ROTEIRO DE 2 DIAS EM FRANKFURT + INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIDADE

frankfurt

 

Post atualizado em 20/11/2017.

 

Entre setembro e outubro de 2016, aproveitei as férias e junto com o marido passei 20 dias explorando o Leste Europeu!

Frankfurt foi onde iniciamos nossa viagem, depois de lá passamos por mais 2 cidades alemãs e outros 5 países.

Se quiser acompanhar todo o nosso roteiro é só dar uma olhadinha neste post: Roteiro de 20 dias pelo Leste Europeu.

 

FRANKFURT

Frankfurt am Main, mais conhecida como Frankfurt é a quinta maior cidade da Alemanha.

Considerada o maior centro financeiro da Europa continental, lá está a sede de importantes empresas, como: o Banco Central Europeu, o Banco Federal Alemão e a Bolsa de Valores de Frankfurt.

O Aeroporto de Frankfurt é um dos mais movimentados de todo o mundo e a Estação Central de Frankfurt (Hauptbahnhof- HBF) é um dos maiores terminais de trens da Europa.

Se você está na dúvida se aproveita suas horas de escala para conhecer a cidade ou se passa alguns dias por lá, eu indico que sim!

Nem que seja por algumas horas, passar um tempo em Frankfurt é uma ótima escolha!

A cidade é uma graça, ao mesmo tempo em que é toda moderna com arranha céus de entortar o pescoço, ela tem uma parte antiga, mais histórica, com construções bem tradicionais alemã. Além disso, tem o rio Main que corta a cidade e deixa ela ainda mais encantadora!

Bora!?

frankfurt frankfurt frankfurt frankfurt frankfurt frankfurtfrankfurt frankfurt frankfurt

 

Período da Viagem E ROTEIRO

Estive em Frankfurt do dia 24/09/16 a 26/09/16. Cheguei à cidade lá pras 15h e no dia 26 fui embora por volta das 14h. Considero que fiquei 2 dias na cidade.

Chegada – 24/09 – sábado

Roteiro 1º dia: 25/09 – domingo- Paulskirche + Romerberg + Catedral de São Bartolomeu +Ponte de Ferro + Rio Main + Kleinmarkthalle + Rua Zeil + Shopping My Zeil

Roteiro 2º dia: 26/09- segunda- Opernplatz + Prédio da Ópera + EuroTower + Main Tower

Achei que esses dois dias foram suficientes para conhecer a cidade, porém, caso pretenda entrar nos museus, dependendo de quantos for visitar, sugiro acrescentar mais 1 ou 2 dias ao seu roteiro.

 

O QUE PRECISA PARA VIAJAR?

-Passaporte válido por pelo menos mais de 3 (três meses) de validade a contar da data de saída da Europa. Permanência de até 90 dias.

-Seguro Viagem – é obrigatório em Frankfurt.

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

  • Idioma

Alemão, mas pode ir tranquilo, porque todo mundo fala inglês por lá.

 

  • Moeda

Euro

 

  • Fuso Horário

A diferença oficial entre o Brasil (horário de Brasília) e a Alemanha é de 4 horas a mais na Alemanha.

Devido ao horário de verão tanto no Brasil quanto na Alemanha, essa diferença pode mudar dependendo do mês:

-Abril, Maio, Junho, Julho, Agosto, Setembro e Outubro = 5 horas a mais na Alemanha

-Durante as duas últimas semanas de Outubro = 4 horas a mais na Alemanha.

-Novembro, Dezembro, Janeiro, Fevereiro e Março = 3 horas a mais na Alemanha.

 

  • Transporte:

Opção de transporte é o que não falta por lá: U-Bahn (metrô), S-Bahn (metrô de superfície), tram (bondinho) e o ônibus.

Dá pra ir pra todos os pontos do roteiro utilizando apenas o transporte público, que é super eficiente, moderno e pontual.

Falo tudo sobre os transportes, neste post: Transporte em Frankfurt– Dicas, Horários, Tipos de Transportes e Bilhetes.

 

  • Voltagem e Tomadas:

Todas as tomadas são 220V – 50Hz e tem 2 furos redondos, conforme a foto abaixo.

tomada

 

 

CLIMA

No período em que estive na cidade já era outono, mas ainda estava com cara de verão!rs Peguei dias com bastante sol e muito calor.

frankfurt

O outono começa a partir da segunda quinzena de setembro e vai até a primeira quinzena de dezembro.

Mais para o começo de outubro, a temperatura começa a baixar, ficando em torno de 5ºC a 15ºC e é ai que a chuva entra em cena! Esse é o período do ano em que mais chove.

Primavera: começa em março e vai até o início de junho. Esse é um ótimo período pra conhecer a cidade, pois o clima é ameno, podendo chegar até 20ºC e a cidade fica toda florida. Nesse período podem ocorrer algumas chuvas.

Verão: tem início em junho e termina no começo de setembro. A temperatura pode chegar até 25ªC. O bom do verão, é que os dias são mais longos já que começa a escurecer lá pra 20:30h – 21h.

Inverno: começa no final de dezembro e vai até março, sendo janeiro o mês mais frio, podendo chegar a -1ºC. Se estiver na cidade durante este período, programe-se pra acordar mais cedo, pois começa a escurecer por volta das 17h e para conhecer algum Mercado de Natal na cidade.

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

O Centro de Informações Turísticas fica localizado na Romerberg ao lado da Prefeitura.

centro de informações frankfurt

Informações Importantes:

Endereço: Römerberg 27

Como chegar:

U-bahn (metrô) – linhas U4 ou U5 – Dom/Römer

Tram 11 – Romer/ Paulskirche

 

 

COMÉRCIO DE DOMINGO

Anota ai pra não esquecer: lá em Frankfurt TODO o comércio fecha de domingo! É estranho, mas faz sentido né!

Farmácias, mercados e restaurantes também fecham! Talvez você encontre um ou outro aberto em uma área mais movimentada, mas não é garantido. Nós mesmos não encontramos nenhum mercado aberto e tivemos dificuldade em achar um restaurante, por isso, acabamos jantando no hotel.

Os shoppings ficam abertos, mas todas as lojas e restaurantes fechados!rs vai entender!

Por isso, programe-se e compre tudo o que vai precisar antes.

 

 

COMO COMPRAR ÁGUA

Comprar água sem gás na Alemanha foi de longe nosso maior desafio!rsrs

Virou quase uma missão impossível, mas depois da quarta vez que compramos água com gás por engano, tomamos vergonha na cara, paramos de tentar adivinhar o que era e decidimos procurar o significado das palavras que mais apareciam nas embalagens e o principal, como se escrevia água sem gás!rs

Pra evitar que você passe pelo mesmo, seguem as principais palavras que você encontrará nas embalagens e sua tradução:

Água: Wasser

Água mineral: Mineralwasser

Gás: Kohlensäure – ao pé da letra quer dizer ácido carbônico

Água sem gás: Wasser ohne Kohlensäure- água SEM gás. OHNE significa SEM

Água com gás: Wasser mit Kohlensäure – água COM gás. MIT significa COM

 

 

BICICLETAS

Como a cidade é plana e toda adaptada para os ciclistas, você vai perceber que muita gente utiliza a bicicleta como meio de transporte.

Devido a isso, a gente que não está acostumado deve ter o máximo de atenção quando estiver andando nas calçadas, pois as ciclo faixas ficam em uma parte dela e de vez em quando invadimos sem nem perceber!rs.

Além disso, tem que prestar atenção quando for atravessar, pois além dos carros, é preciso ver se não está vindo nenhum ciclista também.

 

 

SEGURANÇA

Como grande parte das cidades europeias, Frankfurt é muito segura, seja de dia ou à noite. Ninguém tem medo de usar o celular ou outro eletrônico no metrô, na rua ou no centro, e nem de andar a noite pela cidade. Eu que sou meia noiada (afinal vivo em São Paulo né!rs) no começo de toda viagem fico sempre alerta, mas depois vou entendendo como funciona a vida por lá e dou uma relaxadinha.

Lógico que tem gente esperta em todo lugar, por isso, é importante ter o mínimo de atenção, principalmente nos lugares onde as pessoas se aglomeram e alguém pode furtar algo, mas perto do que estou acostumada, é tudo muito tranquilo!rs

 

 

NÃO DEIXE DE EXPERIMENTAR

Quando estiver na cidade não deixe de experimentar uma bebida bem conhecida por lá, o Apfelwein.

frankfurt

 

Servido tradicionalmente na jarra de cerâmica azul chamada de “Bembel”, o Apfelwein é um vinho de maçã que você encontrará no cardápio da maioria dos restaurantes e nos mercados.

 

frankfurt
foto: http://www.fnp.de/

Eu comprei essa latinha da marca original pra provar. Peguei o sabor tradicional e sinceramente não gostei muito. Achei o sabor residual parecido com vinagre, sei lá, não gostei muito não, mas vale a pena provar.

Essa latinha de 500ml, custou € 1,90.

No restaurante um copo de 200ml de Apfelwein da mesma marca que eu comprei, era vendido por € 2,40.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário