ROTEIRO 2º DIA EM VIENA

Palácio Imperial de Hofburg

 

Post Atualizado em 15/07/2018.

 

Roteiro: Michaelplatz / Palácio Imperial de Hofburg / Peterskirche – Igreja de São Pedro / Rua Graber / Pestsäule / Stephansdom / Hoher Markt / Judenplatz – Praça Judaíca / Am Hof / Wiener Staatsoper – Ópera

 

Meios de transporte utilizados:

Iniciei esse roteiro pegando o metrô até a estação Herrengasse – linha U3 laranja. Descendo na estação, caminhei uns 3 minutos até o primeiro ponto a ser visitado, a Michaelplatz.

Daí em diante conheci os outros pontos turísticos a pé, pois ficam próximos um dos outros. Fiz isso até chegar a praça Am Hof.

De lá, para chegar ao último ponto deste roteiro, a ópera, eu peguei um metrô na estação Herrengasse – linha U3- laranja até a estação Karlsplatz – linhas U1 (vermelha), U2 (roxa) ou U4 (verde).

 

 

Michaelplatz

A Michaelplatz é a praça localizada em frente ao Palácio de Hofburg.

Além do palácio, a praça é rodeada por construções muito maravilhosas, entre elas está o Loos Haus um dos primeiros edifícios modernos em Viena e no centro dela há algumas ruínas romanas.

ruínas romanas ruínas romanas Viena

Informações Importantes:

Endereço: Michaelerplatz ,1010 Wien

Como chegar: metrô linha U3 estação Herengasse

 

 

Palácio Imperial de Hofburg – Museu Sissi, os Apartamentos Imperiais, o Museu da Prataria

Parada obrigatória quando você estiver na cidade, o Palácio Imperial de Hofburg foi o centro político da monarquia.

Palácio Imperial de HofburgPalácio Imperial de HofburgPalácio Imperial de HofburgViena

 

O palácio que possui mais de 2.600 salas e ocupa uma área de 20 hectares, era utilizado como residência de inverno pelos Habsburgos, família real europeia que foi uma das mais importantes e influentes da história da Europa do século XIII ao século XX.

Pra você ter uma noção, faziam parte dessa família: Maria Antonieta (aquela que se casou com Luis XVI e um tempo depois se tornou rainha da França e morou em Versailhes) e Maria Leopoldina, que se casou com Dom Pedro I e por alguns anos foi imperatriz do Brasil.

 

Palácio Imperial de HofburgPalácio Imperial de Hofburg

A visita ao palácio contempla: os apartamentos Imperiais, a coleção de prataria do palácio e o museu sobre a imperatriz Sissi.

 

  • Coleção de Prataria do Palácio

A visita começa por aqui e se você for tipo eu que adora comprar louças pra casa, já vou logo avisando que você vai pirar nessa parte!rs

Pra você ter uma noção, eles faziam louças especiais pra cada evento, ou seja, tem bastante coisa pra ver e pra desejar!rs

Tem muito objeto datado, mas também tem muita coisa que a gente usaria facilmente hoje em dia.

Palácio Imperial de HofburgPalácio Imperial de HofburgPalácio Imperial de HofburgVienaVienaVienaVienaViena

 

  • Museu Sissi

O museu dedicado à imperatriz Elisabeth (conhecida como Sissi), tem por objetivo mostrar através de seus objetos pessoais, quem ela era de verdade, como era sua vida, sua personalidade e sua obsessão por beleza.

São mais de 300 objetos, como: luvas, joias, suas receitas de beleza, uma réplica do vestido que ela usou no baile antes de seu casamento, leques, uma réplica da carruagem imperial, entre outros.

Sissi era refém de sua beleza, vivia fazendo dietas malucas, passava dias só ingerindo líquidos, entre eles tomava o suco que sai da carne ao ser espremida! (dá nojo só de pensar!). Dedicava algumas horas penteando seus longos cabelos, fazia ginástica nos aparelhos que mantinha em seu quarto, entre outras coisas que garantissem sua beleza e magreza.

Mesmo dedicando grande parte do tempo à cuidar da si mesma, Sissi não ficou conhecida só por isso, mas também pelo seu gosto pela moda, paixão por cavalgadas e por ter vários amantes.

*Nessa parte do museu não é permitido tirar fotos.

