QUE ROUPA USAR PARA CONHECER AS CATARATAS DO IGUAÇU? – O QUE NÃO PODE FALTAR NA MALA!

cataratas do iguaçu

 

Post atualizado em 18/06/2018.

 

 

Quando fui montar minha mala de viagens pra Foz do Iguaçu fiquei com uma mega dúvida sobre o que levar pra vestir no parque das cataratas (tanto o brasileiro quanto argentino), afinal são muitas coisas pra considerar né (molha ou não molha?, faz muito sol?, caminha muito?!). Pesquisei bastante sobre isso antes de viajar e mesmo assim, não acertei 100% na minha escolha.

Mas, agora que fui para lá e senti na prática como funciona a dinâmica dos parques e o clima, montei uma lista com dicas valiosas sobre a roupa, acessórios e itens que eu considero ideais (vai por mim, com eles não tem erro!rs) pra usar no passeio das cataratas. Aproveitei também e respondi as principais dúvidas sobre isso, ó só:

 

 

DÚVIDAS:

-Ao andar pelo parque, a gente se molha muito?

Durante o passeio (tanto no parque do lado brasileiro quanto no argentino), tem algumas partes em que você fica mais próximo das cataratas e que molha bastante mesmo usando capa de chuva.

Se você optar por não chegar perto nessas partes, não precisa ir com a roupa que eu vou sugerir, pode apenas ir com uma roupa leve que seja confortável.

Se for fazer o passeio de barco, saiba que molha muuuuuito.

 

-É necessário levar uma troca de roupa?

Quando eu fui conhecer os parques, preferi ficar com a roupa molhada mesmo, porque tava tanto mais tanto calor, que a roupa molhada dava uma refrescada e acabava secando rapidinho!rs.

Agora se você for para lá no inverno ou num dia que esteja frio, eu diria que você TEM que levar uma troca de roupa, inclusive meia.

Além disso, se for fazer o passeio de barco, pra não passar frio, sugiro que seja a última coisa que você faça. Assim, na hora que sair do passeio, já troca a roupa e pode ir embora quentinho. Outra vantagem de deixar o passeio por último, é que você elimina o peso extra de ter que ficar carregando roupa molhada na mochila enquanto conhece o parque,

Acho a troca de roupa válida:

-se quando você for tiver estiver frio;

-se na hora que for sair do parque for pra outro passeio ou vai aproveitar a noite na cidade argentina;

-se deixou o passeio de barco ou outro que molha por último e não quer pegar a estrada de volta molhado.

 

 

DICAS:

 

1-CONFORTO

Primeiro de tudo: escolha roupas CONFORTÁVEIS que permitam o movimento do corpo e que mesmo molhadas, ainda continuem CONFORTÁVEIS!

 

2- PARTE DE CIMA:

  • Dias Quentes

Use uma blusa regata ou com manga curta dessas de fazer esporte, sabe? Que deixa o corpo respirar e absorve o suor. Na época que eu fui era verão e tava muito muito quente, por isso, se for nesse período e quiser se proteger mais do sol, indico usar uma blusa dessas de esporte só que de manga comprida

-Para as mulheres: use biquíni/maiô ou um top por baixo da blusa. O bom de usar uma roupa de banho por baixo, é que quando molha fica mais confortável e também seca mais rápido, até se você quiser, pode tirar a blusa e ficar só com a parte de cima do biquíni (como tava muito calor quando eu fui, vi muitas mulheres circulando assim pelo parque).

Roupas de esporte
foto: www.decathlon.com.br/‎

 

  • Dias Frios

Se for para o parque no período do inverno ou talvez pegue um dia em que o tempo “virou” e você viu na previsão que fará frio, evite usar casacos ou blusas que sejam muito volumosos ou pesados, pois se der calor durante as andanças pelos parques, eles podem ser ruins pra carregar na mão ou mesmo pra guardar na mochila.

