TUDO SOBRE O PARQUE NACIONAL TORRES DEL PAINE – LEIA ANTES DE IR!

parque nacional torres del paine

 

 

O QUE É TORRES DEL PAINE (TDP) E ONDE FICA?

Torres del Paine é um PARQUE localizado no Chile na região de Magalhães, ao sul da Patagônia chilena. Ele fica a 154km de Puerto Natales e a 400km de Punta Arenas.

Fundado em 13 de maio de 1959 com 227.298 hectares, o Parque Nacional Torres del Paine (TDP) foi declarado como Reserva da Biosfera pela Unesco e a oitava maravilha do mundo em 2013.

O parque é muito frequentado por amantes de trekking e também da natureza!

trekking torres del paine - base torres parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine trekking torres del paine - base torres parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine base torres- parque torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paineparque nacional torres del paine trekking torres del paine - base torres parque nacional torres del paineparque nacional torres del paine

 

 

QUANDO IR + DIAS E HORÁRIOS DE FUNCIONAMENTO?

 

  • Alta Temporada: de 1 de outubro de 2018 a 30 de abril de 2019

Eu fui nesse período (março) e recomendo!

-As condições climáticas são caracterizadas por temperaturas temperadas, com máxima em torno de 18°C e mínima em torno de 4°C. Em geral, o vento é muito forte (eu que o diga!!!rs Saiba mais aqui). Embora nos meses de verão o clima seja mais seco e quente, também é muito comum que haja dias de chuva e ventos intensos, o que causa uma sensação térmica muito baixa. Portanto, você deve sempre trazer roupas apropriadas.

-Os dias são mais longos, ou seja, você terá mais tempo para fazer sua caminhada ou passeio com a luz do dia!

-Todos os serviços do parque estão funcionando durante a alta temporada.

-Esse é o período que o parque recebe mais visitantes. Portanto, pode ser necessário reservar alguns serviços. Se você quer ter uma experiência de maior solidão e conexão com a natureza, considere este ponto e avalie antecipar ou adiar sua visita por um período próximo à baixa temporada.

 

Funcionamento do parque durante o verão

Diariamente

Portaria Río Serrano das 7h às 22h.

Portaria Lago Sarmiento das 8:30h às 20h.

Portaria Laguna Amarga das 8:30h às 20h.

 

 

  • Baixa Temporada: 1 de maio de 2018 a 30 de setembro de 2018.

Ao programar sua viagem durante a baixa temporada tenha em mente que:

-As temperaturas neste período são baixas! A máxima fica em torno dos 5 °C e mínima em torno de -2 °C. Chuvas de fracas são frequentes. Em geral, o vento é de baixa intensidade, embora seja possível a ocorrência de alguns dias de vento forte, o que provoca uma sensação térmica muito baixa. Há neve nos meses de junho e julho;

-Os dias são bem mais curtos, por isso terá que pensar bem no seu roteiro pra conseguir aproveitar ao máximo a luz do dia;

-A maioria das trilhas na área das montanhas permanecem fechadas. Em geral, as trilhas para a Geleira Grey, o Vale francês e a Base de las Torres são mantidas abertas. No entanto, essas trilhas também são fechadas em certas ocasiões devido a condições climáticas adversas. Algumas trilhas curtas também são mantidas abertas ao longo da estrada principal;

-Se você planeja realizar as trilhas, leve equipamentos adequados para suportar as temperaturas abaixo de zero. Lembre-se que, para sua segurança, não é permitido caminhar sem companhia nas trilhas nas montanhas, o que é de maior importância no inverno;

-nem todos os serviços do parque funcionam durante este período;

-o parque fica mais vazio, por isso haverá menos pessoas nas atrações;

 

Funcionamento do parque durante o inverno:

Diariamente.

Portaria Río Serrano das 8:30h às 18:15h.

Portaria Lago Sarmiento das 8:30h às 17:30h.

Portaria Laguna Amarga das 8:30h às 17:30h.

 

 

VALOR – TEMPORADA 2018 – 2019

-Baixa Temporada (1 de maio de 2018 a 30 de setembro de 2018): 11.000,00 pesos chilenos por pessoa. Só pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos). Mais informações aqui.

-Alta Temporada (1 de outubro de 2018 a 30 de abril de 2019): 21.000,00 pesos chilenos por pessoa. Só pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos, euro ou dólar). Mais informações aqui.

 

 

COMO CHEGAR NO PARQUE?

 

  • Carro Alugado

Essas são as opções de trajeto para chegar até o parque a partir de Puerto Natales (cidade mais próxima do parque):

-Pegar a rota 9 que liga a cidade com as seguintes portarias do parque: Sarmientoe Laguna Amarga.

-Pegar a rota Y-290 que liga a cidade com a seguinte portaria do parque: Serrano del Parque Torres del Paine.

As portarias do parque com acesso para veículos são:
Portaria Laguna Amarga: 129 km. desde Puerto Natales

Portaria Lago Sarmiento: 112 km. desde Puerto Natales

Portaria Rio Serrano: 80 km. desde Puerto Natales (rota mais nova e curta)

 

Onde alugar carro?

A empresa que eu uso e recomendo é a Rent Cars, parceira do blog que reúne em seu site mais de 100 locadoras em mais de 140 países.

Você pode alugar o carro a qualquer hora pelo site da Rent Cars, fazer o pagamento em reais e sem IOF. Além disso, dá pra dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saiba mais e alugue aqui: www.rentcars.com.br

 

 

AGÊNCIA DE TURISMO

As agências de turismo oferecem vários passeios onde já está incluso o transfer (ida e volta) + o transporte e guia dentro do parque.

Os dois passeios que fiz no parque foram com uma agência de turismo. Adorei e indico! Se quiser saber qual foi a agência que utilizei e os passeios que fiz, é só olhar os seguintes posts:

-Passeio Full Day Parque Torres del Paine + Cueva del Milodón

-Trekking Torres del Paine – Base Torres

 

 

ÔNIBUS

As empresas de ônibus que realizam o trajeto de Puerto Natales para Torres del Paine e vice e versa, são essas:

Buses Gomez

Buses JB

Bus Sur

Os ônibus saem do terminal de ônibus de Puerto Natales e param em algumas portarias do parque.

Para conferir quais são as portarias onde os ônibus param, os horários, valores e outras informações, acesse o site de cada uma delas (informados acima).

 

 

COMO CONHECER AS ATRAÇÕES DO PARQUE?

 

  • POR MEIO DE PASSEIOS COM AGÊNCIA DE TURISMO OU POR INTERMÉDIO DO HOTEL:

Indicado para quem: NÃO quer passar dias fazendo longas trilhas, não pretende alugar carro e nem fazer o passeio por conta própria.

Por meio de passeios com agências de turismo ou com o próprio hotel (há alguns que oferecem passeios), você pode conhecer os principais lagos e atrações do parque em apenas um dia. Esse passeio costuma ser oferecido pelas agências como Full Day.

 

  • POR CONTA PRÓPRIA – CARRO, ÔNIBUS + CAMINHADA

Indicado para quem: irá alugar carro ou utilizará ônibus para chegar até o parque.

-CARRO: se você for de carro, saiba que é possível andar com ele dentro do parque para chegar até as atrações. Nesse caso é indispensável que você tenha um mapa do parque.

Importante ler – Recomendações e informações para quem for de carro, aqui.

 

-ÔNIBUS + CAMINHADA: caso escolha ir de ônibus, depois de desembarcar tenha em mente que você deverá seguir caminhando para chegar até as atrações, ou seja, se você só tem um dia para conhecer o parque, não adianta ir de ônibus. A maior parte das atrações ficam afastadas, por isso, essa opção só será válida se você pretende se hospedar/acampar dentro do parque para fazer os trekkings que levam alguns dias (circuito O ou W).

 

 

QUAIS SÃO AS ATRAÇÕES DO PARQUE – O QUE FAZER?

 

Principais atrações:

 

  • TREKKING

-Trekking Base Torres – trekking até as torres del paine! Montanhas que nomeiam o parque. São 22Km (ida e volta), que podem ser feitos em 1 dia. Eu fiz!!! E amei! Conto tudo sobre esse trekking neste post: -Trekking Torres del Paine – Base Torres.

-Circuito W – a maioria das pessoas optam por esse circuito, pois ele passa pelas principais atrações do parque e é bem mais leve e curto que o circuito O. Para fazer o circuito W são necessários 4 a 5 dias.

-Circuito O (também chamado de Circuito Macizo Paine)– o trekking mais desafiador do parque possui 93km. Para completá-lo são necessários 8 a 10 dias, é preciso ter um ótimo estado físico e equipamentos/roupas adequados. O circuito W faz parte do circuito O.

Mais informações sobre os circuitos W e O, estão aqui.

 

  • LAGOS

 

– Lago y glaciar Grey: fica próximo da Guardería Grey, desde da qual é possível iniciar uma caminhada que cruza a ponte sobre o rio Pingo e continua até a costa do lago, onde se pode apreciar os glaciares. A partir dali é possível realizar a navegação pelo lago e ver o glaciar mais de perto.

Valor 2018 – navegação:

adulto – um trecho 60mil pesos chilenos

adulto – ida e volta: 70mil pesos chilenos

Horários e mais informações, aqui.

 

– Salto Grande: fica no setor Pehoé. Desde o estacionamento são 5 minutos de caminhada até o mirante.

– Cascada Río Paine: fica no rio Paine, setor de Laguna Amarga, pelo caminho que leva a Laguna Azul. Se observam a partir dali as Torres del Paine.

– Lago Pehoé: a margem deste lago é o melhor lugar para observar os Cuernos del Paine.

– Laguna Azul: nas proximidades da Guardería Laguna Azul é possível ter a melhor vista das Torres del Paine sem necessidade de fazer trekking.

 

  • OUTROS

Passeio Full Day– num único dia você consegue conhecer várias atrações importantes do parque. Todo o trajeto é feito dentro do carro da agência de turismo. A gente anda muito pouco, só alguns passos ou curtas caminhas até a atração. Vale a pena! Eu fiz e recomendo. Falo tudo sobre a minha experiência, as atrações que conheci e a agência com a qual fechei o passeio, neste post: -Passeio Full Day Parque Torres del Paine + Cueva del Milodón.

 

Outras atrações, aqui.

 

 

ONDE SE HOSPEDAR EM TORRES DEL PAINE?

É possível se hospedar Dentro do Parque, próximo ao parque ou em Puerto Natales, cidade mais próxima ao parque.

 

  • Dentro do parque:

Camping: o parque oferece vários espaços para quem deseja ficar em um alojamento. Os campings possuem estrutura com chuveiro, banheiro, cozinha, alojamento e espaço para acampar. É preciso reservar com antecedência. Veja todas as opções que o parque oferece e as condições, aqui.

Acampamento: alguns campings possuem espaço para quem deseja acampar (necessário reservar com antecedência). Entre os acampamentos, há duas opções gratuitas disponíveis durante a alta temporada (Acampamento Italiano e Acampamento Paso). Veja todas as opções (pagas e gratuitas) que o parque oferece e as condições, aqui.

Hotéis: existem alguns hotéis localizados dentro do parque. Todos eles oferecem uma ótima estrutura para os hóspedes e realizam passeios dentro do parque, por isso, essa acaba sendo uma opção beeeem mais cara! Confira todas as opções, abaixo:

Hotel Las Torres Patagônia

Hotel del Paine 

Ecocamp Patagônia

Explora Patagônia

Hotel rio Serrano

Hotel Lago Grey

Tierra Patagônia

 

  • Próximo ao Parque:

Caso não consiga se hospedar dentro do parque, mas ainda sim gostaria de ficar próximo de lá, há algumas (bem poucas) opções de hospedagens:

Vista al Paine – Refugio de Aventura

Cabañas Lago Tyndall

Estancia Tercera Barranca

Konkashken Lodge

Pampa Lodge, Quincho & Caballos

Estancia Dos Elianas

Nash Patagonia

Goiien House

Hosteria Lago del Toro

Refugio Laguna Amarga

 

Puerto Natales: é a cidade mais próxima do parque, possui uma ótima estrutura para os turistas, inclusive há várias opções de agências que realizam passeios até o parque. Eu me hospedei lá e indico!

Se quiser saber qual foi o hotel onde eu fiquei e ver outras indicações de hospedagem na cidade, é só ler este post: Onde se hospedar em Puerto Natales – Dicas de Hotéis.

 

 

QUE ROUPA USAR NO PARQUE?

Isso vai depender de que tipo de passeio você fará por lá!

-Se for o passeio full day, onde você chega de carro na maioria das atrações e anda pouquíssimo, eu indico o que vestir, neste post: -Passeio Full Day Parque Torres del Paine + Cueva del Milodón

-Se for um trekking de um dia até a base torres (Torre del Paine), eu indico o que vestir neste post:

-Trekking Torres del Paine – Base Torres

-Se for fazer o circuito W ou O e acampar no parque, confira o que levar, aqui.

 

 

MAPA DO PARQUE

Aqui.

 

 

Mais Informações

https://torresdelpaine.com

http://www.parquetorresdelpaine.cl

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário