Em março de 2017 aproveitei as férias e passei 20 dias explorando alguns destinos Argentinos e Chilenos, entre eles, Ushuaia.
Se quiser saber em detalhes como ficou meu roteiro completo, quais transportes eu utilizei, quantidade de dias em cada local e mais, é só ver este post: ROTEIRO DE 20 DIAS BUENOS AIRES, PATAGÔNIA ARGENTINA/CHILENA E ATACAMA.
Encontre o seu seguro viagem em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!
Sobre Ushuaia
Localizada na região que faz parte da Patagônia Argentina, Ushuaia é capital da Província da Tierra del Fuego. Por estar localizada no extremo sul do continente, ela é conhecida como a Cidade Mais Austral do Mundo e também como a Cidade do Fim do Mundo!
A cidade é pequena, possui uma avenida principal localizada no centro, onde estão a maior parte dos restaurantes, lojas e agências de turismo. Próximo a essa região central há poucas atrações turísticas e todas elas podem ser acessadas a pé mesmo.
Os pontos turísticos que todo mundo quer conhecer quando vai para lá estão mais afastados, sendo necessário o uso de algum transporte para chegar até eles.
Três dias em Ushuaia foram suficientes para que eu me encantasse com a beleza natural da cidade, ficasse admirada com a estrutura que eles oferecem para os turistas e muito feliz com os passeios que fiz!
ROTEIRO
Fui para Ushuaia a partir de Buenos Aires.
- Partida de Buenos Aires para Ushuaia:
Buenos Aires – Aeroporto Aeroparque (AEP) – companhia: Latam- voo direto para Ushuaia.
Dia 17/03/17 (sexta-feira) às 04:15h
- Chegada em Ushuaia:
Ushuaia – Aeroporto Internacional de Ushuaia – Malvinas Argentinas (USH)
Dia 17/03/17 (sexta-feira) às 08:50h
1º DIA – (17/03- sexta-feira)- chegada à cidade + Airbnb + agência de turismo Brasileiros em Ushuaia + Caminhada pelas margens do Canal de Beagle (porto) e pelo centro + Restaurante Viejo Marino + Paseo de Artesanos + Centro de Informações Turísticas + passeio pelo Canal de Beagle + Restaurante La Estancia
2º DIA – (18/03 – sábado) – Trekking Laguna Esmeralda
3º DIA – (19/03 – domingo) – Parque Nacional Tierra del Fuego
- Partida de Ushuaia para El Calafate
Ushuaia – Aeroporto Internacional de Ushuaia Malvinas Argentinas (USH)
Dia 20/03 às 10:15h – companhia: Latam – voo direto – tempo: em torno de 1h20m de voo.
Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!
Quantos dias são necessários pra conhecer Ushuaia?
Considero 3 a 4 dias inteiros um bom período para conhecer o centro da cidade e realizar os principais passeios.
Quando ir?
A cidade oferece atrações para o ano todo!
Verão: eu fui nesse período e amei! Os lagos estão verdinhos, o sol predomina e todas as atrações estão funcionando, exceto as pistas de esqui.
Inverno: indico pra quem quer praticar esportes de inverno, pois é nessa época que abrem as pistas de sky e snowboard. Nesse período, devido a neve, alguns passeios ficam suspensos.
O QUE PRECISA PARA VIAJAR?
-RG – com foto atualizada e em bom estado.
OU
-Passaporte dentro da validade.
–Seguro Viagem – não é obrigatório, porém é sempre bom viajar com um seguro viagem né!
AGÊNCIA DE TURISMO – BRASILEIROS EM USHUAIA
Um dos passeios que fiz na cidade, a Navegação pelo Canal de Beagle, foi por meio da agência de turismo Brasileiros em Ushuaia.
Gostei muito do trabalho deles, desde o atendimento que recebi por e-mail até o presencial, eles sempre foram muito ágeis e solícitos, por isso recomendo!
Outro detalhe importante que me fez optar pela Brasileiros em Ushuaia é que por ser uma agência direcionada para o público brasileiro, todo o atendimento (presencial, por telefone e por e-mail) é feito em português, por funcionários brasileiros que residem lá. Isso facilita muito, principalmente na hora de tirar dúvidas sobre os passeios!rs
Eles possuem escritório em Ushuaia e em El Calafate, ambos na parte central da cidade, o que facilita bastante o acesso.
Confira aqui todos os tours realizado pela agência.
Eles também realizam passeios em Buenos Aires e Colonia del Sacramento!
Site Oficial: www.brasileirosemushuaia.com.br
Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!
INFORMAÇÕES BÁSICAS
- Idioma
Espanhol
- Moeda
Pesos Argentinos
- Fuso Horário
a partir do final de outubro até início de março: 1 hora a menos na Argentina
a partir do final de março ao início de outubro: não há diferença de horário entre o Brasil e a Argentina.
- Transporte
Como a cidade é pequena, dá pra conhecer tudo o que tem na parte central a pé. Para chegar até as atrações que ficam distantes da região central, as opções são: o serviço de transporte da cidade (vans), carro alugado, táxi, fechar o passeio com alguma agência de turismo (indico a Brasileiros em Ushuaia) ou guia.
Falo sobre todas essas opções neste post: Transporte em Ushuaia – Como se locomover pela cidade?
- Voltagem e Tomadas
Voltagem 220V – 50Hz. Tomada tipo C / I. Não se esqueça de levar um adaptador!
- Feriados
Feriados nacionais argentinos em 2019, aqui.
- Comércio
Horários Comércio – 2ªF a Sábado das 9:30h às 12:30 e das 15:30h às 20:30h.