Prefira casacos leves, mas que esquentem e que tenham touca. Melhor ainda se eles forem daqueles que cortam o vento e protegem da chuva. Coletes também são uma opção legal para usar junto com uma blusa de frio.

roupa de frio de ginástica
fotos: www.decathlon.com.br

 

 

3- PARTE DE BAIXO:

  • Dias Quentes

Use um shorts de fazer esporte, daqueles larguinhos de corrida sabe? Eles são confortáveis e por terem um tecido leve secam rapidinho. Além disso, não ficam pesados ou incomodando quando ficam molhados. Eu fui de shorts jeans, que era confortável, mas por ser um tecido mais grosso, demorou um pouco pra secar e ficou pesado.

-Os homens podem usar o shorts de fazer esporte ou aquelas bermudas próprias pra usar na praia ou na piscina, que também tem um tecido mais leve e secam rápido.

Mulheres: use a parte de baixo do biquíni

Homens: use uma sunga por baixo do shorts

Roupas de esporte
foto: www.decathlon.com.br/‎

 

  • Dias Frios

Use uma calça com tecido que permita o movimento das pernas e seja confortável. Pode ser uma calça esportiva, uma calça jeans ou de outro tecido que lhe traga conforto e proteja do frio.

calça de ginástica
fotos: www.adidas.com.br

 

 

4- CALÇADO:

  • Dias Quentes

-Tênis é o melhor calçado pra usar lá. Além de ser o que dá mais segurança, ele protege dos pisões no pé!rs.

Para evitar que o pé molhe muito, um tênis de couro ou tecido sintético pode ser uma boa opção, já que ele não deixa a água passar.

tênis esportivo
foto: www.adidas.com.br

 

  • Dias Frios

Tênis ou Galocha

As galochas são uma opção legal para os dias frios, porque protegem muito bem os pés, eles não ficam molhados e ela esquenta bem por ser de borracha.

-Nem pense em ir usando sapato de salto! Não rola mesmo! Lá se anda muito e as passarelas são todas furadinhas!

-Acho chinelo, sandália super arriscado, principalmente no parque argentino que anda bastante e tem muitas partes com escadas estreitas e escorregadias. Como molha o pé, é fácil fácil escorregar usando um calçado mais aberto.

-Crocs também pode ser uma outra opção, mas mesmo assim não dá a mesma firmeza que o tênis.

roupa de frio
foto: pinterest

 

5-CHAPÉU/BONÉ:

A gente anda muito dentro dos parques, principalmente o argentino. Se pegar um dia de muito calor, saiba que você vai andar o tempo todo debaixo do sol, por isso, um chapéu ou um boné é tipo item obrigatório!rs

 

6-CAPA DE CHUVA:

É possível comprar dentro do parque, mas com certeza vai ser bem mais caro lá dentro, por isso, já leve na mochila.

Elas também são boas pra proteger as mochilas ou bolsas.

 

7-MOCHILA:

Principalmente pras mulheres que geralmente usam bolsa, nesse caso a melhor opção é levar uma mochila. Além de caber bastante coisa, é bem mais prática de carregar.

 

8-PROTETOR SOLAR:

Indispensável! tem que levar na mala e repassar sempre.

 

9-REPELENTE:

Eu não tive problema com mosquitos lá, mas Foz do Iguaçu teve muitos casos de dengue, então não dá pra bobear, tem que levar na mala.

 

10-ÓCULOS DE SOL:

Não pode faltar!

 

11-ÁGUA E LANCHE:

Dentro dos parques tem lanchonetes, mas tudo lá é inflacionado, custa muito caro (falei sobre isso aqui), por isso, recomendo que você leve água e lanche.

-Parque argentino: lá é possível encher a garrafinha durante o passeio, pois tem várias torneiras com água potável espalhadas pelo parque. Como o passeio lá dura o dia todo, lembre-se de comprar uma quantidade de lanches adequada pra esse período.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário

  1. Parabéns !!!!! Estou indo para Foz em novembro e ficarei hospedado no Hostel Che Lagarto e estava procurando informacoes de como se locomover de transporte publico e achei o seu blog; post maravilhoso, com riquezas de detalhes, muitissimo obrigado por compartilhar conosco a sua experiencia.