 

  • Apartamentos Imperiais

Essa é a parte que eu mais gosto de conhecer nos palácios!rs Acho incrível poder ver de pertinho como a monarquia vivia, como era a decoração e objetos da época, entre outras curiosidades.

*Nessa parte do museu não é permitido tirar fotos.

 

  • Café Hofburg

Logo na entrada do Museu Sissi e dos Apartamentos Imperiais, há um café. Você pode passar lá antes ou depois da visita.

Site Oficial: http://www.cafe-hofburg.at/en/

 

Informações Importantes sobre o Palácio Imperial de Hofburg:

Endereço: Michaelerkuppel, A-1010 Wien

Como chegar: metrô linha U3 estação Herengasse

Valor 2018 – (preços válidos de 15 de Março de 2017 a 14 de Março de 2019):

Os valores incluem audioguia

Adulto: 13,90 euros / Crianças (6 a 12 anos): 8,20 euros / Estudantes (19 a 25 anos): 12,90 euros

Existe um outro tipo de ticket disponível, chamado Sissi Ticket. Ele contempla a visita ao Palácio de Hofburg, Palácio de Schönbrunn e uma visita a Coleção Imperial de Móveis.

Todas as informações sobre este ticket estão aqui.

Dias e Horários de Funcionamento:

Diariamente, inclusive nos feriados.

Setembro a Junho das 9h às 17:30h – a bilheteira fecha às 16:30h. A visita à Coleção de Prataria é possível até às 17h.

Julho e Agosto 9h às 18h – a bilheteira fecha às 17h. A visita à Coleção de Prataria é possível até às 17:30h.

Site Oficial do palácio: http://www.hofburg-wien.at/en/plan-your-visit/directions.html

 

 

Peterskirche – Igreja de São Pedro

Igreja barroca erguida pela Irmandade da Santíssima Trindade.

Peterskirche VienaViena

 

Anteriormente ali existia a primeira igreja católica de Viena, que mais tarde foi substituída por outra em estilo românico com três naves. Esta última foi destruída por dois incêndios sucessivos e cedeu lugar a igreja que a gente encontra lá hoje, construída em 1733.

 

Palácio Imperial de HofburgViena

Informações Importantes:

Endereço: Petersplatz ,1010 Wien

Como chegar: metrô linhas U1 e U3 estação Stephansplatz

Dias e Horários de Funcionamento:

2ªF a 6ªF das 7h às 20h

Sábado, Domingo e Feriados das 9h às 21h

Visitas Guiadas:

Ocorrem entre 9h às 10h e 13h -15h

Site Oficial: http://www.peterskirche.at/tourismusinfo/

 

 

Rua Graben

A Graben é uma das ruas comerciais mais populares de Viena. Ela fica na região central da cidade e é aberta apenas para pedestres.

Por lá você vai encontrar muitas lojas de roupas, restaurantes e outros tipos de comércios.

Aproveite pra admirar a beleza dos prédios que ficam ao redor e claro, não deixe de passar pela Pestsäule.

viena Viena Viena Viena Viena

 

 

Pestsäule – Coluna da Santíssima Trindade

A Pestsäule é uma coluna da Santíssima Trindade que está localizada em uma das partes da rua Graben.

Viena

Em 1679, Viena foi visitada por uma das últimas grandes epidemias de peste. Fugindo da cidade, o imperador dos Habsburgo Leopoldo I jurou erguer uma coluna de misericórdia se a epidemia terminasse.

A coluna foi inaugurada em 1693 e até hoje é um dos monumentos mais conhecidos e importantes de Viena.

Informações Importantes:

Endereço: Graben, 1010 Wien, Áustria

 

 

Stephansdom – Catedral de Santo Estevão

Símbolo de Viena e considerado o edifício gótico mais importante da Áustria, a Catedral de Santo Estevão contém uma série de tesouros artísticos, alguns dos quais podem ser vistos em um passeio guiado: o túmulo do imperador Friedrich III, o altar de Viena Neustadt, as catacumbas, o Pummerin – o maior sino da Áustria, entre outros.

Stephansdom Viena

 

A Catedral foi muito danificada pelo fogo no final da Segunda Guerra Mundial, porém com a ajuda das pessoas, foi reconstruída em apenas sete anos.

A parte externa da catedral, principalmente o telhado, é um dos mais bonitos que eu já vi! São 230.000 azulejos de vidro, que formam um mosaico de uma águia de duas cabeças.

 

VienaViena

 

Quando a gente vai chegando mais perto e começa a ter noção da grandeza e beleza daquele lugar, é de arrepiar! Ooo construção bonita!

 

Viena

 

  • TORRES DA CATEDRAL

O ponto alto da visita à igreja é conhecer a torre de onde se pode ver melhor o telhado.

Quando eu estava montando meu roteiro, não vi ninguém falando que existiam duas torres acessíveis na igreja, e que só uma delas oferecia “a vista” do telhado…pois bem, quando chegamos lá vimos um local com uma bilheteria de acesso a torre e compramos o bilhete.

Lá fomos nós subir 343 degraus até chegar ao topo. Sério, essa foi a pior escada de todas!!!rs Além de não acabar nunca, ela era estreita e em formato de caracol, até na hora de descer foi ruim.

Depois de toda a canseira, veio à decepção, era uma torre toda fechada, só dava pra ver o telhado pelo vidro da janela.

Viena Stephansdom Viena Viena Viena Viena

Achei estranho, pois nas fotos que eu tinha visto de lá, era tudo aberto e dava pra ver super bem os detalhes do telhado.

Não conseguia entender, por isso perguntamos para o atendente que ficava lá em cima, se havia outra torre além daquela, e o indiano mal humorado, respondeu que não!!! #queraivadessecara

Depois da visita mais decepcionante de todas, descemos e perguntamos pro cara da bilheteria se havia outra torre e ele respondeu que sim!!!

Pegamos todas as informações com ele e fomos até a torre que eu realmente gostaria de conhecer! Ela é a Torre Norte (Nord Turm), a outra que eu tinha ido antes é a Torre Sul (Steff).

 

  • Nord Turm (Torre Norte)

É a partir dessa torre que você conseguirá ver os detalhes e a beleza do telhado da igreja, além disso, de lá é possível ter uma vista linda da cidade.

Viena Viena VienaViena Viena

O bilhete para subir na torre, deve ser comprado na bilheteria que fica dentro do templo. Isso mesmo, você tem que entrar na igreja e do seu lado esquerdo, mais para o meio do templo haverá uma entradinha, ali é a bilheteria.

Ao comprar o bilhete, você aguarda na fila pra pegar o elevador. Sim, essa torre possui acesso por elevador!rs

Valor 2018: 5,50 euros.

 

  • Sud Turm (Torre Sul)

Não preciso falar mais nada pra você entender que subir nessa torre é a maior furada né?!rs Não vale a pena o esforço! Eu indico ir só na torre Norte.

Acesso feito somente por escadas (343 degraus do mal. rs).

Valor 2018: 4,50 euros.

 

Informações Importantes sobre a catedral:

Endereço: Stephansplatz , 1010 Wien

Como chegar: metrô linhas U1 e U3 estação Stephansplatz

Dias e Horários de Funcionamento:

2ªF a sábado das 6h às 22h.

Domingos e Feriados das 7h às 22h

Site Oficial: http://www.stephanskirche.at/index.jsp?langid=2&menuekeyvalue=2

Visitas guiadas

Além do templo e da torre, é possível fazer uma visita guiada pela igreja.

Todas as informações estão aqui.

 

 

Hoher Markt

A Hoher Markt é a praça mais antiga de Viena. Além de ser um lugar histórico e de grande importância pra cidade, é lá que fica o famoso relógio Ankeruhr.

Viena Viena

 

O relógio, que é do período de 1911-14 foi projetado por Franz von Matsch, em estilo art nouveau e possui 7 metros de altura por 10 metros de largura.

 

Viena Viena Viena Viena

As figuras que aparecem no relógio são personalidades austríacas famosas.

A cada hora cheia muda o personagem e ao meio-dia, os doze personagens se movem pela ponte ao som de músicas clássicas de várias épocas.

Informações Importantes:

Endereço: Hoher Markt , 1010 Wien

Como chegar: metrô linhas U1 e U3 estação Stephansplatz

 

 

Judenplatz – Praça Judaíca

É uma praça da cidade onde a comunidade judia se estabeleceu em Viena, na Idade Média.

