PRIMEIRA VEZ NO RIO DE JANEIRO – ROTEIRO DE 3 DIAS PELA CIDADE

Pão de Açúcar

Post Atualizado em 03/07/2018.

DIA 1 – CHEGADA + PÃO DE AÇÚCAR + HOTEL + RESTAURANTE

Era sexta-feira a tarde (06/01/17 por volta das 14:30h) quando a gente desembarcou no aeroporto de Santos Dumont, que fica no centro da cidade. Como estávamos apenas com uma mochila cada, seguimos direto do aeroporto para o Pão de Açúcar.

Fizemos esse e todos os outros trajetos desse roteiro, de Uber.

PÃO DE AÇÚCAR

Chegando ao Pão de Açúcar fomos direto para a bilheteria comprar os ingressos (era uma sexta-feira à tarde). Pra nossa sorte tava vazio e sem fila nenhuma.

Pão de Açúcar Pão de Açúcar Pão de Açúcar

Obs: caso você vá na alta temporada, feriado ou aos finais de semana, indico já comprar o ingresso antecipadamente pelo site pra não perder tempo na fila, o único porém é que comprando on-line é cobrada uma taxa de conveniência de 10% sobre o valor total dos ingressos.

Com o ingresso em mãos, fomos para o local onde pega o bondinho. Esse primeiro bondinho faz o trajeto da Praia Vermelha para o Morro da Urca.

Ao descer do bondinho, andamos por toda a parte e paramos um tempo só pra admirar a vista que não tava pra brincadeira!rs é lindo demais!

Pão de Açúcar Pão de Açúcar Pão de AçúcarPão de AçúcarPão de AçúcarPão de AçúcarPão de Açúcar

Depois fomos para fila novamente, para pegar o segundo bondinho, que sobe para a outra plataforma que tem por lá. Esse segundo bondinho faz o trajeto chamado de Morro da Urca / Pão de Açúcar.

Pão de AçúcarPão de Açúcar Pão de Açúcar Pão de AçúcarPão de Açúcar

Nas duas paradas há banheiros, restaurantes e espaços para sentar.

Pão de AçúcarPão de Açúcar Pão de Açúcar

Informações Importantes:

Tempo: ficamos 2 horas por lá.

Valor (2018):

Comprando na bilheteria: adulto R$ 85,00 / *meia-entrada: R$ 42,00

Comprando on-line (site do bondinho): adulto R$ 85,00 / *meia-entrada: R$ 42,00 + taxa de conveniência de 10% sobre o valor total dos ingressos.

*Meia-entrada: adultos acima dos 60 anos, estudantes, portadores de necessidades especiais e pessoas entre 06 e 21 anos.

** Crianças menores de 05 anos – Grátis

Dias e horários de funcionamento: diariamente

Abertura da bilheteria – 08h

Fechamento da bilheteria – 19:50h

O fechamento do Complexo Turístico acontece sempre 1 (uma) hora após o encerramento da bilheteria, ou seja, as 20:50h.

Trilha:

É  possível acessar o Morro da Urca via trilha. Ela é gratuita.

Ao chegar no Morro da Urca se você quiser subir até o Pão de Açúcar, paga R$40,00 (2018) pelo bondinho. Para descer do Pão de Açúcar até o Morro da Urca, paga R$ 30,00 (2018) pelo bondinho.

Estacionamento: não há estacionamento no local. O visitante poderá fazer uso de vaga paga e monitorada pela Prefeitura, desde que haja disponibilidade.

Site Oficial: http://www.bondinho.com.br/

Do Pão de Açúcar pegamos um Uber até o hotel para fazer check in. De lá, fomos jantar em um restaurante que ficava pertinho do hotel, por isso fomos a pé.

Conto tudo sobre o hotel neste post: Onde se hospedar no Rio de Janeiro – Dica de Hotel.

Falo sobre o restaurante neste post: Onde comer no Rio de Janeiro – Dicas de Restaurantes.

DIA 2 – CRISTO REDENTOR + MIRANTE DONA MARTA + PARQUE LAGE + LAGOA RODRIGO DE FREITAS + COPACABANA + PRAIA DE IPANEMA + PÔR DO SOL NO ARPOADOR

CRISTO REDENTOR

• Como Chegar:

Só há duas formas de chegar até o local onde fica a estátua: de van ou de trem.

• Ingresso:

Nos valores que você verá abaixo tanto da van quanto do trem, JÁ ESTÁ INCLUSO O TRANSPORTE DE IDA E VOLTA E O BILHETE DE ACESSO AO MONUMENTO.

Não existe venda de ingresso ao monumento separado do ingresso do transporte!

VAN PAINEIRAS CORCOVADO

Esse foi o serviço que eu usei.

Se você escolher essa opção, quando for comprar seu ticket terá que escolher o local onde pegará a van. Elas saem dos 4 lugares abaixo, nos seguintes dias e horários:

Rio de Janeiro

Obs: nos valores acima está incluso o transporte de ida e volta e o bilhete de acesso ao monumento.

Repare que os valores são diferentes em períodos de alta temporada e baixa temporada. Calendário e alta temporada aqui.

*Crianças de 05 a 11 anos, brasileiros ou estrangeiros residentes a partir de 60 anos possuem tarifas reduzidas.

**Se escolher pegar a van do Centro de Visitantes que fica na estrada Paineiras, não vá até lá de carro próprio, pois não tem estacionamento. Use Uber ou Táxi.

***Na volta do Cristo, a van deixa no mesmo local onde você embarcou.

****Os ingressos podem ser comprados na bilheteria desses locais de embarque ou antecipadamente pelo site. Eu indico já comprar pelo site, pra não correr o risco de ter que ficar na fila.

Comprar o ingresso da van + entrada através do site: https://tickets.paineirascorcovado.com.br/

TREM DO CORCOVADO

• Local de Embarque:

Diferente da van, o trem parte de um único local.

O embarque deve ser feito na Rua Cosme Velho, 513

Para saber como chegar no local de embarque utilizando metrô ou ônibus, clique aqui.

• Ingresso:

Pode ser comprado com antecedência pelo site oficial, em pontos de vendas espalhados pela cidade ou nas máquinas de auto-atendimento que ficam no local onde é feito o embarque do trem.

Eu recomendo comprar com antecedência pelo site ou nos pontos de venda, pra evitar ficar esperando por muito tempo na fila.

Comprar o ingresso através do site: http://ticket.corcovado.com.br/

Pontos de Vendas: http://www.tremdocorcovado.rio/postos-de-venda.html

• Valor Ingresso (2018) – Inclui trem de ida e volta, e acesso ao monumento do Cristo Redentor.

-Ingresso inteiro – *Alta Temporada: R$ 75,00

-Ingresso inteiro -** Baixa Temporada: R$ 62,00

-Adultos acima dos 60 anos: R$ 24,50

-Criança (5 a 11 anos) em ambas as temporadas: R$ 49,00

-Crianças até 4 anos não pagam

*Alta temporada: todos os sábados, domingos e feriados.

**Baixa temporada: de segunda à sexta – exceto feriados.

• Dias e Horários de Funcionamento do trem:

De segunda a domingo das 8h às 19h.

• Horário das saídas, duração da viagem e capacidade de passageiros:

-Saídas – O trem saí a cada 30 minutos (esse tempo pode ser maior, caso haja algum problema técnico).

-Duração da Viagem: 20 minutos

-Capacidade de passageiros: 345 passageiros/hora

Minha Experiência

Saímos do hotel por volta das 7:30h, pois queríamos chegar cedo no Cristo pra evitar filas, já que era sábado. Fomos de Uber até a bilheteria do Centro de Visitantes, que fica na Estrada das Paineiras, ao lado do antigo hotel Paineiras, pois é de lá que pegaríamos a van até o Cristo.

Cristo Redentor

Obs: dentre os 4 lugares de embarque da van, nós fomos nesse, pois tínhamos comprado os ingressos por uma promoção da Mastercard (já terminou) e o embarque deveria ser feito no centro de visitantes. Lá é bem bonito e organizado, mas fica muito trânsito na estrada que dá acesso ao local e o sinal do celular não pega muito bem, o que é ruim caso você queira pegar um Uber na volta. Além disso, devido ao trânsito, muitos taxistas e ubers preferem não subir até lá.

