ROTEIRO DE 1 DIA EM PUNTA ARENAS + INFORMAÇÕES GERAIS

punta arenas

 

 

Em março de 2017 aproveitei as férias e passei 20 dias explorando alguns destinos Argentinos e Chilenos, entre eles está Punta Arenas.

Comecei a viagem conhecendo Buenos Aires e de lá segui para Ushuaia, El Calafate, Puerto Natales, Torres del Paine, Punta Arenas e Atacama.

Se quiser saber em detalhes como ficou meu roteiro completo, quais transportes eu utilizei, quantidade de dias em cada local e mais, é só ver este post: ROTEIRO DE 20 DIAS BUENOS AIRES, PATAGÔNIA ARGENTINA/CHILENA E ATACAMA.

 

Siga o @lavaiela_pelomundo no Instagram e acompanhe em tempo real todas as dicas dos lugares por onde passei!

 

 

Punta Arenas

Fundada em 1848, Punta Arenas é a capital da região de Magalhães e também a capital da patagônia chilena.

Punta Arenas é pequena e não possui grandes atrativos, mas acaba recebendo muitos turistas, pois é a cidade da patagônia chilena que possui um aeroporto com voos direto para Santiago. Além disso, a cidade também recebe chilenos e argentinos que vivem na região patagônica, pois possui uma zona franca onde os produtos vendidos são livres de impostos.

punta arenas ruas de punta arenas ruas de punta arenas punta arenas ruas de punta arenasruas de punta arenas

 

 

ROTEIRO DE 1 DIA EM PUNTA ARENAS

 

  • 25/03/17 – Sábado – CHEGADA

Chegamos na cidade por volta das 11:30h. Como nosso hotel ficava perto do terminal de ônibus onde desembarcamos, fomos andando até lá.

Após fazer o check-in no hotel, seguimos para o centro da cidade para conhecer os principais pontos turísticos.

 

Chegue no seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u! Use o cupom RBBVGRATIS  e ganhe frete grátis (válido somente para a opção frete normal).

 

 

PLAZA DE ARMAS

Principal praça da cidade, no seu centro está um monumento de bronze dedicado a Hernando de Magallanes, doado pelo rico José Menéndez, como reconhecimento do quarto centenário da descoberta do estreito de magalhães e ao redor da praça, prédios de grande importância histórica para a cidade.

plaza de armas punta arenas chile plaza de armas punta arenas chile plaza de armas punta arenas chile plaza de armas punta arenas chile plaza de armas punta arenas chile

 

Na praça há também alguns expositores que vendem artesanato local.

 

plaza de armas punta arenas chile plaza de armas punta arenas chile

 

 

MERCADO MUNICIPAL

Lá são vendidos peixes e frutos do mar frescos, que podem ser degustados nos restaurantes que ficam dentro do mercado.

Ali também você encontra lojas de artesanato.

Informações Importantes:
Endereço: Av. del Estrecho 1465.

mercado municipal de punta arenas

 

 

 

AVENIDA COSTANERA

A Avenida Costanera é uma das principais da cidade. Por toda a sua extensão é possível ver os vestígios das antigas docas e os barcos.

Eu só caminhei por lá, mas um outro jeito bom de explorar a avenida é andando de bicicleta. Há algumas lojas na extensão da avenida que alugam bike.

avenida costanera punta arenas- chile avenida costanera punta arenas- chileavenida costanera punta arenas- chileavenida costanera punta arenas- chileavenida costanera punta arenas- chileavenida costanera punta arenas- chileavenida costanera punta arenas- chileavenida costanera punta arenas- chileavenida costanera punta arenas- chile

 

 

RELÓGIO INGLÊS

Antigo relógio, localizado na Avenida Costanera, logo na entrada do porto.

relógio inglês punta arenas- chile

 

Encontre o melhor seguro viagem do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!

 

 

MIRADOR CERRO DE LA CRUZ

Do mirante a gente tem uma vista panorâmica da cidade, com seus telhados coloridos e ruas que descem até o Estreito de Magalhães. No horizonte a gente enxerga os barcos, a Ilha da Terra do Fogo, o Monte Sarmiento e a área sul da Península de Brunswick.

mirador cerro de la cruz punta arenas mirador cerro de la cruz punta arenas mirador cerro de la cruz punta arenas mirador cerro de la cruz punta arenas mirador cerro de la cruz punta arenas mirador cerro de la cruz punta arenas mirador cerro de la cruz punta arenas mirador cerro de la cruz punta arenas

 

 

 

CEMITÉRIO MUNICIPAL SARA BRAUN

É tipo o cemitério da Recoleta em Buenos Aires, há algumas pessoas que tiveram grande importância para a cidade que foram enterradas lá e também o local é muito bem conservado e bonito.