Em 1421, a pedido do duque Albrecht V. os judeus foram perseguidos, mortos, presos, torturados e expulsos de Viena.

Viena

 

Hoje a praça se tornou um grande memorial, podendo ser encontrado por lá: uma estátua de Gotthold Ephraim Lessing (poeta alemão), o Museum Judenplatz (museu Judaíco que possui achados arqueológicos de uma das maiores sinagogas medievais da Europa) e o Judenplatz Holocaust Memorial.

 

Viena Viena Viena Viena

Apesar de ter elementos que relembre períodos tristes da história dos judeus austríacos, eu achei essa uma das praças mais lindas da cidade. As construções ao redor, o tamanho dela, o café com mesinhas pra fora, tudo ali é muito bonito.

 

 

Judenplatz Holocaust Memorial

O memorial, todo feito em concreto, representa uma biblioteca.

O que chama a atenção neste memorial, é que a parte onde folheamos os livros está virada para fora, ou seja, eles foram colocados na estante da forma contraria a que a gente esta acostumado.

VienaJudenplatz – Praça JudaícaViena

 

Em um degrau de concreto, estão escritos os nomes dos 41 lugares para onde os judeus austríacos foram levados durante o governo nazista. A biblioteca “sem nome” possui uma entrada simbólica que não é acessível.

 

Viena Judenplatz – Praça Judaíca Judenplatz – Praça Judaíca

Entre os nomes, estava o do campo de concentração que eu tive a oportunidade de conhecer em Berlim. Falo mais sobre essa visita, neste post: SACHSENHAUSEN – CONHECENDO UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO.

Informações Importantes:

Endereço: Judenplatz, 1010 Wien

Site Oficial do Museum Judenplatz (Museu Judaíco): http://www.jmw.at/en/visit

 

 

Am Hof – Praça

É uma linda e famosa praça repleta de monumentos.

Aproveitamos pra ficar descansando um tempo por lá e olha eu só posso dizer que fiquei passada com a beleza desse lugar. Tudo é lindo por ali!rs

VienaVienaViena

No século XII o duque Babenberg Henry II Jasomirgott construiu um castelo sobre as fundações romanas que existiam na praça.

O castelo era a residência dos duques de Áustria de 1156 até 1220. A praça na frente do castelo foi usada para várias funções, entre elas um mercado.

Alguns pontos de destaque da praça são:

 

  • Kirche am Hof

A Igreja Kirche am Hof foi fundada em 1386 pela Ordem Carmelita.

A fachada da igreja gótica foi reconstruída em 1662 pelo arquiteto italiano Carlo Carlone.

viena

Em 1806, depois de Napoleão ter ocupado Viena, o fim do Sacro Império Romano foi declarado a partir do balcão desta igreja.

 

  • Mariensäule

Em frente a igreja está a Mariensäule coluna que foi encomendada pelo imperador romano Ferdinand III para agradecer a Maria por repelir as forças suecas durante a Guerra dos Trinta Anos.

A coluna foi construída entre 1664 e 1667 após um projeto de Carlo Carlone. A coluna preta, coberta com uma estátua da Virgem Maria, é cercada por quatro querubins revestidos em armadura.

Viena

Os querubins lutam contra um leão, uma serpente, um dragão e um basilisco (uma criatura lendária) que representa a guerra, a heresia, a fome e a Peste.

 

  • Bürgerliches Zeughaus

Em frente a igreja fica o Feuerwehr Zentrale (central de bombeiros). O equipamento de incêndio costumava ser armazenado no adjacente Bürgerliches Zeughaus, originalmente construído em 1530 como um arsenal.

Viena

A fachada barroca foi adicionada em 1732 e mostra o escudo de Habsburgo e figuras alegóricas criadas pelo escultor italiano Lorenzo Mattielli.

Informações Importantes:

Endereço: Am Hof , 1010 Wien

Como chegar: metrô Herengasse – linha U3 laranja.

 

 

Wiener Staatsoper – Ópera

Da praça Am Hof seguimos de metrô para Wiener Staatsoper pra comprar os ingressos para assistir a ópera daquele dia.

Escrevi um post falando sobre como assistir à ópera pagando bem baratinho! Conto tudo aqui: COMO ASSISTIR UMA ÓPERA EM VIENA PAGANDO BARATO?

 

opera em viena

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário