ROTEIRO 2º DIA EM BUENOS AIRES

Buenos Aires

 

Roteiro: Feira de San Telmo + Parque Lezama + Igreja Apostólica Ortodoxa Russa + Pizzaria Kentucky + Casa Mínima + Mafalda + Plaza de Mayo + Ruas ao redor da Plaza de Mayo + Manzana de las Luces -Patio de Procuraduría de las Misiones + Catedral Primada de Buenos Aires + Casa Rosada + Museu da Casa Rosada + Puerto Madero + Reserva Ecológica Costanera Sur

 

Transportes Utilizados:

-metrô para ir do hotel até o ponto turístico número 1 do roteiro;

-metrô para ir ponto 13 até o nosso hotel;

-O restante do roteiro foi feito a pé.

 

 

1-Feira de San Telmo

O bairro de San Telmo é um dos mais antigos e tradicionais de Buenos Aires. Ele faz parte da área histórica da cidade e conserva grande parte de seu patrimônio arquitetônico, que pode ser visto através das ruas de paralelepípedos e casa baixas.

Outros destaques do bairro, são os seus bares, restaurantes, casas de tango e especialmente a variedade de antiquários.

Buenos AiresBuenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

 

No coração do bairro fica a praça Dorrego, que é onde acontece todo domingo, desde 1970, a feirinha de antiguidade ao ar livre mais importante da cidade e muito frequentada pelos turistas.

A feira é GIGANTE! Além das barracas que ficam na rua, alguns prédios onde funcionam antiquários também abrem as portas aos domingo, ou seja, se prepare pra caminhar bastante por lá e ver muita coisa bonita e interessante (#socorro! dá vontade de comprar tudo!rs)

 

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

DICA: chegue cedo, pois perto da hora do almoço a feira começa a lotar e ai fica um pouco ruim caminhar pelas ruas e ver as coisas nas barraquinhas sem ter que disputar espaço com outras pessoas.

Informações Importantes:

Endereço: Plaza Dorrego, Calle Defensa

Como Chegar: metrô estação San Juan- linha C – azul (em torno de 10 min de caminhada da estação de metrô até a praça Dorrego, que é onde começa a feira)

Valor (2018): entrada gratuita

Dias e Horários de Funcionamento:

Todos os domingos das 10h às 17h

 

 

2-Parque Lezama

Ainda no bairro de San Telmo, além da feira, a gente queria conhecer alguns outros pontos turísticos que ficavam por ali. No caminho até um desses pontos passamos pelo Parque Lezama.

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

O parque tem uma grande e bonita área verde que serviu como ponto estratégico pra gente dar aquela descansadinha depois de já ter andado um pouco pela feira.

Informações Importantes:

Endereço: Parque Lezama

Valor (2018): entrada gratuita

 

 

3-Igreja Apostólica Ortodoxa Russa

Ao lado do parque está a Igreja Apostólica Ortodoxa Russa, que tem uma fachada muita bonita.

Buenos AiresBuenos Aires

Entramos na recepção da igreja e ficamos olhando as pinturas na parede a decoração em geral, quando chegou uma senhora e perguntou se queríamos subir para o templo, pois estava havendo um culto. Dissemos que sim e ela já foi nos levando até lá.

Antes de entrar no templo, ela me deu um tecido para amarrar na cintura como se fosse uma saia e um lenço para colocar na cabeça. Meu marido não pode entrar no templo, pois estava de bermuda, mas ficou ali na porta onde dava pra ver um pouco.

Fiquei ali uns 10 minutinhos olhando o templo (que é bem bonito) e o culto deles que me pareceu bem diferente, não só por ser em russo, mas porque enquanto o celebrante falava, tinha gente rezando, gente falando, gente acendendo vela…enfim foi uma experiência bem interessante e diferente. Recomendo!

Informações Importantes:

Endereço: Av. Brasil, 315

Valor (2018): entrada gratuita

Informações sobre as visitas, aqui.

Site Oficial: http://www.iglesiarusa.org.ar/

 

 

4-Pizzaria Kentucky

Voltamos da catedral andando pela feira de San Telmo e no caminho cruzamos com a Pizzaria Kentucky. Paramos para almoçar ali.

Se quiser saber mais sobre o restaurante e outras dicas de lugares pra comer na cidade, é só olhar este post: Onde comer em Buenos Aires – Dicas de Restaurantes.

 

 

5-Casa Mínima

Outro ponto turístico interessante do bairro de San Telmo é a Casa Miníma, que possui a menor fachada comparada com as outras casas de Buenos Aires. São 2,5m de largura e 13 metros de profundidade.

Buenos Aires

Existem muitas lendas em torno da casa, uma delas é que era uma casa grandiosa e que anos depois devido a uma epidemia de febre amarela, os moradoras endinheirados deixaram o bairro e venderam as casas. Esta foi transformada em um cortiço para imigrantes, sendo dividida em três casa.

Eu conheci apenas o exterior da casa, mas se tiver interesse é possível fazer uma visita guiada, apenas para grupos fechados, através de agendamento pelo site turismo@elzanjon.com.ar

Informações Importantes:

Endereço: San Lorenzo 380

Site: http://www.elzanjon.com.ar/es

 

 

6-Mafalda

Mafalda é a personagem principal de uma série de tirinhas (sequência de quadrinhos que geralmente faz uma crítica aos valores sociais) criada pelo Cartunista Quino e publicada no jornal de 1964 a 1973.

Buenos Aires

Ela é uma menina que tem em torno de 6 anos, que odeia sopa, gosta dos Beatles e o desenho do Pica-Pau. Ela vive questionando o mundo à sua volta, principalmente no contexto dos anos 60, que é o período em que ela está. Ela tem uma visão mais aguçada do mundo, preocupa-se com a humanidade, questiona os problemas políticos entre outros assuntos que fazem parte do seu tempo.

A personagem ficou muito famosa na Argentina e no mundo, por isso, como forma de homenagem, há em uma parte de San Telmo, um banco com os personagens principais das tirinhas.

Informações Importantes:

Endereço: Av. Chile, 394

Valor (2018): gratuito

 

 

7-Plaza de Mayo

Seguimos andando pela Calle Defensa que é onde fica a maior parte das barracas da feira, até chegar na Plaza de Mayo.

Principal praça da cidade e a mais antiga, foi sempre palco de muitas manifestações políticas.

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

Ao redor dela estão importantes construções, como: o Cabildo Histórico, a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, o edifício do Governo da cidade de Buenos Aires e a casa central do Banco de la Nación.

Informações Importantes:

Endereço: Av. Hipólito Yrigoyen s/n

Como Chegar: metrô estação Plaza de Mayo- linha A – azul claro

Valor (2018): gratuito

 

 

8-Ruas ao redor da Plaza de Mayo

Conhecemos a praça e depois, meio sem rumo, andamos pelas ruas próximas a ela.

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

 

 

9-Manzana de Las Luces – Patio de Procuraduría de las Misiones

Nas andanças, passamos por acaso em frente a Manzana de Las Luces. Espaço que preserva alguns vestígios da Procuradoria de las Misiones (local de autoridade máxima dos jesuítas no país antes da expulsão). O espaço funciona hoje como um centro cultural e espaço para eventos.

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

Não tem nada de incrível pra ver lá, é apenas um pátio bonito. Aproveitamos que tinham alguns banquinho ali para dar uma descansada.

Informações Importantes:

Endereço: Calle Peru, 272

Valor (2018): gratuito

 

 

10-Catedral Primada de Buenos Aires

Voltamos para a Plaza de Mayo e conhecemos algumas das construções ao redor. Começamos pela Catedral Primada de Buenos Aires.