Chegando lá, fomos até a bilheteria trocar o ingresso que a gente já havia comprado pela internet.

Cristo Redentor Cristo Redentor

Após a troca, ficamos um pouco ali na área externa onde tem dois cafés e depois seguimos para pegar a van que iria nos levar até o Cristo.

Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo RedentorCristo Redentor Cristo RedentorCristo RedentorCristo Redentor

Ao desembarcar da van, há duas formas de subir na parte onde fica o Cristo: pelo elevador ou pela escada. Decidimos subir pelo elevador!rs

Cristo RedentorCristo Redentor Cristo Redentor

Infelizmente, tava a maior neblina na hora que a gente subiu, por isso algumas partes tavam bem encobertas.

Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo Redentor

Obs: o espaço de circulação ali em cima é pequeno, por isso escolha ir o mais cedo possível ou mais para o final do dia, pois dependendo do horário pode ser meio difícil se movimentar por lá e até tirar fotos.

Na hora de descer decidimos ir pela escada. O caminho é bonito a descida não é cansativa.

Cristo RedentorCristo Redentor

Pegamos a van que nos deixou de volta no Centro de Visitantes. Dali chamamos um Uber, que demorou um pouquinho pra chegar, pois estava muito trânsito na estrada.

Cristo Redentor

Informações Importantes:

Tempo: ficamos 1 hora por lá.

Dias e Horários de funcionamento:
diariamente, das 8h às 19h.

Site Oficial Van Paineiras Corcovado: http://www.paineirascorcovado.com.br/

Site Oficial do Trem: do Corcovado: http://www.tremdocorcovado.rio/index.html

Site Oficial Cristo Redentor: https://cristoredentoroficial.com.br

MIRANTE DONA MARTA

Do Centro de Visitantes do Cristo, minha ideia era seguir para o Mirante Dona Marta (que fica ali do lado), mas como tava muita neblina, ia ser perda de tempo ir até lá, por isso decidimos seguir até o Parque Lage, que foi onde o Uber que pegamos nos deixou.

Se o tempo estiver bom, não deixe de passar lá. Vi fotos e a vista a partir desse mirante é LINDA!

PARQUE LAGE

Localizado aos pés do morro do Corcovado, o Parque Lage possui uma área com mais de 52 hectares.

Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo Redentor Cristo Redentor

O Parque foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em 14 de junho de 1957, como patrimônio histórico e cultural da cidade do Rio de Janeiro.

Hoje, além de funcionar como um parque público, o palacete abriga uma Escola de Artes Visuais, algumas lojinhas de arte e um restaurante.

Parque Lage Parque Lage

Endereço: Rua Jardim Botânico, 414 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro – RJ

Dias e Horários de Funcionamento:

Parque: Diariamente, das 8h às 17h (durante o horário de verão, até às 18h).

Bistrô Plage: 2ª a 6ª feira – 09h às 23h. Sábado – 13h às 23h. Domingo – 09h – 23h

LAGOA RODRIGO DE FREITAS

Como o parque ficava pertinho da Lagoa Rodrigo de Freitas, fomos até lá andando.

Lagoa Rodrigo de Freitas

Nossa ideia era alugar uma bike do Itaú e pedalar em volta da lagoa, mas acabou não dando certo, pois todos os locais de bike por onde a gente passou estavam sem bicicleta!rs

Lagoa Rodrigo de FreitasLagoa Rodrigo de Freitas Lagoa Rodrigo de Freitas Lagoa Rodrigo de FreitasLagoa Rodrigo de Freitas Lagoa Rodrigo de Freitas

Andamos bastante pela lagoa, tipo uns 4km pra mais!rs Quando a gente tava chegando na parte que fica próxima da praia de Ipanema, decidimos ir até a praia andando.

PRAIA DE IPANEMA

Fomos até o Posto 9, lá tem um local com guarda-volumes, banheiro e chuveiro.

Praia de Ipanema Praia de Ipanema

Depois de andar tanto debaixo do sol, a gente queria é entrar logo no mar pra se refrescar.

Deixamos a mochila no guarda-volumes e fomos pro mar. Ficamos umas 2 horas na água, que naquele dia estava com uma cor linda e incrivelmente quente, devido a um fenômeno que tem a ver com a mudança de direção do vento.

Por volta das 16h saímos da água e tomamos uma ducha no local onde deixamos a mala.

A ducha funciona por ficha, sendo que 1 ficha dá direito a 1 minuto de “banho”. Se preferir, você pode comprar a ficha para um banho de 6 minutos na cabine fechada.

Saindo da praia, seguimos a pé até um restaurante que ficava ali perto, conto tudo neste post: Onde comer no Rio de Janeiro – Dicas de Restaurantes.

Endereço: Praia de Ipanema – Posto 9

COPACABANA

Do restaurante pegamos um Uber e fomos até Copacabana, onde está o Hotel Copacabana Palace.

Copacabana Palace Copacabana Palace Praia de Copacabana

Fomos andando pela orla até chegar numa feirinha de artesanato que estava rolando por ali. Ficamos um tempo na feirinha e depois seguimos andando até o Arpoador pra ver o pôr do sol.

PÔR DO SOL NO ARPOADOR

Devidamente acomodados e com um pacote de biscoito Globo em mãos, ficamos esperando pelo pôr do sol, que pra falar a verdade, foi bem fraquinho naquele dia, já que uma nuvem gigante estava cobrindo todo sol!

Essa região do Arpoador fica bem movimentada nessa hora, por isso fique atento aos seus pertences.

ArpoadorPedra do ArpoadorPedra do Arpoador

De lá seguimos para um restaurante que ficava próximo e depois pegamos um Uber até nosso hotel.

DIA 3- PARQUE DAS RUÍNAS + ESCADARIA SELARÓN + ARCOS DA LAPA + PORTO MARAVILHA + MUSEU DO AMANHÃ + CONFEITARIA COLOMBO

Fizemos check out no hotel pela manhã e pegamos um Uber até o Parque das Ruínas.

PARQUE DAS RUÍNAS

Construído no bairro de Santa Teresa, o Parque das Ruínas inicialmente era um palacete residencial. Depois, com a morte da dona da casa (em 1946) o prédio ficou abandonado. Em meados dos anos 60, começou a sofrer saques, tendo objetos, obras de arte, mobílias, telhas e pisos roubados, que deram início ao processo de arruinamento.

PARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNASPARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNASPARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNASPARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNAS

Durante anos as “Ruínas” se tornaram residência de bandidos e traficantes, sendo desapropriada pela prefeitura, no final dos anos 70. Em 1996, o prédio passou por uma reforma onde as ruínas do palacete neocolonial receberam estruturas modernistas.

PARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNASPARQUE DAS RUÍNAS

Hoje, o prédio funciona como espaço cultural: com teatro, sala de exposição, circo e café.

Do prédio, que fica em uma das ladeiras do bairro de Santa Teresa, a gente tem uma vista linda da cidade.

PARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNAS PARQUE DAS RUÍNASPARQUE DAS RUÍNAS

Endereço: Rua Murtinho Nobre, 169 – Santa Teresa, Rio de Janeiro – RJ,

Valor (2018): gratuito

Dias e Horários de Funcionamento: de 3ªF à domingo das 8h às 18h.

ESCADARIA SELARÓN

Ainda no bairro de Santa Teresa, seguimos a pé do Parque das Ruínas até a famosa Escadaria Selarón.

ESCADARIA SELARÓNESCADARIA SELARÓN

Sem pretensão nenhuma, Jorge Selarón, chileno radicado no Brasil, começou a decorar a escada que passava em frente a sua casa e estava em péssimas condições. Um fato legal é que muitos dos azulejos que enfeitam a escada foram retirados do lixo e reaproveitados por ele.

ESCADARIA SELARÓN ESCADARIA SELARÓN ESCADARIA SELARÓN ESCADARIA SELARÓN ESCADARIA SELARÓN

Em 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura da cidade e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro.

Endereço: Rua Joaquim Silva, S/N – Centro, Rio de Janeiro – RJ,

ARCOS DA LAPA

Pertinho da escadaria Selarón estão os Arcos da Lapa.

Antes de seguir a pé até os Arcos, uma moradora nos aconselhou a ficar por lá, só se houvesse policiamento, pois há muitos assaltos por ali.

Chegando próximo, vimos muitos moradores de rua e a polícia, por isso fomos até os Arcos, que sinceramente eu achei meio sem graça, pois pensava que fossem maiores!rs

Arcos da LapaArcos da Lapa Arcos da Lapa

De lá já pedimos um Uber até o próximo ponto que a gente ia conhecer.

Endereço: Lapa, Rio de Janeiro

PORTO MARAVILHA

O Porto Maravilha é fruto de uma revitalização urbana da Região Portuária do Rio de Janeiro. Por ali, estão: o Museu do Amanhã, o Museu de Arte do Rio, um Aquário, galpões para eventos, entre outros.

Essa região da cidade ficou muito linda! E não sei porque, mas essa parte onde está o Museu do Amanhã me lembrou muito a Praça do Comércio em Lisboa.

PORTO MARAVILHA PORTO MARAVILHAPORTO MARAVILHAPORTO MARAVILHAPORTO MARAVILHAPORTO MARAVILHA PORTO MARAVILHA PORTO MARAVILHA PORTO MARAVILHA

Andamos por todo o porto, depois seguimos para o Museu do Amanhã.

Site Oficial: http://portomaravilha.com.br/

MUSEU DO AMANHÃ

O Museu do Amanhã é um ambiente de ideias, explorações e perguntas sobre a época de grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que estão por vir.

Com base nos valores éticos da sustentabilidade e convivência, o museu oferece uma narrativa sobre como a humanidade poderá viver e moldar os próximos 50 anos.

Museu do Amanhã Museu do Amanhã

As instalações em sua maioria são interativas e em todo o tempo nos questionam sobre que amanhãs serão gerados a partir das escolhas que fazemos hoje.

Museu do AmanhãMuseu do Amanhã Museu do Amanhã Museu do AmanhãMuseu do Amanhã Museu do AmanhãMuseu do AmanhãMuseu do Amanhã

O museu é muito interessante e tem uma proposta diferente de tudo o que eu já tinha visto, indico a visita!

Informações Importantes:

Endereço: Praça Mauá, 1 – Centro. Rio de Janeiro, RJ.

Valor (2018)

Compre seu ingresso antecipadamente pelo site do museu, assim você não perde tempo na fila. Imprima o ingresso ou leve ele baixado no celular.

Comprar o ingresso na bilheteria é FURADA, pois eles são liberados para venda a cada hora, em uma quantidade limitada e a forma de pagamento é somente em dinheiro.

-Inteira: R$ 20,00;

​-Meia-entrada: R$ 10,00

-Gratuidade:

-Às terças-feiras a entrada no Museu é gratuita para todos (diretamente na bilheteria, sem ingresso online).

– Crianças até 5 anos e adultos a partir de 60 anos;

Dias e Horários de Funcionamento: 3ªF à domingo das 10h às 18h, com última entrada às 17h;

Site Oficial: http://museudoamanha.org.br/pt-br

CONFEITARIA COLOMBO

Fundada em 1894 a Confeitaria Colombo é uma das mais respeitadas casas comerciais do país e patrimônio cultural e artístico da cidade.

Nossa ideia era encerrar a visita ao Rio na Confeitaria Colombo, mas antes de ir para lá vimos no site que ela fica fechada aos domingos, por isso, seguimos do museu direto para o aeroporto, utilizando o Uber.

Endereço: Rua Gonçalves Dias, 32 – Centro – Rio de Janeiro/RJ

Dias e Horários de funcionamento:

2ªF à 6ªF das 9h às 19h

Sábados e feriados das 9h às 17h

Site Oficial: http://www.confeitariacolombo.com.br/#home

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:

Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!

Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!

Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!

Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.

Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!

Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.

Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!