A Laguna Esmeralda é uma lagoa que se forma pelo desgelo do glaciar Ojo del Albino.
Para chegar até ela é necessário fazer uma trilha.
A trilha é fácil e muito bem sinalizada!
Se for no verão, não há necessidade de ter um guia ou fechar o passeio com agência de turismo. Dá para fazer sozinha(o) tranquilamente! Eu e meu marido fizemos e foi bem fácil.
No inverno, devido a neve tudo fica mais complicado e perigoso, por isso, indico que você feche o passeio com alguma agência de turismo. Eu recomendo a agência Brasileiros em Ushuaia, fiz um passeio Navegação pelo Canal de Beagle com eles e adorei!
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!
Você pode ir até lá de carro, com uma agência de turismo, com um guia, de táxi ou por conta própria utilizando o serviço de van (chama transporte regular) que tem na cidade.
Nós fomos até lá com a van, pois íamos fazer a trilha por conta própria e esse era o serviço de transporte mais em conta.
Se quiser saber mais sobre ela, quais são os pontos turísticos, valores e mais, é só olhar este post: Transporte em Ushuaia – Como se locomover pela cidade?
Valor (2018) transporte regular (van) para Laguna Esmeralda (ida e volta): 350,00 pesos argentinos por pessoa
Caso vá de carro, há espaço para estacionar na entrada da trilha. É gratuito.
Gratuita
Se for fazer a trilha por conta própria, considere como tempo total deste passeio no mínimo 5 horas:
2:30h para ir
2h para voltar
mínimo 30 minutos de descanso na lagoa.
Indico este tempo mínimo, pois além da caminhada você fará paradas para descansar, vai querer tirar fotos, comer e depois ficar um tempo lá na lagoa.
Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!
Acordamos um pouco mais tarde nesse dia e depois do almoço seguimos para o local onde ficam as vans da cidade.
Pegamos a van das 12:30h. O trajeto entre Ushuaia e o local onde a gente inicia a trilha durou 30 minutos.
Chegando lá o motorista nos perguntou que horas a gente gostaria de retornar, a opção era às 17h ou às 19h. Escolhemos às 17h, mas se pudesse voltar, escolheria as 19h, para ter mais tempo e fazer a trilha com mais calma.
Iniciamos a trilha por volta das 13h – lembrando que era verão e por isso começa a escurecer lá pelas 22h. Se for no inverno, terá que fazer a trilha logo no início do dia pois escurece por volta das 16h.
obs: a trilha é toda sinalizada por plaquinhas azuis que ficam nas árvores.
Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).
Durante a trilha a gente vê: castoreiras, rios, lagos, pedras, lama e uma plantinha chamada turba fueguina.
A maior parte da trilha é plana, porém, há muita lama em algumas partes. Às vezes a gente consegue desviar pelo lado ou passar por um tronco caído e evitar a lama, mas em algumas partes é tipo impossível não sujar o pé!rs
Há uma parte que tem uma subida tranquila, cheia de pedras nas laterais, ótimas pra sentar e dar uma descansada.
Mais para o final da trilha há uma parte que é um campão aberto onde a gente não consegue ver direito a marcação e é tudo cheio de lama e turbas (plantas que parecem uma esponja, pois absorvem muita água)… nem preciso dizer que nessa hora a gente se divertiu com o desafio de tentar ir pelo melhor caminho evitando molhar o pés e se sujar de lama!rs
Depois dessa parte a gente caminha mais um pouquinho e tchanãaan, lá está a Laguna Esmeralda!
Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!
Quando chegar lá, aproveite para descansar, fazer um lanchinho, apreciar a vista e tirar muitas fotos!
Na volta tivemos que ir meio que correndo, pois demoramos muito na ida, já que a gente parou pra tirar foto e andamos um pouco devagar.
A van chegou no local onde havia nos deixado, pontualmente às 17h.
Chegando em Ushuaia, passamos no local onde está a placa da cidade, em seguida fomos até o mercado La Anónima e depois fomos para o Airbnb onde estávamos hospedados.
Se você for até lá de van, na hora que o motorista combinar com você qual o horário da volta, escolha a opção mais tardia. Eu me arrependi de ter voltado às 17h ao invés das 19h. Se escolhesse as 19h, eu teria tido mais tempo e aproveitado mais.
Calcule o horário levando em consideração o tempo que você precisará para fazer a trilha (ida e volta) + o tempo que você descansará.
-Use roupas e acessórios confortáveis e quentes.
-Use camadas de roupas, para ir tirando a medida que for sentindo calor;
-Use um calçado impermeável, pois tem muita lama na trilha! Uma bota de plástico é uma ótima opção;
-No inverno, agasalhe-se bem e use roupas e calçados apropriados para a neve;
Se quiser saber mais sobre que roupa usar em Ushuaia, dá uma olhadinha neste post: Que roupa levar para Ushuaia – Não pode faltar na mala.
Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!
Não há nenhum tipo de estrutura por lá! Por isso:
-Leve uma mochila com lanches, água e remédios;
-Leve lanches prontos, nada que precise de fogo para esquentar ou preparar;
-Não se esqueça de recolher seu lixo e levá-lo de volta com você!
-Vá ao banheiro antes de pegar estrada até a trilha da Laguna Esmeralda.
-Use um pedaço de galho ou bastonete durante a caminhada, te dará mais firmeza em algumas partes da caminhada, principalmente as com lama!
-Na minha opinião, essa trilha é indicada para crianças maiores de 10 anos, pois a partir dessa idade ela não precisará de ajuda para passar pelos obstáculos (lamas, troncos caídos), aguentará andar mais tempo e não exigirá tantos cuidados.
-Acompanhe a previsão do tempo, pois se chover uns dias antes de você fazer a trilha ou no dia, saiba que poderá encontrar pelo caminho muito mais lama! Se puder trocar de dia, será melhor.
Este site utiliza cookies.
Saiba mais...