Valor 2018: gratuito

punta arenas chile cemitério sara braun punta arenas chile cemitério punta arenas chile cemitério punta arenas chile cemitério punta arenas chile cemitério sara braun punta arenas chile cemitério sara braun punta arenas chile

 

 

 

ZONA FRANCA

Punta Arenas possui uma Zona Franca onde os produtos vendidos são livres de impostos. No local funcionam várias lojas de eletrônicos, cosméticos, supermercados e outros. Possui estacionamento.
Do cemitério, pegamos um “ônibus” para conhecer a Zona Franca.

zona franca punta arenas chile zona franca punta arenas chile zona franca punta arenas chile zona franca punta arenas chile zona franca punta arenas chile zona franca punta arenas chile zona franca punta arenas chile

Achei que alguns itens estavam com um preço bom e outros não compensavam tanto. Acabamos não comprando nada.

Importante: cada visitante pode comprar um equivalente a quase 1.200 dólares sem pagar impostos.

 

Após conhecer a zona franca, pegamos o “ônibus” para voltar ao centro da cidade.

Dava tempo de conhecer outros pontos turísticos, mas estávamos tão cansados do trekking (22km) que havíamos feito no dia anterior no Parque Torres del Paine, que preferimos voltar para o hotel para descansar.

Se quiser saber mais sobre os pontos turísticos de Punta Arenas, vale dar uma olhadinha neste post: aqui.

Caso queira saber mais sobre o trekking que fiz no parque Torres del Paine, é só olhar este post: TREKKING TORRES DEL PAINE – BASE TORRES.

 

 

  • 26/03/17 – DOMINGO – PARTIDA DE PUNTA ARENAS PARA SANTIAGO E ATACAMA

Acordamos de madrugada e pegamos um táxi que o hotel tinha reservado no dia anterior até o aeroporto.

De lá pegamos um voo para Santiago e em seguida um outro voo para o deserto do Atacama.

 

Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!

 

 

  • INFORMAÇÕES GERAIS

 

O QUE PRECISA PARA VIAJAR?

-RG– com foto atualizada e em bom estado.
OU
-Passaporte dentro da validade.

-Seguro Viagem-não é obrigatório, mas é sempre bom viajar com um seguro viagem né!

 

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

-Idioma
Espanhol

 

-Moeda
Pesos Chilenos

 

-Fuso Horário

Setembro a Abril: mesmo horário do Brasil, mas começa a amanhecer lá pelas 8h45 e anoitece lá pelas 21h30.

Maio a Agosto: diferença de 1 hora a menos no Chile. Amanhece por volta das 6h30 e anoitece lá pelas 18h.

 

-Transporte
Em Punta Arenas não existe ônibus, sendo assim, quem faz a vez do transporte coletivo são carros que funcionam como um ônibus, inclusive possuem na parte superior do veículo o número da linha.

É só dar o sinal e o motorista, que se não estiver com o carro cheio, irá parar. Perece estranho, mas foi uma experiência legal, pois durante o caminho fomos conversando com as pessoas da cidade que estavam no carro também.

punta arenas chile

 

-Voltagem e Tomadas
Todas as tomadas são 220V – 50Hz.

-Valor 2018

500,00 pesos chilenos por pessoa.

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

A cidade conta com dois Centros de Informações turísticas:

1- Calle Lautaro Navarro, 900.
2-Avenida Costanera, próximo ao Muelle Arturo Prat

centro de informações turística punta arenas

 

Dias e horários de funcionamento:
Alta temporada (outubro a março) 2ªF a 6ªF das 8:30h às 20h / Sábados, Domingos e feriados das 10h às 18h.
Baixa Temporada (abril a setembro) 2ªF a 6ªF das 8:30h às 18h / Sábados, Domingos e feriados das 10h às 16h.

 

Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.

 

 

CÂMBIO

Assim que cheguei ao terminal de ônibus, passei em 3 casas de câmbio que ficavam ali ao lado. Elas eram as que ofereciam a melhor cotação, mas como ainda não sabia disso, acabei não comprando pesos chilenos ali, pois queria ver a cotação das casas de câmbio que ficavam no centro.

Eu só tinha esse dia para trocar o dinheiro, pois no dia seguinte partiria de madrugada rumo ao deserto do Atacama, porém como era domingo e as casas de câmbio fechavam às 13h, não ia dar tempo de voltar até as lojas do terminal, sendo assim, acabei tendo que trocar ali no centro mesmo.

No centro, encontrei casas de câmbio na Rua Chiloé e na Rua Lautaro Navarro, ambas ficam perto da Plaza de Armas.

-Na Rua Chiloé-1586 – Magla: é uma loja de artesanatos que também faz câmbio, mas só troquei só um pouquinho de dinheiro ali, pois não consegui negociar uma cotação próxima da que eu tinha visto nas lojas do terminal.

-Na Rua Lautaro Navarro, 1099- La Hermandad Cambios y Turismo: acabei trocando a maior parte do dinheiro lá, pois consegui negociar e chegar na mesma cotação que tinha visto nas casas de câmbio ao lado do terminal.

 

 

SITE OFICIAL

Mais informações sobre Punta Arenas:

http://www.chile.travel/
http://www.patagonia-chile.com/

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *