No nosso 2º dia na cidade, acordamos cedo e fomos conhecer Sachsenhausen (se lê Zaquissenraussem), um antigo campo de concentração que fica em Oranienburg, bem perto de Berlim.
Posso dizer que esse foi uma dos lugares mais tristes que já visitei!
Estar lá, entender pra que servia cada espaço, como as pessoas eram tratadas e imaginar tudo o que aconteceu em cada canto daquele lugar (por meio dos depoimentos de ex-prisioneiros que contam suas experiências tão cheias de crueldade e ódio) é algo extremamente forte, doloroso e perturbador.
Não tem como passar por aquela visita e se manter indiferente as atrocidades que milhares de pessoas foram submetidas, pois estar lá abre os nossos olhos e nos faz enxergar o período do nazismo sob a ótica de quem viveu e sofreu com tudo aquilo.
Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).
Sachsenhausen foi construído no verão de 1936, como um campo modelo que deveria dissipar internacionalmente a imagem do nacional-socialismo, além de, simbolicamente, submeter os prisioneiros ao poder absoluto das SS.
Como campo modelo e de treinamento próximo a capital do Reich (Berlim), Sachsenhausen ocupou lugar de extrema importância no sistema de campos de concentração.
Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e confira em tempo real todas as dicas sobre meus destinos!
Entre 1936 a 1945, mais de 200 mil pessoas foram aprisionadas ali: opositores ao regime político nazista, cidadãos de países europeus ocupados pela Alemanha nazista, judeus, ciganos, homossexuais, testemunhas de Jeová e outras minorias consideradas inferiores.
Muitos prisioneiros morreram de fome, de doenças, de trabalho forçado e abusos, enquanto outros foram vítimas dos assassinatos sistemáticos feitos pela SS.
No dia 22 e 23 de abril de 1945, mais de 3000 doentes, incapacitados, cuidadores e enfermeiros deixados para trás no campo, foram libertados por soldados soviéticos e poloneses.
Entre 1945 a 1950, três meses depois do fim da guerra e da libertação europeia do domínio nazista, o serviço secreto soviético (NKWD), transferiu o Campo Especial nº7 para o antigo campo nazista de Sachsenhausen.
Neste campo estavam presos funcionários de baixo escalão nazista, opositores políticos e prisioneiros que eram aleatoriamente julgados por tribunais militares soviéticos – homens, mulheres, jovens e idosos, pessoas relacionadas ou não com o regime nazista.
Até o fim do Campo, em março de 1950, foram presas aproximadamente 60 mil pessoas, das quais 12 mil morreram por desnutrição ou vítimas de doenças.
Desde 1993, Sachenhausen tornou-se um Memorial e Museu, tendo como objetivo deixar vivo na memória das pessoas todo esse período e suas consequências, pra que a gente nunca mais permita que algo tão terrível e cruel aconteça novamente.
“Nada destrói tão profundamente os sentimentos humanos, do que ser obrigado a assistir um companheiro sendo executado”
Heinrich Lienau, Prisioneiro em Sachsenhausen
“É impossível entender que de repente você é livre”
Zwi Steinitz,Israel
“E eu sei mais uma coisa: a Europa do futuro não pode existir sem homenagearmos todos aqueles que, independente da sua nacionalidade, foram assassinados nessa época com completo desprezo e ódio, aqueles que foram torturados até a morte, aqueles que morreram de fome, na câmara de gás, incinerados, enforcados…”
Andrzej Szczypiorski, prisioneiro do Sachsenhausen
Encontre passagens aéreas com até 35% OFF no site da Passagens Promo!
Eu visitei o campo por conta própria e foi ótimo, pois o áudio guia é muito bom e explica tudo!
Caso queira fazer a visita guiada, eles oferecem esse serviço lá. Mais abaixo coloco as informações sobre os valores.
Se estiver fazendo a visita por conta própria, recomendo que ao chegar passe primeiro no Centro de Informação ao Visitante. Ali, aproveite para deixar bolsas e casacos no guarda-volumes e pegar áudio guia e o mapa.
Dicas:
-ao chegar ao campo de concentração, vá ao banheiro que fica do lado de fora, pois lá dentro não terá outro.
-leve lanche e água;
-vá com roupa e calçado confortável, nada de salto!
-grande parte da visita é feita à céu aberto, por isso é bom levar: boné/chapéu, óculos de sol e protetor solar. Já pros dias de frio: leve casacos mais pesados, touca e luvas.
Viaje com internet no seu celular! Compre seu chip internacional pelo site da Viaje Conectado!
Se for ler tudo com calma, passar por cada partezinha dos museus que existem dentro do memorial, recomendo reservar UM DIA INTEIRO.
Se quiser fazer a visita de forma mais breve, mas mesmo assim passando por tudo, sugiro umas 5 horas de visita.
Eu fiquei umas 5 horas por lá, pois não imaginava o quão grande era e quanta informação tinha lá dentro. Se eu fosse montar meu roteiro hoje, reservaria um dia todo.
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Real Seguro Viagem!
Endereço: Straße der Nationen 22 D-16515 Oranienburg
Ida:
Eu acho mais fácil pegar o S-Bahn linha S1 – sentido Oranienburg e descer na estação final que é a Oranienburg. Foi isso que eu fiz, porém existem outras formas que estão explicadas aqui.
Ao chegar em Oranienburg será preciso pegar um ônibus que sai do ponto que fica em frente à estação.
É só atravessar a rua e pegar o ônibus 804 em direção a Malz ou o 821 em direção a Tiergarten.
Ponto de ônibus em frente a estação de Oranienburg:
Desça no ponto do Memorial e Museu Sachenhausen que é a parada “Gedenkstätte”.
Não tem como ter dúvida de onde descer, porque todo mundo do ônibus desce ali!rs
O ticket do ônibus você compra direto com o motorista. Acabei me esquecendo de anotar o valor da passagem, mas que eu me lembre não passava de 4 euros.
Volta:
É só ir onde você desceu e pegar qualquer um dos 2 ônibus (804 ou 821) no ponto que fica do outro lado da rua, no sentido de quem quer voltar para estação de Oraniemburg.
Desça no ponto da estação do S-bahn e pegue a linha S1 sentido Wannsee.
Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e confira em tempo real todas as dicas sobre meus destinos!
OBS:
**Lembrando que a estação em que você descerá (Oranienburg) está na zona C, por isso, quando for comprar o ticket do transporte para pegar o S-Bahn tanto na ida quanto na volta, não se esqueça de comprar o que é válido para a zona ABC.
Falo tudo sobre o transporte em Berlim e tipos de tickets neste post aqui.
Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!
Pegue o rodoanel A10 até a saída Birkenwerder, siga na direção Oranienburg e oriente-se pelas placas do memorial.
A empresa de aluguel de carro que eu uso e recomendo é a Rent Cars, parceira do blog que reúne em seu site mais de 100 locadoras em mais de 140 países!
Você pode alugar o carro a qualquer hora pelo site da Rent Cars, fazer o pagamento em reais sem IOF.
Saiba mais e alugue aqui: www.rentcars.com
Dias e Horários de Funcionamento:
De 15 de março a 14 de outubro: diariamente das 8:30h às 18h.
De 15 de outubro a 14 de março: diariamente das 8:30h às 16:30h.
Valores (2020):
Entrada: gratuita / Audio guia: 3,00 euros – tem em português do Brasil.
Site Oficial: https://www.sachsenhausen-sbg.de/
Este site utiliza cookies.
Saiba mais...
View Comments
Parabéns pelo blog. Mais detalhado, impossível. Vou seguir as dicas!!
Olá Tatiana,
Obrigada!!! Fico muito feliz que gostou das dicas, que elas serão úteis pra vc e que irá colocá-las em prática! :)
Te desejo uma ótima viagem!
bjs