ROTEIRO DE 6 DIAS EM BUENOS AIRES + INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIDADE

Buenos Aires

 

Em março de 2017, aproveitei as férias e junto com meu marido passei 20 dias explorando alguns destinos Argentinos e Chilenos.

Buenos Aires foi a minha primeira parada! Fiquei 6 dias por lá, isso porque queria conhecer tudo com calma e também porque era minha primeira vez na cidade!

Adorei conhecer a capital Argentina e fiquei maravilhada com a beleza que há por lá!

Depois de Buenos Aires fui para: Ushuaia, El Calafate, Puerto NatalesTorres del Paine, Punta Arenas e Atacama (em breve no blog).

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

 

 

MEU ROTEIRO DE 6 DIAS EM BUENOS AIRES

 

  • Partida:

São Paulo – aeroporto de Guarulhos – voo direto para Buenos Aires

dia 11/03/17 (sábado) às 8:00h

  • Chegada:

Buenos Aires – aeroporto Aeroparque

Dia 11/03/17 (sábado) às 10:40h

Se quiser saber como sair dos aeroportos (Aeroparque e Ezeiza) e quais as opções de transporte, é só dar uma olhada nestes posts:

Como sair/voltar do aeroporto Aeroparque – Buenos Aires

Como sair/voltar do aeroporto Ezeiza – Buenos Aires

 

DIA 1 – chegada ao aeroporto Aeroparque + Hotel + Museo Nacional de Belas Artes + Faculdade de Direito + Floralis Genérica + Feira Recoleta + Centro Cultural Recoleta + Basílica Nuestra Señora del Pilar + Cemitério da Recoleta + Caminhada pelas ruas da Recoleta + Restaurante El Cuartito

DIA 2 – Feira de San Telmo + Parque Lezama + Igreja Apostólica Ortodoxa Russa + Pizzaria Kentucky + Casa Mínima + Mafalda + Plaza de Mayo + Ruas ao redor da Plaza de Mayo + Manzana de las Luces -Patio de Procuraduría de las Misiones + Catedral Primada de Buenos Aires + Casa Rosada + Museu da Casa Rosada + Puerto Madero + Reserva Ecológica Costanera Sur

DIA 3 – Palácio Barolo + Plaza del Congreso Nacional + Congreso Nacional + La Bombonera + Caminito + Plaza San Martín + Basílica Santíssimo Sacramento + Calle Florida + Galerías Pacífico + Mostaza Hamburgueria + Arcor + Mirador Galería Guemes + Obelisco + Parrilla Peña

DIA 4 – Parque Las Heras + Museu Evita + Jardim Botânico + Plaza Itália + Passeo el Rosedal + Jardin Japonês + Restaurante Las Cabras + El Ateneo + Galerias Bond Street + Parilla Peña

DIA 5 – Teatro Colón + Café Tortoni + Malba + Burguer Joint + Palermo + Fuerza Bruta + Parilla Peña

DIA 6 – Teatro Colón – Ensaio Geral + El Clube de La Milanesa + El Zanjon + Museo Nacional de Arte Decorativo + El San Juanino

Partida de Buenos Aires para Ushuaia – dia 17/03 às 4:14

 

 

Quanto tempo precisa para conhecer Buenos Aires?

Considero 3 a 4 dias suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Agora, se quiser conhecer os locais com mais calma, incluir passeios diferentes ou até mesmo voltar em algum dos lugares que visitou, recomendo separar de 5 a 6 dias.

Eu fiquei 6 dias, pois queria conhecer tudo com calma, aproveitar pra curtir os parques, conhecer lugares não tão turísticos e descansar! Valeu a pena!

 

 

O QUE PRECISA PARA VIAJAR?

-RG – com foto atualizada e em bom estado.

OU

-Passaporte dentro da validade.

-Seguro Viagem – não é obrigatório, porém é sempre bom viajar com um seguro viagem né!

 

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

  • Idioma

Espanhol

 

  • Moeda

Pesos Argentinos

 

  • Fuso Horário

a partir do final de outubro até início de março: 1 hora a menos na Argentina

a partir do final de março ao início de outubro: não há diferença de horário entre o Brasil e a Argentina.

 

  • Transporte

As opções de transporte que você encontrará por lá são: metrô, ônibus, táxi, uber, bicicleta e carro alugado.

Dá pra ir pra todos os pontos do roteiro utilizando apenas o transporte público, principalmente o ônibus (chamado lá de colectivo).

Falo tudo sobre os transportes disponíveis na cidade, neste post: Transporte em Buenos Aires – tipos de transportes, bilhetes, horários e valores.

 

  • Voltagem e Tomadas

Voltagem 220V – 50Hz. Tomada tipo C / I. Não esqueça de levar um adaptador!

Buenos Aires

 

  • Horários de funcionamento do comércio:

De 2ªF a 6ªF das 9h às 20h. Sábados das 9h às 13h. Sendo que as lojas localizadas nas principais avenidas permanecem abertas toda a tarde. Os shoppings costumam funcionar até as 22h inclusive nos finais de semana e feriados.

 

  • Feriados nacionais argentinos em 2018:

https://www.argentina.gob.ar/interior/feriados

 

 

CLIMA

Primavera (21 de setembro a 20 de dezembro).

A primavera é uma das estações do ano mais chuvosa em Buenos Aires.

As chuvas costumam ser breves e na maioria das vezes permitem caminhar na rua com um guarda-chuva ou capa de chuva.

Os dias costumam ser ensolarados, mas não se engane, apesar do sol tem sempre um ventinho gelado que fica mais intenso pela manhã e à noite. A temperatura é mais agradável na parte da tarde.

Leve calças compridas, jaquetas, um casaco, sapato fechado e um outro aberto (sandália), uma bermuda, guarda-chuva ou capa de chuva.

 

Verão (21 de dezembro a 20 de março)

Estive lá no finalzinho do verão e peguei dias de bastante sol. Alguns dias consegui sair só de blusa de manga curta e bermuda e outros dias, por conta do ventinho gelado, foi necessário uma calça e um casaquinho leve. A noite sempre era mais frio que durante o dia.

No verão, o calor é úmido. As manhãs costumam ser quentes, já ao meio-dia e nas primeiras horas da tarde as temperaturas sobem bastante. À noite, o calor diminui um pouco.

Leve shorts, blusa de manga curta, óculos de sol, chinelos/sandálias, uma calça comprida e um casaquinho leve.

 

Outono (21 de março a 20 de junho)

Assim como a primavera, o outono em Buenos Aires costuma ser chuvoso. Costumam ser chuvas breves que permitem caminhar na rua com um guarda-chuva ou capa de chuva.

As manhãs são mais geladas, a tarde sobe um pouquinho a temperatura e a noite fica gelado novamente.

Leve calças compridas, jaqueta, um casaco, lenços/cachecol, sapato fechado e guarda-chuva ou capa de chuva.

 

Inverno (21 de junho a 20 de setembro)

No inverno o frio é moderado durante o dia, mas à noite a temperatura cai consideravelmente.

Julho é o mês mais frio. Embora não tenha geada, é importante levar um casaco mais pesadão que aguente o frio, umas jaquetas ou sobretudo, cachecol, luva, touca, sapatos fechados, meia calça e calça comprida.

 

 

CÂMBIO

Onde comprar pesos argentinos?

Os Bancos ou as Casas de Câmbio são o melhor lugar para fazer uma transação confiável, transparente e segura. Evite trocar dinheiro com as pessoas que ficam nas ruas de pedestre, pois não é nada confiável.

Eu troquei meu dinheiro (reais por pesos argentinos) no Banco de La Nación do aeroporto Aeroparque. Ele fica logo no desembarque próximo as empresas de remis.

Trocamos ali, pois era fácil, confiável e estava com uma boa cotação.

Buenos Aires

 

Onde consultar a cotação do dia?

Na página oficial do Banco de la Nación Argentina – http://www.bna.com.ar/

 

 

IMPOSTO IVA – hospedagem

As diárias de hospedagem e o café da manhã nos hotéis em Buenos Aires são isentas do IVA (Impuesto al Valor Agregado- corresponde a 21%), desde que pagas com um cartão de crédito/débito internacional ou através de uma transferência bancária de um banco estrangeiro. Além disso, o turista deve comprovar por meio do documento (passaporte, rg) que reside em outro país e que está na Argentina há menos de 60 dias.

O desconto não se aplica para: apartamentos de temporada e despesas extras dentro dos hotéis como: massagem, frigobar, almoço, jantar… Ou seja, esses serviços continuam com o IVA de 21%.

Fonte: http://www.turismo.gov.ar

Saiba mais aqui e aqui

 

 

REEMBOLSO DE IMPOSTO SOBRE COMPRAS:

Você pode solicitar o reembolso de IVA (Impuesto al Valor Agregado) sobre compras de bens de produção nacional igual ou superior a $ 70 (setenta pesos argentinos) feitos no país, nas lojas anexadas ao sistema de Tax Free de “Global Blue Argentina”.

Como realizar o reembolso?

1-Compre em lojas que exibam o logotipo da Tax Free. Ao final da compra peça o formulário de reembolso.

2-Ao sair do país, em qualquer escritório da Alfândega argentina (em aeroportos, portos fluviais ou postos fronteiriços), apresente os recibos junto com os itens comprados, seu passaporte e os formulários de reembolso preenchidos.

3-O dinheiro não será devolvido no momento, normalmente é feito pelo seu cartão de crédito algumas semanas depois de deixar o país. Porém, é sempre bom confirmar com a Alfândega quanto tempo levará de fato.

4- Todo esse processo demora em torno de 1 hora ou mais, por isso, se quiser solicitar o reembolso, chegue com bastante antecedência ao escritório da Alfândega Argentina (localizada em aeroportos, portos fluviais ou postos fronteiriços).

Saiba mais: https://serviciosweb.afip.gob.ar

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Os endereços e horários de funcionamento dos Centros de Informações Turísticas em Buenos Aires, você encontra aqui.

 

 

SEGURANÇA

Achamos Buenos Aires uma cidade bem segura, e olha que passeamos por lá (a pé e de transporte público) em todos os horários, inclusive a noite.

Uma coisa que chamou nossa atenção, era que durante a noite a gente via um policial em cada esquina, sem exagero, todos as noites quando andávamos pelas ruas, víamos policiamento.

Porém, como em qualquer cidade grande, você precisa estar atento. Por exemplo, não deixe bolsas e sacolas penduradas em cadeiras no lugares públicos. Não caminhe à noite por ruas mal iluminadas. Nos transportes que estejam mais cheios, deixe sempre seus pertences na frente do corpo, pra que você consiga enxergá-los.

 

 

SITE OFICIAL

Para mais informações sobre Buenos Aires, acesse: https://turismo.buenosaires.gob.ar/es

 

 

MAPA

Veja aqui o roteiro completo desses 6 dias em Buenos Aires.

Buenos Aires

 

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário