ROTEIRO 2º DIA – LAGUNA ESMERALDA USHUAIA

Ushuaia

 

 

LAGUNA ESMERALDA

A Laguna Esmeralda é uma lagoa que se forma pelo desgelo do glaciar Ojo del Albino.

Para chegar até ela é necessário fazer uma trilha.

 

 

DÁ PARA FAZER A TRILHA POR CONTA PRÓPRIA OU PRECISA DE GUIA?

A trilha é fácil e muito bem sinalizada!

Se for no verão, não há necessidade de ter um guia ou fechar o passeio com agência de turismo. Dá para fazer sozinha(o) tranquilamente! Eu e meu marido fizemos e foi bem fácil.

Agora durante o inverno, devido a neve tudo fica mais complicado e perigoso, nesse caso, indico que você feche o passeio com alguma agência de turismo. Eu recomendo a agência Brasileiros em Ushuaia, fiz um passeio Navegação pelo Canal de Beagle com eles e adorei!

 

 

COMO CHEGAR – TRANSPORTE

Você pode ir até lá de carro, com uma agência de turismo, com um guia, de táxi ou por conta própria utilizando o serviço de van (chama transporte regular) que tem na cidade.

Nós fomos até lá com a van, pois íamos fazer a trilha por conta própria e esse era o serviço de transporte mais em conta.

Se quiser saber mais sobre ela, quais são os pontos turísticos, valores e mais, é só olhar este post: Transporte em Ushuaia – Como se locomover pela cidade?

Valor (2018) transporte regular (van) para Laguna Esmeralda (ida e volta): 350,00 pesos argentinos por pessoa

Caso vá de carro, há espaço para estacionar na entrada da trilha. É gratuito.

Laguna Esmeralda Ushuaia

 

 

SOBRE A TRILHA PARA A LAGUNA ESMERALDA

 

  • Valor da trilha (2018):

Gratuita

 

  • tempo de trilha:

Se for fazer a trilha por conta própria, minha sugestão é que você considere o tempo total desse passeio de no mínimo 5 horas:

2:30h para ir

2h para voltar

mínimo 30 minutos de descanso na lagoa.

Laguna Esmeralda Ushuaia

Indico esse tempo mínimo, pois além da caminhada você fará paradas para descansar, vai querer tirar fotos, comer alguma coisinha e depois ficar um tempo lá na lagoa.

 

 

MINHA EXPERIÊNCIA

Acordamos um pouco mais tarde nesse dia e depois do almoço seguimos para o local onde ficam as vans da cidade.

Pegamos a van das 12:30h. O trajeto entre Ushuaia e o local onde a gente inicia a trilha durou 30 minutos.

Chegando lá o motorista nos perguntou que horas a gente gostaria de retornar, a opção era às 17h ou às 19h. Escolhemos às 17h, mas se pudesse voltar, escolheria as 19h, para ter mais tempo e fazer a trilha com mais calma.

Iniciamos a trilha por volta das 13h – lembrando que era verão e por isso começa a escurecer lá pelas 22h. Se for no inverno, terá que fazer a trilha logo no início do dia pois escurece por volta das 16h.

Laguna Esmeralda Ushuaia

 

obs: a trilha é toda sinalizada por plaquinhas azuis que ficam nas árvores.

 

Laguna Esmeralda Ushuaia

 

Durante a trilha a gente vê: castoreiras, rios, lagos, pedras, lama e uma plantinha chamada turba fueguina.

 

Laguna Esmeralda UshuaiaLaguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia

 

A maior parte da trilha é plana, porém, há muita lama em algumas partes. Às vezes a gente consegue desviar pelo lado ou passar por um tronco caído e evitar a lama, mas em algumas partes é tipo impossível não sujar o pé!rs

 

Laguna Esmeralda Ushuaia

 

Há uma parte que tem uma subida tranquila, cheia de pedras nas laterais, ótimas pra sentar e dar uma descansada.

