PASSEIO FULL DAY – PARQUE TORRES DEL PAINE + CUEVA DEL MILODÓN

parque nacional torres del paine

 

Todas as informações sobre o Parque Nacional Torres del Paie, você encontra neste post: Tudo sobre o Parque Nacional Torres del Paine- Leia antes de ir!

 

 

AGÊNCIA DE TURISMO

Passamos por várias agências que ficavam no centro de Puerto Natales para cotar o preço dos passeios que gostaríamos de fazer. Depois de comparar os valores, serviços oferecidos e formas de pagamento, decidimos fechar os passeios com a Carfran Patagônia.

 

carfran agência de turismo em puerto natales

 

Os dois passeios (Full Day e o Trekking) que realizamos no Parque Torres del Paine, fechamos com eles e gostamos muito, desde o atendimento até o serviço prestado nos dois passeios!

Endereço: Prat 367 , Puerto Natales, Chile.

Site Oficial: https://www.carfranpatagonia.cl/

 

VALOR DO PASSEIO (2018)

Passeio: Full day paine + Cueva del Milodón

35.000,00 pesos chilenos por pessoa

*ingresso de entrada no parque e na Cueva del Milodón não estão inclusos neste valor.

 

ENTRADA NO PARQUE (2018)- ADULTO:

-alta temporada (1 de outubro de 2018 a 30 de abril de 2019): 21.000,00 pesos chilenos por pessoa. Só pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos, euro ou dólar).

-baixa temporada (1 de maio de 2018 a 30 de setembro de 2018): 11.000,00 pesos chilenos por pessoa. Só pode ser pago em dinheiro (pesos chilenos).

Obs: o ingresso é válido para entrar no parque nos dias subsequentes a compra, desde que carimbado e que tenha no verso seu nome e o número do seu documento. Por exemplo, no dia deste passeio, eu comprei o ingresso para poder entrar no parque, já no dia seguinte, quando eu fui fazer outro passeio, não precisei pagar novamente, pois o ingresso do dia anterior ainda era válido.

 

ingresso parque torres del paine ingresso parque torres del paine

 

 

  • SOBRE O PASSEIO

 

ROTEIRO

· Visita ao Parque Nacional Torres del Paine, Río Serrano, Lago y Glaciar Grey, Cordillera Paine, Laguna Amarga, Cerro Castillo.

. Observação de diversas espécies de flora e fauna durante o caminho e o passeio.

· Visita ao Monumento Cueva del Milodón.

 

INCLUSO NO PASSEIO:

transporte ida, volta e durante o passeio;

guia bilíngue (espanhol e inglês);

 

NÃO ESTÁ INCLUSO NO PASSEIO

Café da manhã no restaurante/loja de conveniência

Almoço

Ingresso do parque

Ingresso Cueva del Milodon

Este passeio é indicado para quem tem vontade de conhecer de uma só vez as principais atrações do Parque Torres del Paine, mas sem ter que fazer longas trilhas ou até mesmo dormir por lá.

Pessoas de todas as idades podem fazer, inclusive crianças.

 

 

MINHA EXPERIÊNCIA

Acordamos cedo, pois a van da agência passaria entre as 7:30h – 8h.

A van chegou no nosso hostel por volta das 7:50h, depois passou em mais dois outros hotéis para pegar outras pessoas e depois seguimos estrada até o parque. Sem contar o guia e o motorista, éramos um grupo de 8 pessoas.

Durante o trajeto, o guia, que aliás era muito simpático e dinâmico, ia explicando (em espanhol) sobre a vegetação que estávamos vendo, os animais da região e também sobre a cidade de Puerto Natales e o Parque de Torres del Paine.

Após uma meia hora, paramos em um restaurante/loja de conveniência. Ficamos uns 25 minutos lá e depois retornamos para a van.

 

conveniência estrada de puerto natales conveniência estrada de puerto natales conveniência estrada de puerto natales conveniência estrada de puerto natales

 

Durante o caminho, fizemos paradas na estrada para observar alguns animais característicos da região e também para ver alguns lagos.

 

parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine

 

Ainda na estrada, mas já pertinho do parque, descemos para observar um lago lindão!

 

parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine

 

Retornamos para o carro e fomos até a portaria Laguna Amarga. Chegando lá, entregamos o dinheiro da entrada para o guia e ele foi atá a bilheteria comprar os ingressos de entrada no parque. Enquanto ele comprava os tickets, descemos da van e aproveitamos para tirar fotos da paisagem e dos guanacos, animais típicos desta região.

 

parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine

 

De volta na van, fomos passando por vários lagos, alguns a van parava já perto, então não tinha que andar, outros era preciso caminhar (bem pouquinho) pra chegar até a atração.

 

parque nacional torres del paineparque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine

 

O almoço foi na mesinha da foto abaixo, de frente para o lago Pehoé. Comemos nosso lanche ai, na maior paz, só curtindo a beleza do lago! Estava só o nosso grupo lá, por isso foi tranquilo e deu pra curtir bastante. O tempo de almoço era de 40 minutos e a indicação é que você leve sua comida/lanche, pois não tem lugar para comprar lá. Depois de comer, demos uma volta em algumas partes do lago, antes de voltar para a van.

 

parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paineparque nacional torres del paineparque nacional torres del paine

 

O dia estava bem bonito, mas ventava muito, algo bem comum durante o verão patagônico. Algumas horas o vento dava uma trégua, em outras vinha bem forte impedindo a gente de caminhar, dando uma balançadinha na van e fazendo voar algumas pedrinhas!rs Conseguimos fazer todo o passeio, pois o vento não permaneceu tão forte o dia todo.

 

parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paineparque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine

 

A gente ia fazer uma trilha (caminhada curta e fácil) até um ponto que dá para ver melhor o Glaciar Grey, mas devido ao forte vento, o segurança havia acabado de fechar a trilha. Subimos numa varanda de um hotel e pudemos avistar o glaciar de longe.

 

parque nacional torres del paineparque nacional torres del paine parque nacional torres del paine parque nacional torres del paine

 

Depois de ver o lago Grey, voltamos para a van e saímos do parque. Seguimos em direção a Cueva del Milodón, que fica na estrada que liga Puerto Natales ao Parque.

Todas as informações sobre o parque, você encontra neste post: Tudo sobre o Parque Nacional Torres del Paine- Leia antes de ir!

 

 

QUE ROUPA USAR DURANTE ESTE PASSEIO?

 

ROUPA

 

  • Verão

Mesmo no verão ainda faz frio, por isso leve roupas que: protejam do frio/vento/chuva e permitam o movimento do corpo.

Calça jeans ou calça esportiva, calça térmica ou meia calça que esquente bem, blusa 1ª camada térmica ou uma outra bem quentinha, colete, casaco que corte o vento e proteja de chuva, touca, luva, cachecol.

Acompanhe como estará a temperatura no dia do seu passeio e se necessário acrescente algum outro item importante.

 

  • Inverno

A roupa indicada é a mesma que coloquei acima, porém como esse período é bem mais frio (alô temperaturas negativas!) é importante que você use casacos mais pesados e tenha que fazer mais camadas de roupa para esquentar o corpo.

 

CALÇADO

Durante o verão, época que eu fui, não precisa utilizar nenhum calçado especial, um tênis esportivo é suficiente (foi o que eu usei). Agora durante o inverno, indico prestar atenção se há neve ou não no dia que for realizar o passeio, pois caso haja, terá que usar um calçado que proteja o pé e de estabilidade para andar sobre ela. Também se for um dia com previsão de chuva, fique atento ao tecido do tênis, o melhor é o de couro, pois não molha o pé.

 

OUTROS

Independente do clima, esses itens não podem faltar na mala:

-protetor solar: corpo, rosto, lábios

-óculos de sol

 

 

CUEVA DEL MILODÓN

 

O que é?

Em 1895, o colono Hermann Eberhard visitou a caverna e descobriu nela uma pele estranha com pelos grossos. Era a pele de um animal extinto, chamado Milodón.

A partir daí, a Cueva del Milodón e seus arredores se tornaram uma rica fonte de evidências científicas que contribuíram para conhecer mais sobre o passado da Patagônia e da humanidade.

O milodón era um mamífero herbívoro, que possuía grandes garras e pesava em torno de uma tonelada. Sua extinção ocorreu provavelmente devido as mudanças climáticas e a concorrência de alimentos com os animais da época, entre outros fatores.

Cueva de milodón - chile Cueva de milodón - chile

 

 

Onde fica e como chegar?

A Cueva del Milodón fica no km 25 da Ruta 9. Ela está no caminho entre Puerto Natales e o Parque Torres del Paine.

É possível chegar até lá de carro (possui estacionamento no local), com agência de turismo e bicicleta (ida 1h20m / volta: leva o mesmo tempo da ida)

Caso vá de carro, a empresa que eu uso e recomendo é a Rent Cars, parceira do blog que possui mais de 100 locadoras em mais de 140 países!

Você pode alugar o carro a qualquer hora pelo site da Rent Cars, fazer o pagamento em reais e sem IOF. Além disso, dá pra dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Saiba mais e alugue aqui: http://www.rentcars.com.br

 

Como funciona a visita e o que tem para conhecer por lá?

Eu visitei a caverna junto com a agência de turismo, pois estava incluso no passeio que eu havia fechado para a Torres del Paine.

O espaço possuí algumas atrações, que são acessíveis por 3 trilhas.

Como tínhamos pouco tempo, fizemos apenas a trilha roxa que é a que leva até a cueva grande, principal atração, mas você pode passar mais tempo por lá e conhecer todas as atrações do espaço, inclusive fazer um picnic:

 

-Cueva Grande – trilha roxa -30 minutos de caminhada (é bem tranquilo, não precisa de nenhum equipamento ou roupa especial) – essa trilha é acessível para cadeirantes.

Caverna com mais de 200 metros de profundidade, 80 de largura e 30 de altura. Há mais de 15 mil anos, grandes animais extintos, como o milodón e a onça-pintada, estavam alojados la, e provavelmente, este era o local de caça dos primeiros habitantes da Patagônia.

Cueva de milodón - chile Cueva de milodón - chile Cueva de milodón - chileCueva de milodón - chile Cueva de milodón - chile Cueva de milodón - chile Cueva de milodón - chile Cueva de milodón - chile Cueva de milodón - chile

 

-Sendero Mirador – trilha laranja- Sendero Mirador – 45 minutos de caminhada.

Passa por dois mirantes: o Mirador Paleolago, que fica sob o “teto” da cueva grande e ou outro é o Mirador Seno Última Esperanza.

 

-Sendero Cuevas y Aleros- Verde – Sendero Cuevas e Aleros – 3 a 4 horas de caminhada.

Passa pelos seguintes pontos:

Silla del Diablo: grande formação rochosa que resistiu à erosão do gelo e da água para se tornar parte da mitologia da região de Magalhães. Recebeu esse nome, pois os antigos homens da patagônia diziam que neste lugar o diabo aparece para aqueles que vêm procurá-lo nas noites escuras.

Cueva Chica e Cueva médio – outras duas cavernas.

Essa trilha também passa por áreas próprias para fazer picnics e se conecta as outras duas trilhas.

 

Valor 2018:

Temporada alta (0utubro a Abril): 5.000,00 pesos chilenos*

Temporada baixa (Maio a Setembro) 2.000,00 pesos chilenos*

*o pagamento só pode ser feito em pesos chilenos (notas e moedas).

 

Dias e Horários de funcionamento:

Funciona diariamente.

Temporada alta (0utubro a Abril) das 08h às 19h.

Temporada baixa (Maio a Setembro) das 08:30h às 18h.

 

Mais informações: http://cuevadelmilodon.cl/

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário