta-feira (21/04/16) por volta das 6h da manhã e seguimos rumo a Chapada dos Veadeiros.

Como o check in do nosso hotel em Alto Paraíso era só após o meio dia, decidimos ir direto de Brasília para o nosso primeiro destino, o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros que fica em São Jorge.

Quando fomos chegando perto do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, já tinham algumas placas na estrada indicando o caminho. Bem próximo do parque a estrada é de terra, mas é bem curtinha e tranquila.

Chegamos ao parque por volta das 9h30, e já demos de cara com um estacionamento amplo (de terra) que estava relativamente vazio.

Queria ter chegado mais cedo, pois a visitação ao parque é limitada por trilha e como era feriado eu estava com medo de já ter esgotado, mas pra nossa sorte, deu pra entrar!

Logo que entramos na recepção, fomos encaminhado para uma sala pra assistir um vídeo bem curto que fala sobre o parque, as trilhas e os cuidados que devemos tomar.

Ao final do vídeo, voltamos para a recepção onde preenchemos uma ficha com nossos dados, e após, começamos a fazer a trilha que escolhemos (Saltos, Carrossel e Corredeiras).

DICAS IMPORTANTES:

-Antes de começar a trilha, aproveite pra encher suas garrafinhas no bebedouro que tem ali na recepção e ir ao banheiro, pois durante todo o caminho, não terá nenhum outro local como este.

-Leve lanche e muitas garrafinhas de água, pois dentro do parque NÃO tem lanchonete e nem restaurante.

-É possível fazer as trilhas sozinho ou com algum guia que contratar a parte. Fizemos por conta própria e foi super tranquilo, já que as trilhas são bem sinalizadas.

-Se quiser saber que roupa usar nas trilhas e cachoeiras, indico ler este post aqui.

Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!

SALTOS

A trilha dos Saltos possui 2 cachoeiras e depois as Corredeiras, sendo a primeira cachoeira (Saltos 1) só para observação.

Parque Nacional da Chapada dos VeadeirosParque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Cachoeira dos Saltos 1:

Parque Nacional da chapada dos Veadeiros

CACHOEIRA DO SALTOS 2

Da cachoeira dos Saltos 1 até a dos Saltos 2, a trilha é curtinha, mas um pouco complicada, pois é cheia de pedra, então tem que ir com calma. Nessa cachoeira (Saltos 2) pode nadar.

Não tem muito espaço pra deixar as coisas, meio que fica tudo em cima das pedras.

Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Obs: Em todas as cachoeiras que fomos, deixamos nossas coisas em um lugar onde muitas vezes não tínhamos visão e foi tranquilo. Se possível, não leve muitos objetos de valor.

Essa cachoeira é grande e tem bastante espaço pra nadar.

Tempo: Ficamos por ali uns 40 minutos.

Encontre passagens aéreas com até 35% OFF no site do PASSAGENS PROMO!

CORREDEIRAS

Da cachoeira dos Saltos 2 seguimos para as Corredeiras. Ela estava vazia. Ficamos uns 30 minutos sem quase ninguém por ali.

Eu amei as corredeiras. É ótima pra nadar e bem bonita. A água é tão limpinha que dá pra ver os peixinhos e as pedras que ficam no fundo.

Tempo: Ficamos por lá em torno de 1 hora e meia.

Depois das Corredeiras pegamos a trilha novamente rumo à saída do parque, pensamos até em fazer a trilha dos Cânions, mas como não tínhamos água e já estávamos cansados, preferimos não ir, mas se você tiver CORAGEM, DISPOSIÇÃO e ÁGUA, é possível fazer esta outra trilha no mesmo dia.

Tempo Trajeto – Trilha Saltos, Carrossel e Corredeiras:

-1h30 da recepção até as cachoeiras dos Saltos.

-40 minutos da cachoeira dos Saltos 2 para as Corredeiras.

-2 horas das Corredeiras até a recepção do parque.

Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e confira em tempo real todas as dicas sobre meus destinos!

Se ao sair do parque estiver cedo e ainda tiver disposição para conhecer outras atrações que ficam perto dali ou no caminho, estas são as minhas sugestões:

Vale da Lua– tem uma trilha curtinha e fácil!

Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo – a trilha é considerada de intensidade média e leva mais tempo. Do mirante da Janela, é possível avistar as cachoeiras do Saltos que ficam dentro do Parque Nacional.

Mais informações sobre o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Valor (2020): R$ 18,00. Crianças até 12 anos e adultos acima dos 60 anos não pagam.

Estacionamento: gratuito.

Horários e Dias de funcionamento: todos os dias. Entrada das 8h às 12h | Saída até às 18h.

Capacidade de Visitação das Trilhas:

– Saltos: 450 visitantes/dia

– dos Cânions: 300 visitantes/dia

– da Seriema: 30 visitantes/dia.

– Travessia das Sete Quedas: 30 pessoas acampadas/noite.

IMPORTANTE: não é admitida a entrada de visitantes nos atrativos que atingirem o limite diário de pessoas, portanto, chegue mais cedo nos dias de grande fluxo, como férias e feriados prolongados.

Outras Informações:

-Tem banheiro e bebedouro somente na recepção do parque;

-Não tem lanchonete e nem restaurante.

Mais informações sobre o parque, aqui.

Confira aqui os outros posts sobre a Chapada dos Veadeiros.

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o Lá Vai Ela pelo Mundo? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados aqui no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o blog sem pagar NADA a mais por isso!

Hospedagem: Booking

Seguro Viagem: Real Seguro Viagem

Aluguel de Carro: RentCars (desconto de 5% no boleto bancário!)

Ingressos: Get Your Guide

Passeios em Ushuaia, El Calafate, Buenos Aires e Colonia del Sacramento: Brasileiros em Ushuaia