 

Laguna Esmeralda Ushuaia

 

Mais para o final da trilha há uma parte que é um campão aberto onde a gente não consegue ver direito a marcação e é tudo cheio de lama e turbas (plantas que parecem uma esponja, pois absorvem muita água)… nem preciso dizer que nessa hora a gente se divertiu com o desafio de tentar ir pelo melhor caminho evitando molhar o pés e se sujar de lama!rs

 

Laguna Esmeralda Ushuaia

 

Depois dessa parte a gente caminha mais um pouquinho e tchanãaan, lá está a Laguna Esmeralda!

 

Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia Laguna Esmeralda Ushuaia

 

Quando chegar lá, aproveite para descansar, fazer um lanchinho, apreciar a vista e tirar muitas fotos!

Na volta tivemos que ir meio que correndo, pois demoramos muito na vinda, já que a gente parou pra tirar foto e andamos um pouco devagar.

A van chegou no local onde havia nos deixado, pontualmente às 17h.

Chegando em Ushuaia, passamos no local onde está a placa da cidade, em seguida fomos até o mercado La Anónima e depois fomos para o Airbnb onde estávamos hospedados.

 

Laguna Esmeralda Ushuaia

 

 

DICAS MEGA IMPORTANTES:

  • Horário

Se você for até lá de van, na hora que o motorista combinar com você qual o horário da volta, escolha a opção mais tardia, no meu caso eu me arrependi de ter voltado às 17h ao invés das 19h. Se escolhesse as 19h, eu teria tido mais tempo e aproveitado mais.

Calcule o horário levando em consideração o tempo que você precisará para fazer a trilha (ida e volta) + o tempo que você descansará.

 

  • Roupa:

-Use roupas e acessórios confortáveis e quentes.

-Use camadas de roupas, pois a medida que a gente caminha começa a sentir calor e ai pode ir tirando as peças aos poucos;

-Use um calçado impermeável, pois tem muita lama na trilha! Uma bota de plástico é uma ótima opção;

-No inverno, agasalhe-se bem e use roupas e calçados apropriados para a neve;

Se quiser saber mais sobre que roupa usar em Ushuaia, dá uma olhadinha neste post: Que roupa levar para Ushuaia – Não pode faltar na mala.

 

  • Estrutura:

Não há nenhum tipo de estrutura por lá! Por isso:

-Leve uma mochila com lanches, água e remédios;

-Leve lanches prontos, nada que precise de fogo para esquentar ou preparar;

-Não se esqueça de recolher seu lixo e levá-lo de volta com você!

-Vá ao banheiro antes de pegar estrada até a trilha da Laguna Esmeralda.

 

  • Outros:

-Use um pedaço de galho ou bastonete durante a caminhada, te dará mais firmeza em algumas partes, principalmente as com lama!

-Na minha opinião, essa trilha é indicada para crianças maiores de 10 anos, pois a partir dessa idade ela não precisará de ajuda para passar pelos obstáculos (lamas, troncos caídos), aguentará andar mais tempo e não exigirá tantos cuidados.

-Acompanhe a previsão do tempo, pois se chover um dias antes de você fazer a trilha ou no dia, saiba que poderá encontrar pelo caminho muito mais lama! Se puder trocar de dia, será melhor.

 

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário

  1. Olá…. Não pretendo fazer o minitrekking e pelo que vi, o passeio só pelas plataformas, termina até a hora do almoço, certo?
    É possivel voltar para El Calafate, já na hora do almoço?
    Desde ja agradeço! 🙂

    1. Olá Marcelo, td bem?

      Essa informação vc deve alinhar com a agência com a qual vc fechar o passeio. Eles te informarão qual o horário de retorno para quem fará apenas a visita às plataformas. provavelmente será em torno do horário do almoço se vc fizer o passeio pela manhã.

      Além da agência com a qual eu fiz o passeio (indicada no começo deste post), uma outra agência que eu recomendo é a Brasileiros em Ushuaia. Inclusive, como todo o atendimento é feito por brasileiros, vc pode tirar dúvidas sobre esse passeio por e-mail se quiser. Aqui no site deles vc consegue ver todos os passeios e conferir a informação sobre cada um deles, inclusive preço.

      Espero ter te ajudado!