DICAS E INFORMAÇÕES SOBRE PUNTA DEL ESTE

Punta del Este

 

Quanto tempo precisa para conhecer Punta del Este?

Considero 1 dia (bate e volta) suficiente para conhecer os pontos turísticos da cidade.

Agora, por ser uma cidade litorânea com praias lindas, se estiver indo no verão, vale ficar mais dias para curtir a praia.

Se quiser ver o meu roteiro completo, durante os 4 dias que passei no Uruguai, é só olhar esse post: Roteiro de 4 dias no Uruguai -Montevideo + Colonia del Sacramento + Punta del Este.

 

 

O QUE PRECISA PARA VIAJAR?

-RG – com foto atualizada e em bom estado.

OU

-Passaporte dentro da validade.

-Seguro Viagem – não é obrigatório, porém é sempre bom viajar com um seguro viagem né!

 

 

COMO CHEGAR?

Não há voo direto do Brasil para Punta del Este.

Para chegar lá, você terá que pegar um voo até Montevideo e de Montevideo ir para Punta del Este.

Se quiser saber como ir de uma cidade para outra, é só dar uma olhadinha neste post: Como ir/voltar de Montevideo para Punta del Este?

 

 

Quando ir?

É no verão (dezembro a março) que a cidade chega no seu auge, por isso considero essa a melhor época para conhecer Punta del Este! Todos os restaurantes e outros comércios estão funcionando, a cidade fica movimentada, os dias são mais longos e por conta do calor, é possível curtir as praias, já que as água do mar é bem gelada.

 

 

INFORMAÇÕES BÁSICAS

  • Idioma

Espanhol

 

  • Moeda

Pesos Uruguaios – os estabelecimentos costumam aceitar também: dólares, pesos argentinos e reais.

 

  • Fuso Horário

a partir do final de outubro até início de março: 1 hora a menos em Punta del Este.

a partir do final de fevereiro ao início de outubro: não há diferença de horário entre o Brasil e Punta del Este.

 

  • Transporte

As atrações turísticas são próximas uma das outras, por isso, dá pra conhecer tudo a pé.

Caso deseje alugar um carro, a empresa que eu uso e recomendo é a Rent Cars, parceira do blog que reúne em seu site mais de 100 locadoras em mais de 140 países!

Você pode alugar o carro a qualquer hora pelo site da Rent Cars, fazer o pagamento em reais e sem IOF. Além disso, dá pra dividir o valor em até 12 parcelas no cartão de crédito ou ter um desconto de 5% no boleto bancário.

Não se esqueça de conferir se o local onde você se hospedará possui estacionamento. Se sim, verifique se há vagas para todos os hóspedes, qual o valor e se é cobrado na diária ou a parte.

Saiba mais e alugue aqui: www.rentcars.com.br

 

  • Voltagem e Tomadas

Voltagem 220V – 50Hz. Tomadas tipo L e I. Não esqueça de levar um adaptador!

Punta del Este

  • Preços Itens Supermercado

Eu me assustei com os preços dos itens nos supermercados. Achei tudo bem caro por lá e também nas outras cidades uruguaias que visitei. Por isso vá preparado!

 

 

CÂMBIO

Onde comprar pesos uruguaios?

Em Punta del Este você encontrará casas de câmbio na Avenida Gorlero e dentro de alguns supermercados, como: Tienda Inglesa, Devoto e Disco.

Se estiver indo de Montevideo para Punta, sugiro comprar os pesos uruguaios em Montevideo, pois a cotação por lá costuma ser melhor!

 

 

CENTRO DE INFORMAÇÕES TURÍSTICAS

Logo que chegar a cidade, passe no Centro de Informações Turísticas para pegar um mapa e informações com os atendentes.

Endereço: 20100 Punta del Este, Maldonado Department, Uruguai

Punta del Este

 

 

chip internet

Eu prefiro já sair do Brasil como chip de internet no celular e para isso, a empresa que eu uso e recomendo é a Easysim4u.

Para comprar o chip é só entrar no site deles, escolher a opção desejada e após a confirmação do pagamento, o chip chegará na sua casa, via correio!

Saiba mais e compre aqui: http://www.easysim4u.com

 

 

PRATOS TÍPICOS

Os pratos típicos do Uruguai são muito parecidos com os da Argentina.

CARNES

A carne com certeza é “O” prato mais típico do país.

O Uruguai possui em seu território mais vacas do que pessoas! São em torno de 3 milhões de habitantes para 15 milhões de vacas.

Aproveite para comer bons cortes quando for aos restaurantes. OS mais tradicionais são o: assado de tira, baby bife, bife de chorizo, entre outros.

A Milanesa: bife à milanesa, que as vezes é servido com alguns ingredientes por cima da carne. Geralmente é feito com um bife bem grandão.

Chivito: um lanche caprichado que leva: pão, filé de carne, ovo, queijo, presunto, ervilha, milho, tomate, maionese, azeitona, alface…

Pancho: é o cachorro quente uruguaio. Ele é bem simples, só o pão e a salsicha e você coloca o ketchup e a mostarda. Ele também tem outras versões que podem levar: queijo em cima da salsicha, bacon e outros ingredientes…

Empanadas e Medialunas: também são muito tradicionais no país.

Doce de Leite e Alfajor – todos os locais me disseram que o melhor doce de leite é o da marca Lapataia e o melhor alfajor é o De Las Sierras de Minas (provei e é bom mesmo!).

Vinho- o Uruguai produz ótimos vinhos, alguns reconhecidos mundialmente.

Clericot e Sangria – drinks que estão no cardápio da maioria dos restaurantes!

 

 

CUBIERTO E PROPINAS (TAXA DE SERVIÇO)

  • Taxa de serviço (propina):

Lá no Uruguai eles não costumam incluir na conta a taxa de serviço (chamada lá de propina), ou seja, é algo opcional, que o cliente decide se quer dar ou não. Normalmente, caso você queira deixar algum valor, a porcentagem praticada é de 10% sobre o valor total da conta.

 

  • Cubierto:

O cubierto é uma taxa cobrada por pessoa (regulamentada por lei) que cobre os custos do restaurante com itens como: copos, talheres, guardanapos, toalha de mesa…Normalmente o valor do cubierto vem informado no cardápio e varia de restaurante para restaurante.

A grande maioria dos restaurantes cobra essa taxa, por isso, sempre que entrar em um restaurante lá, se informe se cobram cubierto e quanto é, pra não ser pego de surpresa na hora de pagar a conta!

Em troca dessa cobrança eles costumam oferecer aos clientes uma cestinha de pão com alguns acompanhamentos, por isso, não recuse a tal da cestinha!rs.

 

 

IMPOSTO IVA – ISENÇÃO E DEVOLUÇÃO PARA TURISTAS

Para incentivar o turismo no país, o Uruguai possui um programa de isenção/devolução do IVA (Impuesto al Valor Agregado) sob alguns serviços:

 

  • Isenção:

Hospedagem: ao comprovar por meio de um documento (passaporte, rg) que você reside em outro país e que está no Uruguai há menos de 60 dias, o hotel não cobrará o IVA.

OBS: No site do Booking e do Hotéis.com, parceiros do blog, o preço final apresentado não inclui o IVA.

Formas de pagamento aceitas para ter a isenção do IVA:

– dinheiro (pesos uruguaios – há hotéis que aceitam também pagamento em real ou dólar – verifique antes).

-cartão de crédito ou débito – OBS: antes da viagem, lembre-se de desbloquear seu cartão para uso internacional!

 

  • Devolução:

Serviços Gastronômicos* e Locadoras de Veículos: pagando com cartão de crédito ou débito a devolução do IVA é feita no momento do pagamento ou será estornada na fatura do cartão.

Devido a isso, pagar com cartão, mesmo considerando o IOF, ainda é mais vantajoso do que pagar com dinheiro.

Formas de pagamento aceitas para ter a devolução do IVA: somente cartão de crédito ou débito.

OBS: antes da viagem, lembre-se de desbloquear seu cartão para uso internacional!

*Serviços gastronômicos são: restaurantes, bares, cantinas, confeitarias, cafeterias, salões de chá e similares, hotéis, motéis, apart-hotéis, estâncias turísticas, hotéis de campo, fazendas turísticas, pousadas de campo, casas de campo e camping.

 

Aluguel de Imóvel para temporada

Pessoas físicas não residentes no país que alugarem um imóvel para temporada, têm o direito de receber 10,5% sob o valor do aluguel do imóvel, desde que este seja um imóvel registrado e o meio de pagamento utilizado, seja o cartão de débito ou crédito emitido no exterior.

 

 

Tax Free

Você pode solicitar o reembolso de IVA (Impuesto al Valor Agregado) sobre compras feitas com cartão de crédito de bens de produção nacional, igual ou superior a $ 500,00 (quinhentos pesos uruguaios), nas lojas participantes do sistema de Tax Free de “Global Blue”. O reembolso poderá ser de até 14,4% sob o valor da compra.

Para quais itens o Tax free é válido?

Vestuário em geral, artigos de couro, tecidos, bebidas, alimentos e artesanato.

Como realizar o reembolso?

1-Compre em lojas que exibam o adesivo com o logotipo da Tax Free. Ao final da compra peça o formulário de reembolso.

2-Ao sair do país, em qualquer escritório da Alfândega Uruguaia (em aeroportos, portos fluviais ou postos fronteiriços), apresente os recibos junto com os itens comprados, seu passaporte e os formulários de reembolso preenchidos. Eles deverão carimbar os formulários.

3- O dinheiro não será devolvido no momento, normalmente é feito pelo seu cartão de crédito algumas semanas depois de deixar o país. Porém, é sempre bom confirmar com a Alfândega quanto tempo eles levarão de fato.

4- Saiba que todo esse processo demora em torno de 1 hora ou mais, por isso, se quiser solicitar o reembolso dos itens comprados, chegue com bastante antecedência ao escritório da Alfândega Uruguaia (localizada em aeroportos, portos fluviais ou postos fronteiriços).

Fonte: Turismo de Montevideo – http://www.descubrimontevideo.uy

 

 

CLIMA

  • Primavera (21 de setembro a 20 de dezembro).

Dias ensolarados acompanhados de um ventinho gelado que fica mais intenso pela manhã e à noite. A temperatura é mais agradável na parte da tarde.

Leve calças compridas, jaquetas, um casaco, sapato fechado e um outro aberto (sandália) e shorts/ bermuda. Média de 20ºC.

 

  • Verão (21 de dezembro a 20 de março)

Estive lá durante o verão e peguei dias sol intenso em torno de 28ºC, porém as temperaturas podem chegar aos 40ºC! Durante a manhã e também a noite, mesmo com o sol, havia um ventinho gelado.

Leve shorts, blusa de manga curta, óculos de sol, chinelos/sandálias, calça comprida, um casaquinho leve, roupa de praia e protetor solar!

 

  • Outono (21 de março a 20 de junho)

O frio começa a ficar mais intenso e o ventinho gelado também! A temperatura fica entre 12ºC a 18ºC.

Leve calças compridas, jaqueta, casaco, lenços/cachecol, luva e sapato fechado.

 

  • Inverno (21 de junho a 20 de setembro)

Durante o inverno os termômetros podem marcar temperaturas negativas, por isso, se for visitar a cidade nesse período, leve casacos pesados, blusas e calças térmicas, sapatos fechados, calças com tecidos grossos, luvas, cachecol e touca.

obs: durante todo ano há um ventinho gelado no Uruguai, que se intensifica bastante durante o inverno, por isso, leve roupas que protejam principalmente a parte do rosto e pescoço.

 

ORGANIZE SUA VIAGEM

Se este post foi útil pra você, que tal ajudar a manter o blog? Toda vez que você efetua uma reserva ou fecha um serviço por meio dos links e banners indicados no blog, além de garantir um serviço de qualidade e melhores preços, você também ajuda a manter o site sem pagar NADA a mais por isso!

Esses são os parceiros que eu utilizo nas minhas viagens e recomendo! Clique nos links e descubra mais sobre cada um deles:


Reserve seu hotel no Booking, site com as melhores opções de hospedagem por todo o mundo!


Quer dar aquela economizada na hospedagem? Então dá uma olhadinha no Airbnb!


Encontre as melhores seguradoras do mercado em uma única pesquisa no site da Seguros Promo! Use meu cupom LAVAIELA5 e ganhe 5% de desconto na compra de qualquer seguro viagem!


Chegue ao seu destino já com internet no celular! Compre seu chip pelo site da Easysim4u quando ainda estiver aqui no Brasil e viaje com tranquilidade! Use o cupom RBBVGRATIS e ganhe frete grátis - válido somente para a opção frete normal.


Alugue carro na RentCars! Compare de uma só vez o preço entre as melhores locadoras do mercado e pague em reais (sem IOF) em até 12x sem juros ou com desconto de 5% no boleto bancário!


Reserve seus passeios para Buenos Aires, Ushuaia e El Calafate com a Brasileiros em Ushuaia! Todo atendimento (presencial, por telefone e e-mail) é feito em português por funcionários brasileiros que residem na Argentina.


Evite filas, economize tempo e dinheiro comprando seus ingressos pelo site do Get Your Guide!

Deixe um comentário