Principal igreja católica em Buenos Aires, teve seu prédio reconstruído por diversas vezes desde de sua inauguração no século XVI.

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

 

A construção atual é uma mistura de estilos arquitetônicos, com nave e cúpula do século XVIII e fachada neoclássica do século XIX. O interior mantém decoração neo-renascentista e neobarroca.

 

Buenos Aires Buenos Aires

A fachada da catedral é tão diferente que parece mais com a de um Panteão do que com a de uma igreja.

Informações Importantes:

Endereço: Calle Rivadavia s/n

Como Chegar: metrô estação Plaza de Mayo- linha A – azul claro

Valor (2018): gratuito

Site: http://catedralprimadabue.wixsite.com/buenosaires

 

 

11-Casa Rosada

Localizada em frente à Plaza de Mayo, a Casa Rosada é a sede da presidência da República Argentina. Recebeu este nome devido a cor externa do prédio. Em 1942 foi declarada Patrimônio Histórico Nacional.

Buenos Aires Buenos Aires

Fui até a Casa Rosada na esperança de conhecer seu interior, pois nas minhas pesquisas pré-viagem eu tinha lido que todo domingo (sábado e feriados) acontecem por lá visitas guiadas gratuitas.

Esqueci de confirmar essa informação no site deles e só chegando lá foi que eu descobri que pra fazer a visita você tem que agendar um dia e horário com antecedência pelo site : (

Até cheguei a olhar o site na hora, mas não tinha horário nem para aquele dia e nem para os dias seguintes.

Por isso, se quiser fazer a visita, é necessário agendar pelo site com 15 dias de antecedência.

Informações Importantes:

Endereço: Calle Rivadavia s/n

Como Chegar: metrô estação Plaza de Mayo- linha A – azul claro

Visita Guiada:

Dias e Horários:

Sábado, Domingo e Feriados das 10h às 18h

Tours em Inglês: Sábado, Domingo e Feriados às 12:30h e 14:30h

Valor visita (2018): gratuita

Site para agendar: https://visitas.casarosada.gob.ar/

 

 

12-Museo da Casa Rosada

O Museu da Casa Rosada possui um acervo com peças desde o período hispânico até os presidentes argentinos.

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

 

A parte que achei legal foi a exposição dos itens usados pelos presidentes do país, como a cadeira presidencial, o bastão e a faixa presidencial, carruagens, livros e outros objetos.

 

Buenos Aires Buenos Aires

Informações Importantes:

Endereço: Av. Hipólito Yrigoyen 219

Como Chegar: metrô estação Plaza de Mayo- linha A – azul claro

Dias e Horários de Funcionamento:

De 4ªF a Domingo das 10h às 18h horas.
Fechado 2ªf e 3ªF

Valor (2018): gratuito

Site: http://catedralprimadabue.wixsite.com/buenosaires

 

 

13-Puerto Madero

Durante duas décadas a região de Puerto Madero foi toda revitalizada, tornando-se hoje um dos lugares mais bonitos da cidade.

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

 

Por lá estão muitos arranhas céus, hotéis luxuosos, restaurantes, barzinhos e alguns monumentos como: a Puente de la Mujer do arquiteto espanhol Santiago Calatrava e a Fragata Presidente Sarmiento, o primeiro navio da Argentina que atualmente funciona como um museu.

 

Buenos Aires Buenos Aires Buenos Aires

 

Caminhar por lá é uma delícia!

 

Buenos Aires Buenos Aires

Informações Importantes:

Endereço: Puerto Madero

Valor (2018): gratuito

 

 

14-Reserva Ecológica Costanera Sur

A Reserva fica entre Puerto Madero e o Rio da Prata.

Buenos Aires Buenos Aires

Informações Importantes:

Endereço: Reserva Ecológica Costanera Sur

Valor (2018): gratuito

 

 

MAPA

Veja aqui por onde eu passei neste 2º dia em Buenos Aires.

Buenos Aires

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário