ROTEIRO DE 4 DIAS EM BERLIM + INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIDADE

Memorial do Muro de Berlim

 

Entre setembro e outubro de 2016, aproveitei as férias e junto com o marido passei 20 dias explorando a Europa!

Berlim foi nosso terceiro destino, antes passamos por outras duas cidades alemãs e depois para outros 5 países.

Se quiser acompanhar todo o roteiro é só seguir dar uma olhadinha neste post: Roteiro de 20 dias pelo Leste Europeu.

 

BERLim

Capital da Alemanha, Berlim é uma cidade multicultural, surpreendente e muito fascinante.

Apesar da maioria dos passeios estarem ligados ao período da 2ª Guerra Mundial, ao Nazismo e ao Muro de Berlim – assuntos que os próprios alemães fazem questão de lembrar através dos monumentos e memoriais, com o propósito de que isso nunca mais volte a acontecer – Berlim é uma cidade muito viva, jovem, que possui uma cena artística muito forte, interessante e crescente.

BerlimCheckpoint Charlie Berlim coluna da vitória berlim Memorial do Muro de Berlim Brandenburger Tor

 

Período da Viagem e roteiro:

Estive em Berlim do dia 27/09/16 a 01/10/16. Cheguei à cidade de trem lá pras 23:30h e no dia 01 fui embora por volta das 17h. Considero que fiquei 4 dias na cidade.

Acredito que 4 a 5 dias seja tempo suficiente para conhecer as principais atrações da cidade.

 

Roteiro 1º dia:

Alexanderplatz + Relógio (Urania-Weltzeituhr) + Fonte da Amizade Internacional (Brunnen der Völkerfreundschaft) + Torre de TV (Berliner Fernsehturm) + Fonte Netuno (Neptunbrunnen) + Prédio da Prefeitura (Rotes Rathaus) + Igreja de Santa Maria (Marienkirche) + Nikolaiviertel + Igreja de São Nicolau (Nikolaikirche) + DDR Museum + Ilha dos Museus (Museumsinsel) + Museu Pergamon (Pergamonmuseum) + Catedral de Berlim (Berliner Dom)

 

Roteiro 2º dia:

Campo de Concentração (Sachsenhausen Memorial and Museum) + Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer) + Coluna da Vitória (Siegessäule) + Parque Tiegarten + Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor)

 

Roteiro 3º dia:

Torre de Vigilância do Muro de Berlim (DDR-GrenzWachturm) + Exposição Topografia do Terror (Topographie des Terrors) + Checkpoint Charlie BlackBox + Checkpoint Charlie + Gendarmenmarkt + Prédio do Parlamento Alemão (Reichstag) + Memorial aos judeus mortos (Holocaust-Mahnmal) + Bunker de Hitler (Führerbunker) + Potsdamer Platz + Igreja Quebrada (Gedächtniskirche) + Av. Kurfürstendamm (Kudamm) + East Side Gallery

 

Roteiro do 4º dia:

Bunker Berliner Unterwelten + Parque do Palácio de Charlottenburg (Schlosspark Charlottenburg ) + Portão de Brandemburgo – Festa de Unificação da Alemanha.

 

O QUE PRECISA PARA VIAJAR?

-Passaporte válido por pelo menos mais de 3 (três meses) de validade a contar da data de saída da Europa. Permanência de até 90 dias.

-Seguro Viagem -é obrigatório!

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

  • Idioma

Alemão, mas pode ir tranquilo, porque todo mundo fala inglês por lá.

 

  • Moeda

Euro

 

  • Fuso Horário:

A diferença oficial entre o Brasil (horário de Brasília) e a Alemanha é de 4 horas a mais na Alemanha.

Devido ao horário de verão tanto no Brasil quanto na Alemanha, essa diferença pode mudar dependendo do mês:

-Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro = 5 horas a mais na Alemanha

-Durante as duas últimas semanas de Outubro = 4 horas a mais na Alemanha.

-Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março = 3 horas a mais na Alemanha.

 

  • Transporte:

Opção de transporte é o que não falta por lá: U-Bahn (metrô), S-Bahn (metrô de superfície), tram (bondinho) e o ônibus.

Dá pra ir pra todos os pontos do roteiro utilizando apenas o transporte público, que é super eficiente, moderno e pontual, por isso, não indico alugar carro para se locomover pela cidade.

Falo tudo sobre os transportes, neste post: Transporte em Berlim – Dicas,Horários, Tipos de Transportes, Bilhetes.

 

  • Voltagem e Tomadas:

Todas as tomadas são 220V – 50Hz e tem 2 furos conforme a foto abaixo.

tomada

 

CLIMA

No período em que estive na cidade, já era outono. Peguei dias de sol, mas com um ventinho gelado durante a manhã e a noite.

Peguei chuva apenas no último dia.

O outono começa a partir da segunda quinzena de setembro e vai até a primeira quinzena de dezembro.

Lá pro começo de outubro a temperatura começa a baixar, ficando em torno de 5ºC a 15ºC e é ai que a chuva entra em cena! Esse é o período do ano em que mais chove.

 

Primavera: começa em março e vai até o início de junho. Esse é um ótimo período pra conhecer a cidade, pois o clima é ameno, podendo chegar até 20ºC e a cidade fica toda florida. Nesse período podem ocorrer algumas chuvas.

 

Verão: tem início em junho e termina no começo de setembro. A temperatura pode chegar até 25ªC. O bom do verão, é que os dias são mais longos já que começa a escurecer lá pra 20:30h – 21h.

 

Inverno: começa no final de dezembro e vai até março, sendo janeiro o mês mais frio, podendo chegar a -1ºC. Se estiver na cidade durante este período, programe-se pra acordar mais cedo, pois começa a escurecer por volta das 17h.

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Caso precise de mapas ou alguma informação sobre os pontos turísticos., ao lado do Portão de Brandemburgo existe um Centro de Informações Turísticas.

berlim

Endereço: Pariser Platz – Mitte , 10117 Berlim

Como Chegar:

S-Bahn: Linhas S1, S2, S25, estação S+U Brandenburger Tor
U-Bahn: Linha U55, estação S+U Brandenburger Tor

 

CityTourCard, Berlin WelcomeCard e MUSEUMPASS BERLIN

Existem dois tipos de cartão em Berlim que dão descontos nas principais atrações da cidade e também são válidos como ticket nos transportes públicos.

As cartões são: Berlin CityTourCard e o Berlin WelcomeCard.

Ambos oferecem cartões para 48 horas, 72 horas, 4 dias, 5 dias e 6 dias.

O preço varia de acordo com o período de validade de cada cartão e a zona em que você andará de transporte público, sendo que alguns são válido para AB e outros para as zonas ABC.

Um outro tipo de cartão que também é oferecido aos turistas, é o Berlin Museumpass; Com ele você pode entrar em mais de 50 museus durante 3 dias consecutivos.

Acho estes cartões opções super legais para os turistas e muitas vezes mais econômicas, por isso, sempre antes de viajar eu pesquiso se a cidade oferece este tipo de cartão de turismo e faço as contas para ver se compensa comprá-lo.

No meu caso, pro roteiro que eu montei nenhum dos três cartões valiam a pena, saia mais caro comprar algum deles do que pagar tudo a parte, por isso, não comprei nenhum dos três.

Para saber mais sobre cada um deles, acesse:

Berlin CityTourCard: http://www.citytourcard.com/en

Berlin WelcomeCard: https://www.berlin-welcomecard.de/en

Berlin Museumpass: http://www.visitberlin.de/en/museum-pass-berlin

 

COMÉRCIO DE DOMINGO

Anota ai pra não esquecer: assim como em Frankfurt, lá em Berlin TODO o comércio fecha de domingo!

Farmácias, mercados e restaurantes também fecham! Talvez você encontre um ou outro aberto em uma área mais movimentada, mas não é garantido.

Os shoppings ficam abertos, mas todas as lojas e restaurantes fechados!rs vai entender!

Por isso, programe-se e compre tudo o que vai precisar antes.

 

COMO COMPRAR ÁGUA em berlim?

Comprar água sem gás na Alemanha foi de longe nosso maior desafio!rsrs

Virou quase uma missão impossível, mas depois da quarta vez que compramos água com gás por engano, tomamos vergonha na cara, paramos de tentar adivinhar o que era e decidimos procurar o significado das palavras que mais apareciam nas embalagens e o principal, como se escrevia água sem gás!rs

Pra evitar que você passe pelo mesmo, seguem as principais palavras e sua tradução:

Água: Wasser

Água mineral: Mineralwasser

Gás: Kohlensäure : ao pé da letra quer dizer ácido carbônico

Água sem gás: Wasser ohne Kohlensäure- água SEM gás. OHNE significa SEM

Água com gás: Wasser mit Kohlensäure – água COM gás. MIT significa COM

 

BICICLETAS

Como a cidade é plana e toda adaptada para os ciclistas, você vai perceber que muita gente utiliza a bicicleta como meio de transporte.

Devido a isso, a gente que não está acostumado deve ter o máximo de atenção quando estiver andando nas calçadas, pois as ciclo faixas ficam em uma parte da calçada e por isso, de vez em quando invadimos sem nem perceber!rs. Além disso, tem que prestar atenção quando for atravessar, pois além dos carros, é preciso ver se não está vindo nenhum ciclista também.

 

SEGURANÇA

Como grande parte das cidades europeias, Berlim é muito segura, seja de dia ou à noite. Ninguém tem medo de usar o celular ou outro eletrônico, na rua ou no centro, e nem de andar a noite pela cidade.

Pra você ter uma ideia, enquanto aqui em São Paulo a gente tem medo de usar o celular no metrô, lá eu vi um menino usando seu macbook normalmente durante toda a viagem de metrô, sem receio algum!rs

Lógico que tem gente esperta em todo lugar, por isso, é importante ter o mínimo de atenção com seus pertences, principalmente nos lugares onde as pessoas se aglomeram e alguém pode furtar algo, mas perto do que estou acostumada, é tudo muito tranquilo!rs

 

E A GALERA QUE MORA LÁ É SIMPÁTICA?

Achei todo mundo muito educado e prestativo. Gostei bastante dos moradores de lá! Além disso, é impressionante como todo mundo fala inglês, até os mais velhos!rs

 

OS ANIMAIS SÃO SEMPRE BEM VINDOS

Em Berlim, assim como nas outras cidades alemãs em que passamos, percebemos como eles gostam de animais e todos são bem vindos em qualquer estabelecimento e meio de transporte.

É muito comum ter do lado de fora dos restaurantes, lojas e dentro dos shoppings, canequinhas com água e algumas com ração para os cachorros.

Além disso, eles podem andar junto com seus donos em todos os meios de transporte da cidade.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário

  1. Oi Fernanda!! Tudo bem?
    Tenho uma viagem com meu marido para Portugal/Espanha em outubro e achei seu site… MARAVILHOSO! Conteúdo excelente e muito bem organizado.
    Gostaria da sua opinião para a Espanha – ficaremos 7 dias (inteiros) em Madri. Pretendo ir a Ávila, Toledo e (depois de ler seu site) Segóvia. Caso for passar a noite em uma delas, considerando as atrações/restaurantes/barzinhos, qual você recomendaria? Alguma das três achou dispensável?
    Obrigada desde já

    Um beijinho