Horários Restaurantes: 2ªF a Domingo das 12h às 14:30h e das 19h às 23:30h.
- Segurança
A cidade é bem segura tanto de dia como a noite!
Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e confira em tempo real todas as dicas sobre meus destinos!
CLIMA
Sempre frio e com vento!
- Primavera (21 de setembro a 20 de dezembro)
Venta bastante por lá durante este período.
- Verão (21 de dezembro a 20 de março)
Apesar do sol, ainda é frio! Eu fui no verão (março) e a temperatura média dos dias em que estive na cidade ficou em torno dos 15ºC, mesmo com sol.
Uma outra coisa boa do verão é que os dias são bem longos! Amanhecia cedo e escurecia bem tarde.
- Outono (21 de março a 20 de junho)
Dizem que é quando a cidade fica mais bonita, devido ao tom alaranjado das folhagens. Os dias começam a ficar mais curtos e mais frios.
- Inverno (21 de junho a 20 de setembro)
Muita neve e frio. Os dias tem apenas 8 horas de luz. As temperaturas ficam entre 6ºC a -4ºC. Final de Julho início de agosto costuma ser o período mais frio.
Se quiser saber que roupa usar em Ushuaia, é só dar uma olhadinha neste post: Que roupa levar para Ushuaia – Itens que não podem faltar na mala.
Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).
CÂMBIO
Onde comprar pesos argentinos?
Ushuaia não possui casas de câmbio oficial, por isso, a troca de dinheiro geralmente é feita em bancos, hotéis e lojas.
Minha indicação é que você troque dinheiro em Buenos Aires no Banco de la Nación do aeroporto Aeroparque ou Ezeiza, antes de seguir viagem para Ushuaia. O Banco de la Nacion possui a melhor cotação, além de ser prático e seguro, por ter uma unidade dentro de cada um dos dois aeroportos.
Caso não consiga trocar, sem crise, pois a maior parte do comércio aceita dólar e real como forma pagamento. Outro meio de pagamento pode ser o cartão de crédito, porém antes de utilizar, minha dica é que você verifique as taxas, pra entender se compensará ou não utilizá-lo durante a viagem.
IMPORTANTE: lá em Ushuaia nenhum dos estabelecimentos que fazem câmbio, aceitam real ou pesos chilenos!
CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
O Centro de Informações Turísticas possui uma ótima estrutura para atender aos visitantes!
O espaço é amplo, tem wifi, muitos atendentes- sendo todos simpáticos e atenciosos – banheiro, espaço kids, mapas e folders com informações sobre os passeios.
DICA: lá no centro de Informações Turísticas você pode pegar um certificado que diz que você passou pela cidade mais Austral do Mundo e também carimbar seu passaporte. Há três desenhos diferentes e você pode pedir pra carimbar o que você mais gostar.
Tanto o certificado quanto o carimbo são gratuitos
Endereço: Avenida Prefectura Naval Argentina, 470
Dias e Horários de Funcionamento:
2ªF a 6ªF das 8h às 21h
Sábado, Domingo e Feriados das 9h às 20h.
Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!
REEMBOLSO DE IMPOSTO SOBRE COMPRAS:
Você pode solicitar o reembolso de IVA (Impuesto al Valor Agregado) sobre compras de bens de produção nacional igual ou superior a $ 70 (setenta pesos argentinos) feitos no país, nas lojas anexadas ao sistema de Tax Free de “Global Blue Argentina”.
Como realizar o reembolso?
1-Compre em lojas que exibam o logotipo da Tax Free. Ao final da compra peça o formulário de reembolso.
2-Ao sair do país, em qualquer escritório da Alfândega argentina (em aeroportos, portos fluviais ou postos fronteiriços), apresente os recibos junto com os itens comprados, seu passaporte e os formulários de reembolso preenchidos.
3-O dinheiro não será devolvido no momento, normalmente é feito pelo seu cartão de crédito algumas semanas depois de deixar o país. Porém, é sempre bom confirmar com a Alfândega quanto tempo levará de fato.
4- Todo esse processo demora em torno de 1 hora ou mais, por isso, se quiser solicitar o reembolso, chegue com bastante antecedência ao escritório da Alfândega Argentina (localizada em aeroportos, portos fluviais ou postos fronteiriços).
Saiba mais: https://serviciosweb.afip.gob.ar
SITE OFICIAL
Para mais informações, acesse: http://turismoushuaia.com/
ORGANIZE SUA VIAGEM
Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o Lá Vai Ela pelo Mundo? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados aqui no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o blog sem pagar NADA a mais por isso!Hospedagem: Booking
Seguro Viagem: Real Seguro Viagem
Aluguel de Carro: RentCars (desconto de 5% no boleto bancário!)
Ingressos: Get Your Guide
Passeios em Ushuaia, El Calafate, Buenos Aires e Colonia del Sacramento: Brasileiros em Ushuaia
Olá Fe, gostei muito do seu post, estou organizando viagem para lá e quero muito saber sobre o Airbnb. Você citou que ficou em Airbnb, você gostou? Recomenda esse que vc ficou? Ou recomenda hotel mesmo… Não quero muito lixo não, só o básico mesmo, mas ainda estou em dúvida quanto onde ficar…
Olá Rebeca, td bem?
Eba, que bom saber que vc gostou do post e que ele foi útil pra vc!
Sobre o airbnb onde me hospedei, eu tudo sobre ele e sobre a minha experiência neste post: Onde se hospedar em Ushuaia – Dicas de Hopedagem.
Bjs!